Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: emadTwo-rok agradeço a sua dica.
    Tenho reparado na qualidade das suas intervenções e na ajuda que tem dado a malta por aqui.
    Esta é a verdeira essência do que deveria ser este forum.
    Talvez se vá conseguindo trabalhar para a não perder.
    Com isto ganham todos.


    Obrigado pelas suas palavras.

    Colocado por: ClopessPor norma, em que zonas se deve fazer essa lubrificação e de quanto em quanto tempo?


    Nas ferragens em zonas de fricção/desgaste, pontos de fecho, etc.
    A periodicidade depende muito, mas impera o bom-senso. Se lhe disser que a maioria das pessoas nunca lubrifica já dá para ter uma ideia que só de ter a preocupação de o fazer já é um grande progresso. Mas pode fazê-lo de 6 em 6 meses. Zonas marítimas de 4 em 4 meses.

    Colocado por: XR2iJá agora se o two-rok puder explicar como efectuar essa manutenção, em que zonas por o spray para efectuar nas minhas :)


    Como disse atrás: Nas ferragens em zonas de fricção/desgaste, pontos de fecho, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, XR2i, Clopess
  2.  # 2

    Colocado por: nsalvadoViva,

    Refere que prefere o gorduroso, só encontro o seco, pode indicar qual o outro ?

    Já agora a Wurth parece ter também o seco, já o gorduroso também não aparece .....


    https://shop.berner.eu/pt-pt/p/38110-lubrificante-de-servico-400-ml-ptfe.html?article_id=38110

    Já vi à venda no Roady, Bricomarché, etc.
    • espt
    • 2 fevereiro 2018

     # 3

    Colocado por: two-rokSão possivelmente a única extrusora que fabrica o sistema completo


    Sabe que acessórios usa a Sapa/Hydro como acessórios recomendados/originais? Pergunto apenas porque o serralheiro disse-me que vai colocar os da Sapa e gostava de conferir isso depois...

    Obrigado desde já
  3.  # 4

    Colocado por: esptSabe que acessórios usa a Sapa/Hydro como acessórios recomendados/originais? Pergunto apenas porque o serralheiro disse-me que vai colocar os da Sapa e gostava de conferir isso depois...


    Actualmente não tenho a certeza. Ando um pouco alheado da Sapa. Mas penso que tenham várias marcas. Em tempos tinham Giesse, Fapim e Erreti.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  4.  # 5

    Colocado por: espt

    Sabe que acessórios usa a Sapa/Hydro como acessórios recomendados/originais? Pergunto apenas porque o serralheiro disse-me que vai colocar os da Sapa e gostava de conferir isso depois...

    Obrigado desde já


    Sim a Sapa tem a sua linha de acessórios em todos cremones e dobradiças normalmente tem escrito sapa mas não fábrica acessórios manda fazer fora.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  5.  # 6

    Alguém sabe dizer qual o melhor material para limpar a caixilharia (alumínio), depois de finalizarem as obras.
  6.  # 7

    Colocado por: ClopessAlguém sabe dizer qual o melhor material para limpar a caixilharia (alumínio), depois de finalizarem as obras.


    Nada de especial. Produtos neutros não abrasivos. Até limpa-vidros ou simplesmente um pano húmido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
  7.  # 8

    Sem amoniaco...
  8.  # 9

    Tenho utilizado lubrificante "Bala" ... estou a ver que ando a fazer asneira.
  9.  # 10

  10.  # 11

    Colocado por: SupporterTenho utilizado lubrificante "Bala" ... estou a ver que ando a fazer asneira.


    Melhor que nada. Se é lubrificante, é sempre melhor do que não ter nada. Ou não me diga que usa isso para limpar o alumínio? :O
    • espt
    • 2 fevereiro 2018

     # 12

    Colocado por: rsvaluminio

    Sim a Sapa tem a sua linha de acessórios em todos cremones e dobradiças normalmente tem escrito sapa mas não fábrica acessórios manda fazer fora.
    Concordam com este comentário:two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário:espt


    Muito obrigado
  11.  # 13

    Nas componentes, claro!!!
  12.  # 14

    Colocado por: two-rokSe quer atribuir culpas à Cortizo, vai ter de mudar a realidade que existe neste mundo. É que todas as marcas fornecem material a "qualquer" um. E fornecem mediante o que qualquer um lhe pede. E se não encomenda os acessórios da marca, eles fornecem na mesma. As marcas vendem a quem lhes paga, pura e simplesmente.


    Respeito muito a sua opinão no que toca a caixilharias mas neste caso se o instalador for da lista a baixo https://www.cortizo.com/paginas/localiza_tu_instalador, a Cortizo tem também de ser chamada ao "barulho".
    Primeiro falar sempre com o instalador e depois com a Cortizo. Eu neste caso nem percebi muito bem a quem foi contratado o serviço.

    Agradeço as dicas para a manutenção das ferragens.
    • emad
    • 4 fevereiro 2018 editado

     # 15

    Colocado por: emadAcho que as ferragens são fapim. Pelo nome nunca ouvi falar. Serão boas ou assim assim?

    Hoje lembrei-me de ver melhor todas as ferragens. Então aquilo mais parece a salgalhada total.
    Oscilobatentes=fapim
    Portas de entrada= alualpha.
    Corrediças= sistema euro 2000 da sosoares.
    Independentemente de tudo vou seguir o conselho do two-rok. Lubrificar bem e com regularidade.
    • r.v
    • 4 fevereiro 2018

     # 16

    Por aqui quase todos usam stac.ainda um dia destes vi uma obra que o apertar todos os angulos das janelas e nos aros colocaram selicone no interior, e selicone por fora nos vidros.
  13.  # 17

    Colocado por: papacurvasRespeito muito a sua opinão no que toca a caixilharias mas neste caso se o instalador for da lista a baixo


    Não é a minha opinião. É a realidade.
    A minha opinião é no sentido dos profissionais serem obrigados a demonstrar qualidade para poderem exercer. Mas não é isso se vê nem vejo condições para que assim seja, infelizmente.

    Colocado por: papacurvashttps://www.cortizo.com/paginas/localiza_tu_instalador,a Cortizo tem também de ser chamada ao "barulho".
    Primeiro falar sempre com o instalador e depois com a Cortizo. Eu neste caso nem percebi muito bem a quem foi contratado o serviço.


    Se a Cortizo recomenda, já muda um pouco de figura, mas não foi essa a ideia com que fiquei.

    Colocado por: emadHoje lembrei-me de ver melhor todas as ferragens. Então aquilo mais parece a salgalhada total.
    Oscilobatentes=fapim
    Portas de entrada= alualpha.
    Corrediças= sistema euro 2000 da sosoares.
    Independentemente de tudo vou seguir o conselho do two-rok. Lubrificar bem e com regularidade.


    Quais são mesmo os sistemas de caixilharia que tem em sua casa?

    Se numa coisa tem fapim e noutra alualpha, já teria decerto notado que os manípulos não são esteticamente iguais ou na mesma linha de design.
    Nas corrediças apesar de ter a marca euro2000, ou é Savio ou Alualpha.

    Colocado por: r.vPor aqui quase todos usam stac.ainda um dia destes vi uma obra que o apertar todos os angulos das janelas e nos aros colocaram selicone no interior, e selicone por fora nos vidros.


    A Stac é uma marca boa, estão sempre a inovar, o que é óptimo. O silicone nos cantos é habitual, mas existe uma cola apropriada. O silicone nos vidros, bem isso é motivo para marteladas em todos os dedos (os mindinhos não chegam). Os sistemas têm vedantes apropriados para colocar, não é para colocar silicone...
  14.  # 18

    Colocado por: papacurvasRespeito muito a sua opinão no que toca a caixilharias mas neste caso se o instalador for da lista a baixohttps://www.cortizo.com/paginas/localiza_tu_instalador,a Cortizo tem também de ser chamada ao "barulho".

    A mim o link dá-me erro....mas se a cortizo recomenda, a única coisa que pode fazer é deixar de recomendar.

    É tipo a responsabilidade que a ERA tem com as casas feitas pela EA, que começam e não acabam
    • emad
    • 5 fevereiro 2018

     # 19

    Eu obriguei-os a colocar os manípulos iguais. São iguais em todas as portas. Quer corredicas quer oscilo.
    A minha caixilharia é sosoares. Não sei ao certo a serie.
    • jmcxl
    • 5 fevereiro 2018 editado

     # 20

    Colocado por: PicaretaA mim o link dá-me erro


    o link correcto é sem o ponto no final

    https://www.cortizo.com/paginas/localiza_tu_instalador
 
0.0242 seg. NEW