Iniciar sessão ou registar-se
    • Flcv
    • 1 fevereiro 2018

     # 1

    Gostava de saber opinião de pessoas que tenham utilizado na construção da sua casa telhado com telha sanduiche. O isolamento térmico é eficaz (espussura de 5 ou 8cm)? O barulho da chuva é aceitável/ tolerável? Li várias opiniões de que a utilização de telha sanduiche de 8cm tem um execelente comportamento térmico/ acústico, mas uma coisa é a teoria e outra a prática - viver numa casa nessas condições.
    Uma das hipóteses que estou a considerar é a de utilizar esta telha, sem lage e fazer o acabamento do teto, com teto falso (eventualmente aplicar outro isolamento. Será eficaz? Verdadeiramente mais barato do que o sitema "convencional de lage + isolamento + telha "tradicional"?
    Outra questão dentro do tópico tem a ver com a utilização da telha transparente para criar zonas de luz em pontos específicos... aqui a questão tem sobretudo a ver com o barulho da chuva
  1.  # 2

    Olá.
    Não tenho um telhado metálico, mas tenho uma situação semelhante.

    O sótão é habitável e o telhado é em estrutura de madeira acabado pelo interior com tecto falso em masseira. O revestimento do telhado é em telha lusa de barro.
    O isolamento térmico/acústico da espuma não será suficiente, quase de certeza. O que lhe recomendo é colocar lã de rocha entre os caibros (como diz que não tem **laje assumo que a estrutura do telhado seja em madeira, mas se for metálica o procedimento assemelha-se). E, dependendo da zona do país, poderá ter que colocar mais isolamento ainda.

    Na minha opinião o revestimento em telha é coisa do passado que só os arquitectos gostam, ou quem não mora directamente por baixo desta, ou quem tem um telhado executado em laje devidamente impermeabilizado (mas aí discute-se um pouco o propósito da beleza da coisa porque os € começam a somar) ou quem tem subtelha num telhado de madeira (mas aí pensamos, a telha cerâmica é utilizada mais como revestimento do que um material de cobertura??).
    Quanto ao som não lhe sei dizer, mas sei que tendo a lã de rocha nos caibros (com a telha lusa) não sei distinguir se chove ou não sem olhar lá para fora.

    Se a estrutura é mais barata ou não, não lhe sei dizer porque depende dos seus trabalhadores/empreiteiros. Mas a nível de material definitivamente a madeira é mais sustentável do que o betão armado. Quanto ao material de revestimento, a menos que seja aldrabado ou que arranje a telha de borla, a telha cerâmica vai sair sempre mais cara.

    Quanto à utilização de telha transparente, não faça isso. A melhor solução é comprar umas velux e instalar no telhado. Nem que sejam as mais pequenas.

    Por fim, se colocar um telhado metálico, não coloque aquela parolada a imitar telha, se é metálico é metálico. Bem mas isto é só a minha opinião.
    Concordam com este comentário: h2o
  2.  # 3

    Colocado por: josealmeidaNa minha opinião o revestimento em telha é coisa do passado que só os arquitectos gostam


    Lololl. normalmente é um pouco ao contrario... os donos de obra é que querem telhado ( cobertura inlcinada com telha)...


    Colocado por: josealmeidaQuanto à utilização de telha transparente, não faça isso. A melhor solução é comprar umas velux e instalar no telhado. Nem que sejam as mais pequenas.

    Por fim, se colocar um telhado metálico, não coloque aquela parolada a imitar telha, se é metálico é metálico. Bem mas isto é só a minha opinião.

    concordo completamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flcv
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas

    Lololl. normalmente é um pouco ao contrario... os donos de obra é que querem telhado ( cobertura inlcinada com telha)...


    Referia-me a uma situação em que a cobertura tem de ser inclinada (no caso de remodelações, por exemplo), normalmente os arquitectos preferem a telha ao sandwich, pelo menos na zona onde eu moro.
    Mas concordo consigo no ponto em que o dono de obra normalmente quer a telha e não a "chapa" também, até começar a pingar dentro de casa.
 
0.0096 seg. NEW