Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho pedir ajuda na escolha dum sistema solar de circulacao forcada de AQS para uma nova construcao, para já nao vou instalar a caldeira a gás que estava prevista pelo projectista e vou experimentar a resistencia eletrica pois somos apenas 2 na moradia em questao, e uma vez que à partida terei rendimento dos paineis em minimo 8 meses ano.
    Infelizmente tenho um orcamento limitado e como tal nao posso escolher o topo de gama, dentro dos que me parecem ser de média gama tive diversas propostas:

    1 - Kit BAXI Solar Easy 300 ECO c/ 2 paineis SLIM 200 (acumulador em aco esmaltado): 3091 euros + IVA
    http://www.baxi.pt/docs/po_folleto/solar_easy.pdf
    2 - HIDROPACK 300L S. DUPLA+SOLIUS SUPERSOL 2 Painel (acumulador vitrificado): 2912 euros + IVA
    https://solius.pt/termico/hidropack.php
    3 - Kit Zantia Solar Gold 2S Inox forçado 300Lts (acumulador inox): 3171 eur + IVA
    4 - SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA OP-V6 (Open Plus), DEPÓSITO VITRIFICADO 300L: 2438 euros + IVA
    5 - Kit Solar Vulcano 300L ( TI /2xFCC -2 S/SKE 290): 3372 euros + IVA
    https://www.vulcano.pt/consumidor/documentacao/fichas_tecnicas/fichas_tecnicas

    Todos os valores incluem instalacao e sao sistemas de circulacao forcada de 2 serpentinas e resistencia eletrica - acham que estao caros? qual o que tem melhor relacao preco/qualidade? algum que desaconselhem?
    Já ouvi dizer bastante mal da Solius...estava inclinada para a BAIXI apesar de nao ser a mais barata mas apenas porque é uma marca mais implantada no mercado, mas o que me deixa mais de pé atrás é que a eficiencia do acumulador é apenas C, o sistema parece ser dos mais "económicos"..o acumulador tb é esmaltado o que li que nao é o melhor, em aco inox supostamente tem menos manutencao mas também li que depende muito da água que neste caso será cálcaria uma vez que resido em Lisboa...

    Obrigada a todos pelos contributos!
  2.  # 2

    Vulcano ou Junkers...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  3.  # 3

    Bom dia Supporter... e porque?
  4.  # 4

    Marca reconhecida, boa qualidade... Quanto à Solius acaba por ser uma "marca branca" onde a qualidade do material é inferior. A opinião de um canalizador do forum que trabalha com os diversos materiais é a mesma...

    Quanto à resistência, também tenho essa solução no Termossifão mas acho mais dispendioso do que usar a caldeira a gás para aquecer a água. É que, precisando de 5L de água para dar banho ao miudo, tenho de aquecer 300 Litros. Além disso tenho de me lembrar com antecedência que preciso de água quente para ligar a resistência... se colocar com temporizador posso ligar em dias de sol, ou seja, quando não preciso. Resumindo, tenho lá a resistência mas desde que coloquei gás natural nunca mais a liguei. É mais simples, cómodo e barato usar a caldeira a gás para aquecer um bocado de água.
  5.  # 5

    entendo o ponto da resistencia, particularmente quando o agregado familiar é maior., mas no meu caso somos apenas 2 ... e o custo da caldeira ainda é elevado. talvez mais para a frente a instale se vir que o custo de eletricidade da resistencia é alto ou dificil de gerir...
    e em relacao à baixiroca, tambem nao é marca branca e no entendo nao a menciona nas preferenciais - alguma razao especial?
  6.  # 6

    A resistência custa uns 100€, um bom esquentador por 200 / 250€ já faz a festa... convém é ter a certeza que tem gas natural!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AC1976
  7.  # 7

    Colocado por: Alexandra CoimbraBom dia,

    Venho pedir ajuda na escolha dum sistema solar de circulacao forcada de AQS para uma nova construcao, para já nao vou instalar a caldeira a gás que estava prevista pelo projectista e vou experimentar a resistencia eletrica pois somos apenas 2 na moradia em questao, e uma vez que à partida terei rendimento dos paineis em minimo 8 meses ano.
    Infelizmente tenho um orcamento limitado e como tal nao posso escolher o topo de gama, dentro dos que me parecem ser de média gama tive diversas propostas:

    1 - Kit BAXI Solar Easy 300 ECO c/ 2 paineis SLIM 200 (acumulador em aco esmaltado): 3091 euros + IVA
    http://www.baxi.pt/docs/po_folleto/solar_easy.pdf
    2 - HIDROPACK 300L S. DUPLA+SOLIUS SUPERSOL 2 Painel (acumulador vitrificado): 2912 euros + IVA
    https://solius.pt/termico/hidropack.php
    3 - Kit Zantia Solar Gold 2S Inox forçado 300Lts (acumulador inox): 3171 eur + IVA
    4 - SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA OP-V6 (Open Plus), DEPÓSITO VITRIFICADO 300L: 2438 euros + IVA
    5 - Kit Solar Vulcano 300L ( TI /2xFCC -2 S/SKE 290): 3372 euros + IVA
    https://www.vulcano.pt/consumidor/documentacao/fichas_tecnicas/fichas_tecnicas

    Todos os valores incluem instalacao e sao sistemas de circulacao forcada de 2 serpentinas e resistencia eletrica - acham que estao caros? qual o que tem melhor relacao preco/qualidade? algum que desaconselhem?
    Já ouvi dizer bastante mal da Solius...estava inclinada para a BAIXI apesar de nao ser a mais barata mas apenas porque é uma marca mais implantada no mercado, mas o que me deixa mais de pé atrás é que a eficiencia do acumulador é apenas C, o sistema parece ser dos mais "económicos"..o acumulador tb é esmaltado o que li que nao é o melhor, em aco inox supostamente tem menos manutencao mas também li que depende muito da água que neste caso será cálcaria uma vez que resido em Lisboa...

    Obrigada a todos pelos contributos!


    De todos os sistemas mencionados o que apresenta melhor acumulador ê o da Zantia, acumulador em aço inox o resto tem anodo de magnesio por serem vitrificados e tem que mudar de 2 em 2 anos, por outro lado tem que ver o rendimento optico dos paineis se são de alto ou baixo rendimento parece-me que indica uma marca que nem sequer tem o certificado SolKeymark, por outro lado veja se o circuito primario é feito em tubagem de cobre ou inox corrugado, o circuito que vem dos painéis à bomba circuladora é que está a acontecer que muitos pseudo instaladores estão a fazer em multicamada, qualquer duvida contate-me através do nr. 960191335 e poderei esclarecer qualquer dúvida.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AC1976
  8.  # 8

    Boa noite Alexandra,

    se não é indiscrição por que modelo acabou por optar?
    Tem algumas referencias de instaladores na zona de Lisboa que me possa facultar por mensagem pessoal?
    Obrigado

    Rui

    Colocado por: AC1976Bom dia,

    Venho pedir ajuda na escolha dum sistema solar de circulacao forcada de AQS para uma nova construcao, para já nao vou instalar a caldeira a gás que estava prevista pelo projectista e vou experimentar a resistencia eletrica pois somos apenas 2 na moradia em questao, e uma vez que à partida terei rendimento dos paineis em minimo 8 meses ano.
    Infelizmente tenho um orcamento limitado e como tal nao posso escolher o topo de gama, dentro dos que me parecem ser de média gama tive diversas propostas:

    1 - Kit BAXI Solar Easy 300 ECO c/ 2 paineis SLIM 200 (acumulador em aco esmaltado): 3091 euros + IVA
    http://www.baxi.pt/docs/po_folleto/solar_easy.pdf
    2 - HIDROPACK 300L S. DUPLA+SOLIUS SUPERSOL 2 Painel (acumulador vitrificado): 2912 euros + IVA
    https://solius.pt/termico/hidropack.php
    3 - Kit Zantia Solar Gold 2S Inox forçado 300Lts (acumulador inox): 3171 eur + IVA
    4 - SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA OP-V6 (Open Plus), DEPÓSITO VITRIFICADO 300L: 2438 euros + IVA
    5 - Kit Solar Vulcano 300L ( TI /2xFCC -2 S/SKE 290): 3372 euros + IVA
    https://www.vulcano.pt/consumidor/documentacao/fichas_tecnicas/fichas_tecnicas

    Todos os valores incluem instalacao e sao sistemas de circulacao forcada de 2 serpentinas e resistencia eletrica - acham que estao caros? qual o que tem melhor relacao preco/qualidade? algum que desaconselhem?
    Já ouvi dizer bastante mal da Solius...estava inclinada para a BAIXI apesar de nao ser a mais barata mas apenas porque é uma marca mais implantada no mercado, mas o que me deixa mais de pé atrás é que a eficiencia do acumulador é apenas C, o sistema parece ser dos mais "económicos"..o acumulador tb é esmaltado o que li que nao é o melhor, em aco inox supostamente tem menos manutencao mas também li que depende muito da água que neste caso será cálcaria uma vez que resido em Lisboa...

    Obrigada a todos pelos contributos!
  9.  # 9

    Ando na mesma situação, o que tenho previsto no caderno de encargos é o termossifão VULCANO F2 / TS 300 - 2E / FCC-2S AL
    https://www.districlima.pt/coletores-solares-termicos/vulcano-kit-termossifao-compacto-300-l

    Mas o construtor diz que o Solius tem melhor eficiência (rendimento de 83% vs 58% o vulcano), e até de perdas (84 vs 87), além de me colocar o kit baixo perfil... Fará alguma sentido esta troca? Como é que a Solius apresenta 1 rendimento tão superior ao vulcano, o que estou a ver mal?
      ScreenHunter_01 May. 28 13.03.gif
      ScreenHunter_02 May. 28 13.09.gif
  10.  # 10

    Para mim claramente eles referem-se a coisas diferentes.

    "Rendimento optico 83%". Isto nao é nada. Palavreado de vendedor apenas para os leigos verem números bonitos e pensarem que estao adquirir algo XPTO altamente eficaz.

    Por exemplo, a Daikin afirma uma "absorção" superior a 90% em certos painéis. Aqui nao ha duvidas do que é. Eles dizem "absorção" e nunca falam em rendimentos, ou "rendimento optico".

    Usando esse exemplo, um painel solar absorver 90% da energia sob a forma de radiação(sendo que os outros 10% sao refletidos), nao significa que a totalidade dessa radiação tenha servido para aquecer a água, logo nunca se pode afirmar 90% de rendimento.

    A Vulcano nao usa este palavreado, diz directamente o rendimento do colector. Nao fala do vidro ou a sua capacidade de absorção/reflexão de energia ou rendimento optica etc etc

    Isto para mim só demonstra falta de transparência, apenas por isso, optaria logo pela Vulcano. Nao gosto de folhetos que induzam voluntariamente em duvida possíveis clientes com uso de palavreado inadequado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  11.  # 11

    Colocado por: NostradamusA Vulcano nao usa este palavreado, diz directamente o rendimento do colector

    O problema é que é ao contrário... o rendimento é dado pela Solius, a eficiência pela Vulcano... ambas com referência ao coletor, dos paineis não sei.
  12.  # 12

    Colocado por: NTORION
    O problema é que é ao contrário... o rendimento é dado pela Solius, a eficiência pela Vulcano... ambas com referência ao coletor, dos paineis não sei.
    para isso é foram criados os certificados europeus de produtos onde a base e os elementos de comparação são iguais para qualquer fabricante ou comercializador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvespara isso é foram criados os certificados europeus de produtos onde a base e os elementos de comparação são iguais para qualquer fabricante ou comercializador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION

    Daí ter colocado nesta discussão os prints do que as marcas informam relativamente aos produtos, que para mim são difíceis de interpretar. Pois não faz sentido 1 ser consideravelmente mais caro que o outro e ainda ter piores desempenhos.
  14.  # 14

    Colocado por: NTORION
    Daí ter colocado nesta discussão os prints do que as marcas informam relativamente aos produtos, que para mim são difíceis de interpretar. Pois não faz sentido 1 ser consideravelmente mais caro que o outro e ainda ter piores desempenhos.
    e que tal analisar os certificados ????

    É para isso que eles existem
    Concordam com este comentário: SrR
  15.  # 15

    Colocado por: jorgealvese que tal analisar os certificados ????

    É para isso que eles existem
    Concordam com este comentário:SrR

    Se fizer essa pesquisa a única coisa q aparece para o solius é o q já coloquei antes.
      Screenshot_20210528-221042.jpg
    • SrR
    • 29 maio 2021

     # 16

    http://www.solarkeymark.nl/DBF/ e pesquisa o que quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, RUIOLI
  16.  # 17

    Obrigado, confesso q mesmo assim tenho alguma dificuldade em interpretar (no PC em grande deve ser mais fácil). De qq forma n vejo qq motivo válido para abdicar do vulcano.
    • SrR
    • 29 maio 2021

     # 18

    Colocado por: NTORIONObrigado, confesso q mesmo assim tenho alguma dificuldade em interpretar (no PC em grande deve ser mais fácil). De qq forma n vejo qq motivo válido para abdicar do vulcano.
    oupa vulcano pra frente
  17.  # 19

    um sistema deste género com depósito de 150 litro para funcionar em conjunto com um esqeuntador a gás apenas para banhos e lavagem de loiça era eficaz?? preços rondam os 1300 € c/ 1 painel... junkers ou vulcano...
 
0.0201 seg. NEW