Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva a todos!
    Sou novo por estas bandas (1º post) e venho aqui para ver se há por aqui alguma alma caridosa que consiga trazer alguma luz sobre às dúvidas que tenho...
    Infelizmente e por motivos de força maior(falecimento familiar), vou ter que avançar para a construção ou compra de uma casa. As questões são as seguintes
    - Como herança existe um terreno para construção de 850 m2, eu estava interessado em construir lá mas não sei se será a solução mais indicada...
    1- É mais barato construir ou comprar já feito ? As diferenças são significativas??? E os impostos???
    2- Como é que chego a um preço justo pelo m2 para o terreno??? alguns dos meus irmãos já falam em 60€/ m2 (distrito aveiro, concelho estarreja).Parece-me exagerado mas como não percebo uma "ponta de um corno" destas coisas ...
    3 - Quanto tempo demora a construir uma habitação em média???

    Por agora acho que é tudo,,,
    Cumps
  2.  # 2

    Viva!
    Sou arquitecto e como tal espero ajudá-lo nas respostas às suas questões.
    1 - Sem dúvida é mais barato construir, visto que quem vende casas conta sempre com um lucro entre 20 a 30%.
    2 - Penso que o que quer saber neste ponto é o valor para venda do terreno !?. Se assim for, deverá começar por ir à Câmara pedir a documentação referente ao seu terreno para perceber de que forma este está inserido no PDM (Plano Director Municipal)da zona. Na Câmara fornecer-lhe-ão informação referente à classificação do tipo de terreno (urbanizado, agrícola, industrial, etc) que tem e identificarão o que é permitido construir lá (afastamentos do lote permitidos, nº máximo de pisos, área máxima de implantação e de construção, etc). Depois, deverá realizar uma sondagem dos valores de mercado de venda dos terrenos imediatamente envolventes ao seu com caracteristicas semelhantes. O passo a seguir é contactar um arquitecto para lhe fazer um primeiro projecto em conjugação consigo (fase de estudo prévio) onde ficarão lançadas as primeiras intenções quanto à implantação, volumetria, orientação solar, cotas de inserção no terreno, definição das principais divisões da casa, acessos, etc.
    3 - No mínimo demora 1 ano e meio para ter a construção finalizada, de uma casa de 200 a 250 m2 (construção corrente). É necessário ter em conta que antes disto poderá demorar 6 meses a 1 ano a ser licencido o projecto na Câmara e a receber a licença de construção.

    Espero ter ajudado. Caso necessite de mais informações, o meu mail é o seguinte:
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peter_pan__
 
0.0066 seg. NEW