Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    o meu senhorio contactou-me para me informar que quer aumentar a renda em €100 a partir de abril.
    Já estou no imóvel há 5 anos e nunca foi aumentada. Mas de acordo com a lei (fonte: http://www.apcmc.pt/legislacao/atualizacao-das-rendas-2018-fixada-112/), pelas minhas contas, com retroactivos, seria apenas um aumento de €28.

Para agravar, no contrato tenho a cláusula que atualizações de valor de renda me devem ser comunicadas 30 dias antes da renovação (e já passaram 2 meses da renovação):
    "A renda mencionada no número anterior será atualizada anualmente por aplicação do coeficiente em vigor para o respetivo ano, devendo o Primeiro Outorgante comunicar ao Segundo Outorgante, por escrito e com a antecedência mínima de 30 dias, o coeficiente de atualização e a nova renda dele resultante"

Tenho direito de não aceitar o aumento, certo? Penso que no próximo ano será legítimo o aumento e estarei cá para cumprir as minhas obrigações.

Que acham?
    Se me pudessem aconselhar como responder sem criar atritos seria ótimo. Temos uma boa relação e não queria de todo que isso mudasse. E por vezes acho difícil exigir o cumprimento das regras em que a outra parte compreenda e fique tudo como antes.

Obrigado pela ajuda! :)
    • size
    • 5 fevereiro 2018

# 2

Segundo a cláusula do contrato, que acima transcreveu, não refere que o aumento da renda deverá ser 30 dias antes da renovação, mas sim que poderia ser anualmente.

Por isso, o senhorio pode aumentar a renda, utilizando o ultimo fator de atualização e não um possível expediente de recuperação de actualizações não efetuadas.

Poderá recusar esse aumento de € 100,00, ficando o senhorio com a possibilidade de se opor à próxima renovação do contrato
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranjavermelha
  2.  # 3

Bem visto, anualmente, pode não ser na renovação.

Mas então apenas poderá aumentar 1,0112% este ano, certo?
    Sim, em princípio vou recusar e começar a preparar a saída :)
  3.  # 4

Vai preparar a saída porque? Se o contrato se renovou à dois meses só pode denunciar o contrato com o acordo de ambos.
    Conforme lhe disseram o seu senhorio pode actualizar a renda respeitando o coeficiente para 2018, por exemplo envia-lhe a carta em Fevereiro e paga o aumento em 01 de Abril, referente ao mês de Maio.
    Não se esqueça que tem trinta dias para contestar esse aumento de 100€, invocando que não está de acordo com a Lei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranjavermelha
  4.  # 5

Preparar é uma forma de dizer. Sim, ainda tenho muito tempo até ao fim do contrato. Mas já vou começar a analisar alternativas porque se eu eu não aceitar, provavelmente o senhorio irá querer denunciar o contrato. A zona está a valer mais.

Muito obrigado pelas explicações!
    • size
    • 5 fevereiro 2018

# 6

Colocado por: laranjavermelha Mas já vou começar a analisar alternativas porque se eu eu não aceitar, provavelmente o senhorio irá querer denunciar o contrato. A zona está a valer mais.

Muito obrigado pelas explicações!

Se está a beneficiar de uma renda barata para a zona, poderá manter esse contrato até ao fim, pois o senhorio não o pode denunciar. Apenas se pode opor à próxima renovação.
  5.  # 7

E porque é que não negocia o valor? Pode falar directamente com ele a dizer que o aumento que está a propor não é legal mas está disposta a pagar um pouco mais. Pode ser que consiga um valor simpático e que ainda seja abaixo do praticado aí na zona. Isto demonstra boa vontade da sua parte e pode ser decisivo na hora do aumento.
  6.  # 8

Os senhorios andam todos com muita sede ao pote. Na minha zona onde há uns 3 anos se alugava t3 por 750 euros e t2 por 650, pedem agora 1200 paus por t2 e 1500 por t3
  7.  # 9

Colocado por: jorgferrOs senhorios andam todos com muita sede ao pote. Na minha zona onde há uns 3 anos se alugava t3 por 750 euros e t2 por 650, pedem agora 1200 paus por t2 e 1500 por t3

Lei da oferta e da procura... perfeitamente normal e de nada condenavel tal como quando a oferta e' muita o valor baixa.
  8.  # 10

Colocado por: LuisPereira

Lei da oferta e da procura... perfeitamente normal e de nada condenavel tal como quando a oferta e' muita o valor baixa.
    Completamente de acordo, mas ás vezes mais vale arrendar mais barato a alguém que cumpra que muito caro a alguém que entra jjá sem intenção de pagar. Eu não sei se vivemos todos na mesma realidade mas não sendo nenhuma zona de luxo 1200 ou 1500 são valores altíssimos para um agregado da classe média.
  9.  # 11

Colocado por: jorgferrCompletamente de acordo, mas ás vezes mais vale arrendar mais barato a alguém que cumpra que muito caro a alguém que entra jjá sem intenção de pagar. Eu não sei se vivemos todos na mesma realidade mas não sendo nenhuma zona de luxo 1200 ou 1500 são valores altíssimos para um agregado da classe média.

Aluguer é um negocio como outro qualquer e como quqlquer negocio tem riscos associados.
    Não entendo como parece haver gente a achar que ser senhorio é ser a santa casa...

Há restaurantes baratos e ha restaurantes caros e ha quem coma em casa. Casas para alugar é igual.
  10.  # 12

Colocado por: LuisPereira

Aluguer é um negocio como outro qualquer e como quqlquer negocio tem riscos associados.
    Não entendo como parece haver gente a achar que ser senhorio é ser a santa casa...

Há restaurantes baratos e ha restaurantes caros e ha quem coma em casa. Casas para alugar é igual.
    Mas alguém disse que os senhorios devem ser a santa casa?! cada um aluga como quer e se quer, mas basta também ver no fórum o número de senhorios que se queixam de malta que não paga. Motivo para dizer: queixam-se de quê então? cada um deita-se na cama que faz.

0.0134 seg. NEW