Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Fui agora ver um terreno com aprox. 320 m2. O proprietário tinha um enorme lote que dividiu em 2, já vendeu um lado que era onde estava a casa e o que eu fui ver é o lado que tem a garagem e uma enorme piscina com 3-4 metros profundidade mesmo no meio do terreno.
    Adorei a zona, a área é muito boa mas fiquei muito indecisa pelo seguinte:
    - Como será a estabilidade de construção sobre uma área onde existiu um enorme buraco?
    - Mesmo enchendo e batendo com o "saltitão" as terras ficarão seguras?
    Disseram-me que provavelmente depois de encher seria melhor esperar um ano, para apanhar chuvas e acamar o maximo possivel.
    Que me dizem?
    Obrigada.
  2.  # 2

    um terreno com 320 m2 não é grande, é até pequeno e quanto ao buraco da piscina isso pode ser contornado de muitas formas, inclusivel fazer cave, de resto poderá ser só "levar" as sapatas (fundações) a esse nivel.
  3.  # 3

    Sonia,
    Bater com saltitão é insuficiente até para colocar pedra de calçada, quanto mais para erguer um prédio em cima!
    E essa de encher com lama o sítio onde vai implantar as sapatas de fundação, é fantástica!

    Aconselho-a vivamente a levar as fundações até à profundidade (já compactada) da antiga piscina, OU aproveitar o tal enorme buraco.
    Será um custo (remoção de terras) a menos no caso de fazer uma cave. Pode até deixar a (potencial) cave em bruto e, um dia, mais tarde, fazer os acabamentos para a tornar habitável.

    Que tamanho tinha essa piscina (comprimento x largura)?
  4.  # 4

    como ja foi dito isso pode ser contornado, há varias maneiras, ou em projecto de arquitectura ou em projecto de estabilidade.
  5.  # 5

    isso 320m2 para um terreno é minusculo .. isso é para uma casa ou garagem ??
  6.  # 6

    Colocado por: catarinamisso 320m2 para um terreno é minusculo .. isso é para uma casa ou garagem ??


    Não exageremos... é minúsculo para casa com jardim, piscina e campo de ténis.... Mas serve perfeitamente para uma moradia com 100 m2 de implantação e ainda sobra muito espaço para se fazer alguma coisita. Tudo depende da "quinta" que queremos...
  7.  # 7

    pois ... eu acho pequeno .. e possivelmente caro .. eu tenho um com 2180m2 e acho que é o ideal . mas pronto sao opinioes
  8.  # 8

    A generalidade dos lotes na Quinta do Conde não ultrapassa os 315/325 m2, e aguentam-se com 2 geminadas..
  9.  # 9

    Colocado por: catarinampois ... eu acho pequeno .. e possivelmente caro .. eu tenho um com 2180m2 e acho que é o ideal . mas pronto sao opinioes


    Pois... o meu melhor cliente tem um com 4 hectares, em Azeitão.
    • nj05
    • 10 julho 2009

     # 10

    Colocado por: catarinampois ... eu acho pequeno .. e possivelmente caro .. eu tenho um com 2180m2 e acho que é o ideal . mas pronto sao opinioes


    hehe

    É verdade que 320m2 não é muito grande, mas daí a dizer que o ideal é 2180m2... Comprar terrenos desses em zonas urbanas ou próximo delas é impraticável para pelo menos 95% das pessoas...

    Por acaso o terreno onde está implantada a minha casa até é maior (tem perto de 2900 m2), mas está numa zona rural e foi-me doado pelos meus pais. Mesmo assim se tivesse que o comprar seguramente já não teria dinheiro para a construção.
  10.  # 11

    Colocado por: catarinampois ... eu acho pequeno .. e possivelmente caro .. eu tenho um com 2180m2 e acho que é o ideal . mas pronto sao opinioes


    Não sei se é caro ou barato pois não sei o preço, e este é muito relativo e depende da localização. Eu também tenho uma casa em Trás-os-Montes com 10 hectares de terreno e no entanto na Maia habito um apartamento com 160 m2. Mas não me parece que 320 m2 seja pequeno para uma geminada. Mas claro, é tudo muito relativo.
  11.  # 12


    É verdade que 320m2 não é muito grande, mas daí a dizer que o ideal é 2180m2... Comprar terrenos desses em zonas urbanas ou próximo delas é impraticável para pelo menos 95% das pessoas...


    Nas áreas urbanas "não se fazem" terrenos desses, ponto.
  12.  # 13

    Para os japoneses 50m2 é bom :)
  13.  # 14

    mas convenhamos que 320 m2 de terreno para fazer duas moradias geminadas ( não é em banda) é algo exiguo.
  14.  # 15

    Sem duvida que os lotes são pequenos, mas a minha casa na Quinta do Conde estava num desses lotes, era geminada, onde as áreas que eu tinha: R/C= cozinha 15 M2, sala 30 M2, WC 2M2 + hall ; 1º Andar = quarto 17 m2, quarto 14 m2 , WC 4/5 M2 + circulação; sotão aproveitado com um quarto +/- 17 m2 + WC + passagem entre o quarto e o WC foi aproveitado para closet.
    No exterior tinha um alpendre na largura total do lote; na lateral conseguia lá por todos os dias 3 carros estacionados (sendo que 1 é carrinha de trabalho).
    Não é espaço suficiente para uma casa??
    É!

    E ainda tinha um "jardinzinho" na frente.
  15.  # 16

    Colocado por: luisvv

    É verdade que 320m2 não é muito grande, mas daí a dizer que o ideal é 2180m2... Comprar terrenos desses em zonas urbanas ou próximo delas é impraticável para pelo menos 95% das pessoas...


    Nas áreas urbanas "não se fazem" terrenos desses, ponto.


    pois nao ... mas a 2km de uma area urbana (cidade) fazem .. agora depende da cidade .. nao se fala de uma lx ou porto -.. mas cidades ha mtas .
  16.  # 17

    por essa ordem de ideias

    até lhe digo que num projecto meu, apenas "tirei" 5 m2 á sua cozinha e acrescentei um escritório ( quarto) e wc para mobilidade condicionada com a sala com os tais 30 m2 e em cima suite 18 m2( closet+ quarto) e wc privada com 3.7 m2 e um quarto com 12m2 e mais uma wc com 4.4m2 e ainda sotão e cave.
  17.  # 18

    Colocado por: marjoaoSem duvida que os lotes são pequenos, mas a minha casa na Quinta do Conde estava num desses lotes, era geminada, onde as áreas que eu tinha: R/C= cozinha 15 M2, sala 30 M2, WC 2M2 + hall ; 1º Andar = quarto 17 m2, quarto 14 m2 , WC 4/5 M2 + circulação; sotão aproveitado com um quarto +/- 17 m2 + WC + passagem entre o quarto e o WC foi aproveitado para closet.
    No exterior tinha um alpendre na largura total do lote; na lateral conseguia lá por todos os dias 3 carros estacionados (sendo que 1 é carrinha de trabalho).
    Não é espaço suficiente para uma casa??
    É!

    E ainda tinha um "jardinzinho" na frente.


    Pois, realmente para mim seria o ideal!

    Se comprasse um terreno maior muito provavelmente deixaria a construção a meio por falta de fundos para continuar a construção.

    Por acaso vi um terreno 600 m2, 2 lotes, para construção de 2 geminadas. Quanto fica aproximadamente a construção de uma casa nestas áreas? Ficaria uma geminada em cada lote de 300 m2.
  18.  # 19

    para 2 moradias geminadas 320m2 é normal até há menos.
 
0.0212 seg. NEW