Boa noite, adquiri em 2017 uma moradia geminada construída em 1999. Fiz algumas obras e verifiquei que uma das paredes estava escura devido ao fumo da chaminé da caldeira de aquecimento do vizinho, pois esta fica logo junto à parede em vez de subir até ao telhado. Coloquei étics e levou a massa de acabamento. A casa que adquiri, o antigo proprietário nunca morou nela e nunca se queixou, e eu tb nunca me queixe porque a casa do vizinho está desabitada. Este fim de semana a casa do vizinho tem gente e verifiquei que ligaram o aquecimento. Não quero problemas com ninguém mas antes de tentar falar com os vizinhos, pretendia saber e há alguma legislação que os obrigue a levar a chaminé até cima em vez de ficar logo junto à parede, que tanto escurece a minha parede como a dele. Só vos peço esta informação/opinião pois não sei qual será a reacção dos vizinhos quando os abordar que pretendo que coloquem a chaminé até ao telhado, como toda a vizinhança tem, para que não me estrague a parede. Caso o vizinho nao aceite, qual o próximo Paço que devo Tomar?
Tem de subir 50cm acima do ponto mais alto, num raio de 10m. RGEU- Art.113 E tem ainda , como complementar o definido na legislação SCIE, no qual essas condutas deverão subir a pelo menos 0,50cm acima da cobertura.