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  1.  # 21

    Com cola e face a esbelteza e dimensões das placas... Vai ser difícil conseguir colar por pontos e não formar deformação. Ou tem modo de manter a pressão com extensores?

    Sinceramente, eu consideraria a aplicação de fixação mecânica. Sai muito mais barato, e na remoção é mais simples, tudo, até a reparação do suporte.
    Concordam com este comentário: marco1, Vítor Magalhães, nunogouveia
  2.  # 22

    Colocado por: Pedro Barradaste, eu consideraria a aplicação de fixação mecânica


    Exato, e ainda tem o tema de se as paredes estão muito ou pouco empenadas. Já passou uma régua de 2m a medir os empenos?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • hangas
    • 21 abril 2023 editado

     # 23

    Colocado por: Pedro BarradasVai ser difícil conseguir colar por pontos e não formar deformação.


    Essa deformação é causada pelo que? pelas tensões induzidas pela cola, ou por a própria placa trabalhar mais nos sitios onde não está fixa?


    Colocado por: ricardo.rodriguesExato, e ainda tem o tema de se as paredes estão muito ou pouco empenadas. Já passou uma régua de 2m a medir os empenos?


    As paredes parecem-me estar bastante direitas. Não usei uma régua mesmo, mas encostei um perfil de pladur e parece bem direito.
    Inclusive em jeito de teste, encostei lá há uns meses uma placa de aglomerado com a mesma espessura e parece ter um bom encosto em toda a superfície. Sem qualquer fixação, apenas pousada no rodapé,
      IMG_3322.jpeg
      IMG_3321.jpeg
    • hangas
    • 21 abril 2023 editado

     # 24

    Colocado por: Pedro BarradasSinceramente, eu consideraria a aplicação de fixação mecânica.


    Pois, até seria muito mais limpo..


    Estive agora ali a contemplar quando tirei as fotos, e pensei em aplicar um perfil em J junto ao tecto, com os 9-10mm de "boca" e enfiar o topo da placa no mesmo, apoiando a base no rodapé, tal como a placa de aglomerado da foto.


    Ou seja ficava apenas apoiada com uma aba no topo, com o peso em cima do rodapé.. o meu receio aqui é que faça flecha para fora com o tempo... mas se calhar uns pontos minimos de cola no meio para evitar isso já não causem tanta deformação.


    O querer evitar fazer pelo menos 4 furos por placa - e ainda vão ser umas 10 - é que debaixo de uns mm de reboco está a parede de betão da cave. Que ainda dá um certo trabalho a furar. Mas uns furos para o perfil (ou mesmo colado) já me parece um bom compromisso.
  3.  # 25

    Colocado por: hangas
    As paredes parecem-me estar bastante direitas.

    Rebocada e pintada... com bom aspeto. Qual é mesmo o propósito de aplicar o OSB?
    • hangas
    • 21 abril 2023 editado

     # 26

    Colocado por: ricardo.rodriguesRebocada e pintada... com bom aspeto. Qual é mesmo o propósito de aplicar o OSB?


    O propósito é maioritariamente decorativo.
    Também espero ter algum conforto térmico ainda que percecionado, pois não espero que seja muito relevante em termos fisicos.

    E também algum beneficio em termos acústicos, para que uma TV ou umas colunas ligadas não façam muita reverberação nas paredes, como faz atualmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  4.  # 27

    Aparafusado numas travessas de madeira ?? Com parafusos pretos :)
    • hangas
    • 21 abril 2023 editado

     # 28

    Colocado por: RicardoPortoAparafusado numas travessas de madeira ??


    Esse era o meu primeiro plano, umas ripas de 10mm fixas à parede e depois aparafusar o OSB (12mm) com parafusos de 20mm. (e a ideia de serem em preto é muito boa) E assim sendo ia quase até ao chão vencendo a ripa os 10mm do rodapé de cerâmica. Ficava ainda com espaço por trás do OSB para passar cabos para iluminação LED, audio, rede e afins.

    O problema disso é que depois tinha o trabalho de rematar ao chão, altura em que também me passou pela cabeça aplicar placas de OSB no chão. E não é que ficasse mal, mas eram logo muito mais placas, acertar a altura da porta, etc.

    Dai a ideia do OSB de 9mm pousado no rodapé. Procurei por colar OSB a parede no google e dei com este topico :)
      Screenshot 2023-04-21 at 18.09.29.png
  5.  # 29

    Eu optava pela fixação mecânica apenas, pode eventualmente considerar um perfil J (nessa espessura terá que ser maquinado por medida quase de certeza) mas pode ficar a destoar. O OSB é prático para fixação mecânica pois pode ocultar a cabeça do parafuso com uma das lascas de madeira que compõem o substrato, e acaba por ficar uma instalação segura e "clean", um dia mais tarde, é mais fácil tapar "meia dúzia" de furos e pintar a parede do que ter que andar a espatular metros de cordão de cola e depois ter que regularizar à mesma a superfície antes de pintar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  6.  # 30

    Colocado por: Vítor Magalhãespode ocultar a cabeça do parafuso com uma das lascas de madeira que compõem o substrato

    Se for osb macheado (a partir de 12mm), será que não consegue esconder os parafusos, aplicando na diagonal sobre o friso? Não sei é se fica seguro o suficiente.
  7.  # 31

    Eu colocava uma manta resiliente (espuma...) na parede, e aparafusava por cima. Assim consguia evitar som de oco e dava para afinar facilmente o encontro entre placas, apertando mais ou menos o parafuso. com jeitinho quase nem percrbe que tem parafusos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  8.  # 32

    Colocado por: nunogouveiamanta resiliente (espuma...)

    Boa ideia, e as telas tipo Impactodan nem ficam caras.
 
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