Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Aguém me pode ajudar, pretendo construir um muro exterior (150 metros) , a minha duvida é que material devo usar para a tubagem de agua (Pex, ppr ou multicamada) visto eu querer que fique tudo dentro do muro . E o que me acoselham a colocar como tubos para receber os fios eletricos para os apliques de luz noturna embutidos tambem em todo o muro .
  2.  # 2

O ideal é aplicar a tubagem de agua em vala.. ao longo do muro, e subir onde tiver previsto ponto de alimentação. utilize PEAD.
    Quanto à electricidade, é melhor discutir isso com o electricista. Há muitas hipoteses de execução.
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 3

Boas, a minha ideia é colocar tudo no muro já que se vai construir tudo de novo , não sei porquê não me agrada a ideia de ter no chão junto ao muro a tubagem. Mas preocupa me se aparecer alguma fuga e como repara la. Não sei se alguém já fez isto.
  4.  # 4

Então não lhe agrada porquê, vai fragilizar o muro sem necessidade e abrir roços nos pilares ... e etc...
    Com a tubagem em vala, é mais simples quer a manutenção quer alterações que queira fazer no futuro, sistemas de rega, etc... Quando abrir os caboucos para as fundações do muro, aproveita e instala a tubagem, devidamente envolta em cama de areia.
    Qual é o tipo de pavimento que vai ter? ou se´ra apenas ozna com terra vegetal/ sebe?
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasO ideal é aplicar a tubagem de agua em vala.. ao longo do muro, e subir onde tiver previsto ponto de alimentação. utilize PEAD.

É isto, não é preciso inventar
  6.  # 6

simples e barato.
  7.  # 7

Pois realmente estive a ver e o ideal é ser mesmo assim , acabo por poupar euros e muitos problemas futuros . Vou optar por colocar PEAD 32mm como vou pôr 7 torneiras espalhadas pelo muro tenho receio de perder pressão.
  8.  # 8

Na maior parte do terreno junto ao muro vai ser relva mas noutros locais como acessos (pessoas e carros vai ter chão ceramico)
  9.  # 9

PEAD DN32, está muito bem.
    Concordam com este comentário: ricardo33020
  10.  # 10

Obrigado a todos pela ajuda

0.0124 seg. NEW