A minha casa esta quase a ficar pronta e estou para comprar o esquentador, vai ser da vulcano e foi-me orçamentado o seguinte: Vulcano WRD 11l por 344+iva e com uma simples procura encontrei a 300 já com iva (o orçamentado não tem inclui instalação).
A minha questão é outra visto que ja sei aonde vou comprar o esquentador... Qual é a diferença entre os modelos WRD e WTD ? E qual seria o mais indicado ara 2 pessoas com duches diários, banhos muito raros. Gás é de botija. E o esquentador tem de ser ventilado.
Ficava agradecido com algumas sugestões e/ou esclarecimentos quanto aos modelos.
Um esquentador, o número de duches diários não interessa, somente interessa a simultaneidade de duches ( por exemplo dois duches em simultaneo.. seria curto para um de 11l/minuto... Também influencia bastante a distancia entre o equipamento e o locais de consumo.
Estas pessoas agradeceram este comentário: kingvoid
Já estive a ler e vi algumas diferenças mas não entendi se são simplesmente diferentes, não entendi bem as diferenças ou se são gamas diferentes e um é simplesmente melhor que o outro. Dai a minha questão, depois de ler esses dois links eu continuo sem perceber muito bem.
Parece-me então que o WTD é melhor.
Seria para 1 duche apenas, não vejo quando seria para 2 em simultâneo (mais seria impossível só temos 2 WC). 2 duches simultâneos seria uma excepção muito rara. Distancia para o WC do RC é 5m de tubagem se tanto, uns 7 para o WC do 1 andar. Para a cozinha já não sei dizer.
Compensa uma diferença de 25€ para o modelo WTD (11L) (são 30€ diferença no modelo 14L) ?
Sergio Rodrigues eu não sei ver, sei que há mas não entendo em termos práticos as diferenças. Se eu assim o entende-se nao vinha perguntar.
De qualquer modo, verfiquei que no apartamento actual da minha namorada tem um junker wrd 11l (igual ao vulcano) e se tiver a tomar banho e ela for lavar a loiça, adeus agua quente com pressão.
Portanto já decidi que vou por um de 14l, só falta decidir entre o WRD e o WTD.
E porque não um eletrico,pequeno,facil instalação e os consumos se calhar são melhores, Coloquei um a pouco numa casa antiga restaurada para fins de semana porque o cliente quiz.
O que coloquei foi da clage monofasico ,mas precisa de potencia.nesta obra nao da dava para colocar gas.agora os da vulcano sao bons,meta um de 14 litros,paga mais um pouco,mas tambem sao mais 3 litros.
Colocado por: r.vO que coloquei foi da clage monofasico ,mas precisa de potencia.
Foi o de 5.7kW!!?... o de 4.4kW, acho MUITO arriscado para banhos no inverno...
Se for mais centralizado teria de ser o modelo com 6.6kW!!!!? Ora sabendo que o uma habitação normalmente não tem mais de 6.9kVA disponíveis.... acrescente-se A/C, placa electrica, forno electrico, MW, etc...
De momento ja nao me lembro qual é, a casa tem forno eletrico e placa e tem 4 ac.visto que a casa é no centro histórico so tem uma fachada com três pisos, cafa piso so tem 30m2.depois confirmo,mas penso que puseram 10.35kva.depois confirmo.