Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou em fase de conclusão do meu projeto para a construção de uma moradia ~400m2, sendo ~310m2 2 pisos habitação + ~90m2 cave.
    As plantas estão fechadas; estamos na parte das especialidades e caderno encargos.

    Uma grande dúvida que tenho e para a qual já vi aqui no fórum grandes discussões é AQS/climatização. Infelizmente, ainda consegui não obter info clara que me ajude, daí o meu pedido de feedback aqui no fórum.

    Questão 1: deve ser drainback?

    Para AQS não devo fugir de painéis solares circulação forçada. Pelo que estudei, não há grandes dúvidas. Penso que bastam 2 (somos 4 pessoas) com depósito de 300L. Para AQS as minhas dúvidas são se o sistema deve ser "drainback" (pelo que vi parece ser um sistema otimizado em termos de manutenção/durabilidade) e qual o sistema de apoio.

    Questão 2: Permutador de placas... vale a pena o investimento?

    Um sistema de AQS com painéis solares serve primariamante para aquecer as águas sanitárias. Não pode fazer "mais"? Atualmente no meu apartamento, tenho uma caldeira a gás e quando preciso de água quente, ligo a caldeira; de resto está sempre off. Mas com os painéis solares, e como o SOL é de borla e está sempre a dar ... daí é um desperdício estar a investir numa solução dessas "só" para aquecer as águas sanitárias... a minha ideia seria aquecer a água de uma piscina. Faz sentido? Vale a pena o investimento?

    Questão 3: Sistema de apoio / climatização

    No inverno o SOL não vai ser suficiente para aquecer a água e tb é necessário aquecer a casa... logo a "climatização" da casa deveria ser o sistema de apoio ao AQS.
    Há várias hipóteses:
    1 - caldeira a pellets + radiadores hidraulicos. => tem de ser uma caldeira a pellets em condições e não quero andar sempre a limpar aquilo... (autolimpeza?) carregar as pellets resolve-se com um silo e já dá para uma semana. A grande questão aqui é a limpeza da máquina! E de não dar "frio"...
    2 - BC reversível com PRH. => já vi que em termos de estética e conforto não há igual. As minha dúvidas são na fatura mensal de energia (a BC foi feita para estar a funcionar 24/24), na eficácia em arrefecer, na "complexidade" da BC (lendo a história da construção da casa do fasca e a novela dos VC... já agora, obrigado fasca pelo tópico). Para além da agravante de que vai para o dobro da solução #1. E no orçamento de uma casa, essa diferença é significativa! O que vi foi a BC reversível de baixa temperatura Daikin Altherma.
    3 - Coloco uma resistência para apoiar o AQS e A/C na casa toda... Mas como tenho prevista pré-instalação de A/C, tb é uma coisa que se mete à posteriori e nas divisões que efetivamente precisam... a uma resistência no inverno vai aumentar a fatura da luz.

    E ainda há depois as caldeiras híbridas como a da Daikin


    Desculpem o testamento longo, mas é a confusão que vai na minha cabeça.
  2.  # 2

    Colocado por: ratodecasaNão pode fazer "mais"?
    pode mas não com

    Colocado por: ratodecasa2 .... com depósito de 300L


    Colocado por: ratodecasa2 - BC reversível com PRH. => já vi que em termos de estética e conforto não há igual. As minha dúvidas são na fatura mensal de energia
    é a solução que consome menos MAS MESMO MUITO MENOS, cerca de 30% a 50% menos, tem alguns relatos por aqui espalhados de consumos desta solução.

    Colocado por: ratodecasaa BC foi feita para estar a funcionar 24/24
    tipicamente as maquinas que dão mais problemas são as que trabalham esporadicamente,

    Colocado por: ratodecasaPara além da agravante de que vai para o dobro da solução
    se separar o solar térmico da solução e o acumulador de 500 litros vai reparar que não vai para o dobro nem de perto.

    Colocado por: ratodecasaColoco uma resistência para apoiar o AQS e A/C na casa toda... Mas como tenho prevista pré-instalação de A/C, tb é uma coisa que se mete à posteriori e nas divisões que efetivamente precisam
    se vai usar uma bomba de calor não precisa de mais nenhum apoio, colocar pré-instalação de AC é literalmente deitar dinheiro para o lixo.

    Colocado por: ratodecasaas caldeiras híbridas como a da Daikin
    para uma construção nova não vejo qualquer utilidade nessa solução.
  3.  # 3

    jorgealves, obrigado pelo feedback.

    tipicamente as maquinas que dão mais problemas são as que trabalham esporadicamente,
    sempre vi isso escrito em todo o lado e, a investir numa BC, tem de ser com essa premissa. Daí tantas "duvidas"...

    BC reversível com PRH é a solução que consome menos MAS MESMO MUITO MENOS
    mesmo funcionando 24/24? Inverno e verão? Mesmo com piso flutuante AC5 o PRH não perde eficiência e/ou aumenta consumos?


    colocar pré-instalação de AC é literalmente deitar dinheiro para o lixo
    Se usar uma BC reversível com PRH não preciso de A/C no Verão?
    A minha casa está muito virada para SUL/POENTE. Não sei se o PRH em frio substitui a necessidade de A/C (atenção que eu não gosto do ar do A/C, mas que é eficaz é!).

    Questão 1: deve ser drainback?
    Acha relevante lutar por isto? Ou qq sistema é "bom"?

    Questão 2: Permutador de placas... vale a pena o investimento?
    e acha que vale a pena investir no upgrade 300L ->500L + permutador de placas para aproveitar o SOL para a água da piscina?
  4.  # 4

    Colocado por: ratodecasaColoco uma resistência para apoiar o AQS e A/C na casa toda... Mas como tenho prevista pré-instalação de A/C, tb é uma coisa que se mete à posteriori e nas divisões que efetivamente precisam
    se vai usar uma bomba de calor não precisa de mais nenhum apoio, colocar pré-instalação de AC é literalmente deitar dinheiro para o lixo.

    Supondo que não se quer usar o piso radiante para arrefecer, o que segundo muitos relatos é desconfortável, uma vez que ninguém gsota de pisar um chão frio, seja verão ou inverno, a pré-instalação de AC faz sentido, ou não?
    Poderá ser substituida por pré instalação para ventilo convectores para arrefecimento?
  5.  # 5

    Poderá ser substituida por pré instalação para ventilo convectores para arrefecimento?


    Penso que sim e até poderá ser visto como melhor investimento pois só se investe num "sistema", tendo assim uma BC para o aquecimento via PRH e para arrefecimento via VC (onde se achar necessário instalar e se não gostar do chão frio).

    Vejo os VC parecidos com o AC: ambos aquecem/refrigeram e são alimentados por BC, só que os VC usam "água" e o AC "gas" (se bem que o AC deve ser bem mais rápido na refrigeração e os consumos devem ser melhores).

    Mas colocar AC implica comprar mais uma BC (ar-ar), quando já se tem uma BC com essas capacidades usando PRH/VC.
    • hrga
    • 10 agosto 2018

     # 6

    Alguém conhece este tipo de produto em anexo?

    Climastar dk hybrid inverter?

    Funciona a água e faz aquecimento e arrefecimento. Pode funcionar com ventilador ou só radiador.

    Será algo semelhante ao jaga briza?
  6.  # 7

    Colocado por: hrgaAlguém conhece este tipo de produto em anexo?

    Climastar dk hybrid inverter?

    Funciona a água e faz aquecimento e arrefecimento. Pode funcionar com ventilador ou só radiador.

    Será algo semelhante ao jaga briza?


    Que quer saber relativamente a esse ventiloconvector?
    • hrga
    • 10 agosto 2018

     # 8

    Sim ao da climastar. Se alguém conhece e se é uma boa solução de climatização. Vi que é um produto lançado em 2015 mas tirando a informação do fornecedor não aparece opiniões em mais nenhum sítio.
    E se é comparável a um jaga briza.
  7.  # 9

    Colocado por: hrgaSim ao da climastar. Se alguém conhece e se é uma boa solução de climatização. Vi que é um produto lançado em 2015 mas tirando a informação do fornecedor não aparece opiniões em mais nenhum sítio.
    E se é comparável a um jaga briza.

    Existe no mercado há cerca de 20 anos mas não e dessa marca mas possivelmente da mesma fábrica.
    Funciona bem e muito mais interessante que a maioria dos existentes no mercado.
    • hrga
    • 10 agosto 2018

     # 10

    Colocado por: Psycho991
    Existe no mercado há cerca de 20 anos mas não e dessa marca mas possivelmente da mesma fábrica.
    Funciona bem e muito mais interessante que a maioria dos existentes no mercado.


    Qual a marca?
    Aparentemente este modelo DK HYBRID INVERTER saiu em 2015 e faz aquecimento e arrefecimento. Será eficaz no arrefecimento?

    Porque ninguém fala desta marca?
    • hrga
    • 11 agosto 2018

     # 11

    Aparentemente os preços rondam os 600€ o que para fazer frio e quente com ventilação é convidativo.

    https://www.climastarmarket.es/producto/radiador-dk-hybrid-inverter/
 
0.0159 seg. NEW