Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos os elementos deste forum.

    Venho colocar estas questões.

    Foi-me pedido pela minha irmã para ser fiador no contrato de arrendamento dela. Acontece que por muito que confie nela e na suas boas intenções, tenho alguma duvida ( que espero nunca ver confirmadas) quanto á capacidade de ela cumprir sempre com as prestações de arrendamento. Já fiz algumas pesquisas aqui no forum mas gostaria de reconfirmar.
    Quais os meus direitos e deveres enquanto fiador?
    Tenho alguma forma de proteger os meus bens caso a situação dê para o "torto"?

    É que isto a inicio é tudo muito bonito e uma pessoa tem vontade de ajudar, mas convém fazer uma análise fria também das consequencias que podem advir dessa ajuda.

    Desde já um obrigado a todos.
  2.  # 2

    Não sei quais serão os seus direitos, mas terá certamente a obrigação de pagar a dívida se a sua irmã não o puder fazer.
  3.  # 3

    Veja também este tópico.
    •  
      FD
    • 13 julho 2009

     # 4

    Colocado por: GrimelQuais os meus direitos e deveres enquanto fiador?
    Tenho alguma forma de proteger os meus bens caso a situação dê para o "torto"?

    Direitos? Nenhum.
    Deveres? Responsabilizar-se pessoalmente, com todos os seus bens, pela dívida de outro.

    A única forma de proteger os seus bens é através do benefício de excussão prévia, do qual é normalmente obrigado a prescindir no contrato. Este benefício garante-lhe que antes de penhorarem os seus bens, os credores são obrigados a penhorar os do devedor - se existirem.

    Alguma pesquisa diz-lhe mais: excussão prévia, fiador e em especial "ser ou não fiador".
 
0.0107 seg. NEW