Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picareta
    E eu a pensar que nos ia mostrar uma moldura em eps igual à que o F Rodrigues quer !!!
    Então mostre lá alguma coisa parecida.

Saber googlar não devia ser assim tão complicado.
  2.  # 22

E ainda há outra solução, que pode ser manter a cornija em betão e colocar-lhe o ETICS por cima... uma placa de Kerdi ou de Wedi, por exemplo, revestindo depois com a mesma argamassa do ETICS.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

Colocado por: JoelM

Os 2 lados por onde passei (inglaterra e noruega) mostram o contrário... Nos é que gostamos de complicar e despender tempo e energia por causa de coisas menores (neste caso uma cornija)...

Isso é o que eu oiço todos os dias quando se fala em corrigir pontes térmicas... e depois invariavelmente tropeço em desenhos de outros que já têm resolvidos os problemas que eu não tinha conseguido resolver e que os outros evitam/desprezam...

Às vezes há mesmo solução. Pode é não ser óbvia ou não ser corrente, mas existe.
  4.  # 24

Nao esquecer a parte onde o painel de sandwich apoia e que entre a laje e a cobertura é ventilado...
    Concordam com este comentário:Skinkx

Ou devia ser.
  5.  # 25

Colocado por: Skinkx"problem avoiding".

problem avoiding é uma grande arte ... pois evita o problem solving.
  6.  # 26

Colocado por: antonylemos

problem avoiding é uma grande arte ... pois evita o problem solving.

por isso é que os arquitectos metem cada vez mais telhados e cada vez menos terraços :-)

fora de brincadeiras, resolver aquele problema é coisa para não justificar o dinheiro que custa e cabe ao DO pesar isso. mas não é algo que não tenha solução.
  7.  # 27

;) .. voltanto ao topico pois o povo anda exaltado.. deve ter sido do dia dos namorados... mas o pormenor tem solução... devia é ser o arqº do projecto a solucionar...
    dobra o isolamento toda a volta dessa cornija etc.. nada que saber...
  8.  # 28

Colocado por: antonylemos;) .. voltanto ao topico pois o povo anda exaltado.. deve ter sido do dia dos namorados... mas o pormenor tem solução... devia é ser o arqº do projecto a solucionar...
    dobra o isolamento toda a volta dessa cornija etc.. nada que saber...

Isso foi a primeira coisa que pensei, mas isso acrescenta aí uns 3 a 6 cm em toda a volta do volume e poderá já não dar o efeito estético pretendido. Também se pode reduzir ao volume da cornija para compensar o aumento causado pelo ETICS.
  9.  # 29

Já agora:

Neste PDF procurem por "cornija escada"

http://www.fibrosom.com/ficheiros/pdfs/CatalogoGeral2015.pdf
  10.  # 30

isso são moldes para fazer a cornija em cimento.. a minha pergunta a quem sugeriu a cornija em EPS se não ficaria demasiado frágil? ainda leva a sanca em cima, mais aquele marracho que falta... afinal é apenas colado. como peso de agua etc.... gatos a caçar pombos e outros imprevistos... encostar escadas para limpar a sanca...

a mim parece-me frágil. um marracho enorme saliente em EPS...
  11.  # 31

O edificio não está situado em zona histórica, tem telhado sandwich a imitar telha porque foi uma escolha que eu fiz por achar que fica melhor isolado e com maior durabilidade.
    Já sei que vã odizer que a boa telha dura anos, que com subtelhas e isolamento se consegue o mesmo efeito, mas estou convencido de que o painel é superior à telha.
    No desenho está escrito que o sotão é "fortemetne ventilado", mas na verdade vai levar apenas grelhas de ventilação e campanula(s) para evitar a formação de condensação.

Sei que corro o risco deste tópico passar para a ultima página do forum rápidamente ao dizer isto, mas se é para me dizerem que o melhor é escolher outro beirado, isso não ajuda nada...como o Skinx disse, o que procuro é ajuda e ideias construtivas, aliás, é esse o intuito de colocar um post num fórum, penso eu.

Fica uma foto do aspecto final pretendido, para que possam ter uma melhor ideia.

Será que é possível fazer toda a cornija em ETICS, tendo em conta que a caleira vai ficar embutida na cornija e que terá que suportar o peso da água?
    Será que o ETICS, devido à exposição aos elementos que vai ter por estar situado no topo da casa, vai ter uma grande longevidade?
      nascente 1 final.JPG
  12.  # 32

sem comentar se gosto ou não da cornija etc ou do painel sanduíche.. penso que já que o seu arqº e engº não o quer solucionar o melhor é dobrar e continuar com o Etics toda volta dessa cornija e sanca. assim fica isolado de certeza.
    • ik
    • 15 fevereiro 2018

# 33

Colocado por: F RodriguesO edificio não está situado em zona histórica, tem telhado sandwich a imitar telha porque foi uma escolha que eu fiz por achar que fica melhor isolado e com maior durabilidade.
    Já sei que vã odizer que a boa telha dura anos, que com subtelhas e isolamento se consegue o mesmo efeito, mas estou convencido de que o painel é superior à telha.
    No desenho está escrito que o sotão é "fortemetne ventilado", mas na verdade vai levar apenas grelhas de ventilação e campanula(s) para evitar a formação de condensação.

Sei que corro o risco deste tópico passar para a ultima página do forum rápidamente ao dizer isto, mas se é para me dizerem que o melhor é escolher outro beirado, isso não ajuda nada...como o Skinx disse, o que procuro é ajuda e ideias construtivas, aliás, é esse o intuito de colocar um post num fórum, penso eu.

Fica uma foto do aspecto final pretendido, para que possam ter uma melhor ideia.

Será que é possível fazer toda a cornija em ETICS, tendo em conta que a caleira vai ficar embutida na cornija e que terá que suportar o peso da água?
    Será que o ETICS, devido à exposição aos elementos que vai ter por estar situado no topo da casa, vai ter uma grande longevidade?
      nascente 1 final.JPG

Conheço muitas telhas com mais de 50 anos, acha que essa chapa de meio milímetro vai durar quantos anos?
  13.  # 34

outra solução mais complicada é passar o isolamento por trás da cornija.
      Untitled.jpg
  14.  # 35

Isso é quase uma viga térmica da Halfen
    Concordam com este comentário: antonylemos
  15.  # 36

Colocado por: SkinkxIsso é quase uma viga térmica da Halfen
    Concordam com este comentário:antonylemos
    isto ja se faz ha muitos anos cá em portugal.. no Porto conhecia algumas casas na zona do marques onde aas varandas são construidas assim... dos anos 50 ou 60... eu tinha fotos algures mas agora não dou com elas
  16.  # 37

Nem de propósito, vinha no carro a pensar nesta conversa e lembrei-me de uma soluçao do género ainda no seguimento da conversa de "evitar os problemas em vez de solucionar". Quanto se tem de inventar para fazer uma soluçao funcionar significa que provavelmente, o que projectamos está errado!

talvez isolar por dentro não será a pior das hipoteses... mas no seguimento do teu pensamento. quando temos de andar a fazer malabarismos e mudar um sistema construtivo para que um mero pormenor funcione...

eu por mim assumia essa ponte termica e pronto, já que o DO insiste tanto nela.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F Rodrigues
      Untitled2.jpg
  17.  # 38

Então para descomplicar, o melhor é esquecer o painel, meter telha lusa, com as subtelhas e isolamentos adequados e fazer um beirado tradicional com caleira?

Não há forma simples e económica de eliminar a ponte térmica com o tipo de beirado que pretendo?

Ou então...viver com a ponte térmica, o que meme faz lembrar de como é que numa casa com telhado tradicional se elimina a ponte térmica, uma vez que também leva sanca e muitas vezes a laje de esteira é prolongada para o exterior...

Será que então a questão que devo colocar é:

-Com este tipo de beirado vou ter uma ponte térmica que efectivamente contribua para as trocas de calor/frio entre interior e exterior?
      pormenor beirado 3 degraus 20cm2.jpg
  18.  # 39

podes continuar com o painel, mas assumes um pouco de ponte termica.. isolas a caleira e a parede e pronto.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
      Untitled3.jpg
  19.  # 40

mas sinceramente.. não deveria ser o arqº a desenvolver este pormenor? ou ele já caiu fora e deixou-lhe a criança nos braços?

0.0241 seg. NEW