Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: SkinkxTrabalhar com a precisão do Bond a maioria não sabe, nem que queira. Mas fazer uma instalação em multicamada (águas) ou em PP (esgotos) todos deviam saber.

99% não sabe. Isso é uma verdade. Agora quem quiser, mas digo querer mesmo, com afinco e motivação, tudo é possível. Os materiais existem, é preciso gosto no que se faz. E o Bond pode ter muitos defeitos, mas faz as coisas com gosto e está sempre em pesquisa constante. Mas isso dá muito trabalho e poucos estão para isso.
  2.  # 422

Colocado por: ****Nós podemos ter uns sapatos velhos e estarem limpos

Verdade!
    E por vezes ter os sapatos limpos custa tão pouco ou quase nada.
  3.  # 423

Colocado por: SkinkxEstão a quantificar a exposição a ftalatos e metais pesados quando deveriam dizer que outros plásticos nem sequer têm presenças desses produtos.

Nem sequer chega a ser uma discussão.
    Concordam com este comentário:two-rok

Colocado por: two-rok

É que não duvido nada mesmo. :P

Mas é como o Skinkx já explicou atrás. Não sendo para estar em contacto com água potável e coisas do género, o perigo será bem menor.

Não é bem isso, mas iriamos apenas estar a discutir uma possível interpretação da tradução do Inglês, e (pelo menos por) agora não tenho tempo :oP
  4.  # 424

Colocado por: two-rok

99% não sabe. Isso é uma verdade. Agora quem quiser, mas digo querer mesmo, com afinco e motivação, tudo é possível. Os materiais existem, é preciso gosto no que se faz. E o Bond pode ter muitos defeitos, mas faz as coisas com gosto e está sempre em pesquisa constante. Mas isso dá muito trabalho e poucos estão para isso.

Já vi algumas instalações com marcas brancas (Solius e afins) que aquilo tinha muito bom aspecto. Quem fez aquilo, se pagarem a diferença, também faz com Uponor e Geberit.

Mas também já vi muita instalação que tem material Uponor e estruturas Geberit mas depois é feito de qualquer maneira, nem sequer se percebe onde entra a água, só se sabe onde sai e porque tem pressão. E há alguns esgotos que só falta mesmo correr ao contrário. Nestes casos não há material nem qualidade que ensine o artista.

Devia haver carteira profissional conforme há para as outras áreas que falei atrás. Porque havendo carteira profissional haveria formação contínua obrigatória, contactos com outros profissionais e outras técnicas, alertas para não conformidades em obra, novos produtos e técnicas e por aí fora. Existe em quase tudo o resto, excepto na parte hidráulica, o que é pena.
    Concordam com este comentário: two-rok, hsi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
  5.  # 425

Na minha arte também há quem coloque Sapa ou Technal, mas que mais valia um material mais barato mas bem aplicado...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
  6.  # 426

Neste momento tenho uma instalação que está "em guerra" porque o instalador gabou-se que tinha lá montado uma artimanha qualquer que até ia registar a patente e a conclusão é que o tipo não sabe interligar o depósito de AQS, com a válvula misturadora termostática, com a válvula desviadora de 3 vias e com o esquentador modulante.

Quer dizer, está lá tudo, mas os circuitos estão mal montados, as sequências estão trocadas, não há prioridade ao pré-aquecimento solar, tem perda de carga hidráulica em cima de perda de carga hidráulica e a páginas tantas ele já nem sabe para que lado corre a água.

Podem-lhe dar a chave do cofre da Geberit, não há nada que o salve.
  7.  # 427

Colocado por: Anonimo06082021

o problema é que o pessoal trata os tubos como algo insignificante....secundário.

e pior é quando muitas das obras tem fiscal....não sei o que estão lá a fazer.

As pessoas esquecem-se que quando for para rebentar a parede para reparar um tubo vão danificar o cerâmico rectificado de 50 €/m2 que escolheram com tanto carinho.

Como dizia um dos meus mestres, o que conta numa obra é o esqueleto, o que fica à vista são as calças e as camisolas, que podemos trocar quando quisermos. O que tem que ficar para sempre é o esqueleto, o resto é acessório, mas ainda vemos as coisas de maneira inversa, investindo apenas e só no que fica para mostrar aos vizinhos.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 428

Ventilação de quê? De esgotos?
    • hsi
    • 17 outubro 2018

# 429

Colocado por: SkinkxAs pessoas esquecem-se que quando for para rebentar a parede para reparar um tubo vão danificar o cerâmico rectificado de 50 €/m2

Pois, lá está isso preocupa-me, sendo eu uma pessoa ligada à manutenção.
    Mas também me preocupa que não é linear que o material vai alterar esse facto. O mix técnico/material é que manda e não um dos dois isolados.

Eu da minha área sei (acho eu :) ) e vou ser eu a fazer a minha obra. Agora da dos outros vai lá vai. Até posso encontrar e determinar os melhores materiais e depois a montagem?????

Mas como nota gostei da civilização que o tópico apresenta. Até já se escreve em Inglês :)
  9.  # 430

Colocado por: ****Vmc , tubo flexível , esqueceram-se de enviar um tubo , mas tem de ser isolado e de 160 mm interior !
    interior aluminio ou PVC?
  10.  # 431

Ofa, Sanitop, France Air,
  11.  # 432

Colocado por: SkinkxPodem-lhe dar a chave do cofre da Geberit, não há nada que o salve.

É triste, mas fartei-me de rir. LOL!

Colocado por: Anonimo06082021o problema é que o pessoal trata os tubos como algo insignificante....secundário.

Os tubos e tudo o que fique escondido. Depois as torneirinhas é que se não custarem pelo menos 200€ ou 300€ cada já não se sentem bem com a consciência.

Colocado por: Anonimo06082021e pior é quando muitas das obras tem fiscal....não sei o que estão lá a fazer.

Isso é um serviço que lá está só para fazer vista (na maioria dos casos), e se assim é, então na maioria dos casos, não percebem patavina de tubos, por isso nada dizem.
    • hsi
    • 19 outubro 2018

# 433

Continuando nas minhas pesquisas, bombas de calor da marca Atlantic???

Comentários acerca da mesma? Fiabilidade, serviço e apoio relativamente a peças, etc etc.

Desde já obrigado.
  12.  # 434

Qual o modelo da bomba de calor?
    • hsi
    • 21 outubro 2018 editado

# 435

Colocado por: FasthelQual o modelo da bomba de calor?

Como disse teve que ver com as minhas pesquisas..
    Estive a ver a explorer solar para AQS e a excellia para aquecimento.

Estão ao nível da daikin e baxi? São melhores piores? Do que li pareceu bem, mas sei que ao nível do serviço a baxi tem uma boa assistência... e também a daikin.

Eu, do que tenho lido e estudado estou a apostar em separar os sistemas.
  13.  # 436

Colocado por: hsi

Como disse teve que ver com as minhas pesquisas..
    Estive a ver a explorer solar para AQS e a excellia para aquecimento.

Estão ao nível da daikin e baxi? São melhores piores? Do que li pareceu bem, mas sei que ao nível do serviço a baxi tem uma boa assistência... e também a daikin.

Eu, do que tenho lido e estudado estou a apostar em separar os sistemas.

Separar os sistemas parece-me péssima ideia.
    • hsi
    • 21 outubro 2018 editado

# 437

Colocado por: Schlüter-PortugalSeparar os sistemas parece-me péssima ideia

Pode por favor dizer porquê? Agradeço as suas ideias.
    Eu tenho propostas das duas soluções, e tenho ido pela separação.

Isto é como tudo... Quanto mais se lê mais confusão cria...
    Concordam com este comentário: ricardo33020
  14.  # 438

duplicação de sistemas com pior desempenho de ambos, habitualmente é uma solução para ter custos iniciais mais baixos usando equipamentos de menor qualidade.
    • hsi
    • 21 outubro 2018

# 439

Colocado por: jorgealvesduplicação de sistemas com pior desempenho de ambos, habitualmente é uma solução para ter custos iniciais mais baixos usando equipamentos de menor qualidade.

Sei que é a favor de sistemas combinados/únicos. Mas os custos que tenho analisado de sistemas separados são mais caros que um sistema único.

Entendo que o AQS é mais ip para uma família que o aquecimento. Se um sistema único avariar podemos ter custos elevados de reparação e ficamos sem água quente. Um sistema dedicado tem custos menores e no pior cenário a sua substituição não é "muito" onerosa.

Mas como disse estou a avaliar todos os cenários.

Já agora que me diz da Atlantic?
  15.  # 440

Colocado por: hsiEntendo que o AQS é mais ip para uma família que o aquecimento. Se um sistema único avariar podemos ter custos elevados de reparação e ficamos sem água quente.
    só se o sistema não tiver qualidade nem tiver redundancia, ninguém investe num sistema a pensar que precisa de á minima avaria tem que substituir tudo mas numa esmagadora maioria das bombas que por ai andam é isso que vai acontecer daqui a uns anos.

Colocado por: hsiJá agora que me diz da Atlantic?
    já montei uma e não gostei, também porque estou habituado a outras características muito diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos, hsi

0.1046 seg. NEW