Adquiri um terreno e vou avançar para projecto + construção. É na zona do Seixal, freguesia de Corroios. Tenho andado à procura de arquitectos para efectuar o projecto para depois pedir orçamentos para construção. Nas pesquisas que tenho efectuado noto que cada vez existe mais ofertas de empresas que fazem o projecto e depois constroem , este tipo de empresas por norma tem como regra o projecto ser efectuado por eles, ou seja, não dá para trazer projecto de "fora", tendo opção de "Chave na Mão" ou "Coordenação Directa", e tenho notado que os preços são bastante atractivos... Alguém tem experiência com este tipo de empresas na margem sul (por exemplo: 9lar, antarq, aes, ...) ? Qual é a vossa opinião? Deverei sempre "separar", ou seja, efectuar projecto com arquitecto e depois escolher empresa de construção? Ou escolher uma destas empresas que apresenta orçamentos mais atrativos?
Um dos papéis do arquitecto é defender os seus interesses na relação com o empreiteiro. Se o arquitecto e o empreiteiro estiverem os dois no mesmo saco tem de se defender sozinho. Mas isto não invalida que possa vir a ter uma boa relação com uma empresa de projecto/construção, pode ter algumas vantagens se eles forem, éticos. Também depende do que valoriza, se o preço, se a paz de espírito, se a tranquilidade, se a arquitectura... Mas tenha sempre em mente que o interesse deles é ganhar dinheiro, por isso optimizam o projecto com esse objectivo.
é o mercado, é a melhor maneira de ganhar dinheiro. projeto gaveta, estudado de forma a dar dinheiro ao empreiteiro, o empreiteiro faz o que quer pois tem engenheiro e arquiteto do seu lado, são cúmplices. No final quando da asneira, nenhum assume pois estão todos ligados.
Procure um gabinete que lhe execute os projetos, depois disso que achar bem execute projeto de execução, com os mesmos profissionais e procure uma empresa que se dedique so a construir.
Colocado por: rainbowptOu escolher uma destas empresas que apresenta orçamentos mais atrativos?
Não fazem projecto, vão buscar um à gaveta, são eles que escolhem os materiais, são eles que definem as técnicas construtivas, são eles que fiscalizam .... é óbvio que tem que ficar mais barato.