Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Esta é a primeira vez que publico algo neste fórum que tem sido a minha referência sempre que surgem questões sobre o tema.
    Como não encontrei nada que responda no fúrum, venho colocar a minha questão.
    Eu e os meus 2 irmãos, somos proprietários em partes iguais da moradia onde os nossos pais habitam - neste momento livre de qualquer hipoteca ou similar.
    Um dos irmãos - por motivos que não interessam - necessita contrair um empréstimo de valor relativamente baixo (appx. 15K€) e o mesmo colocou a questão de contrair um crédito habitação dadas as condições serem melhores.
    1. Pode ele, unilateralmente, avançar com um crédito habitação junto de uma qq instituição bancária tendo como garantia real a hipoteca do 1/3 de propriedade que lhe cabe neste imóvel?
    2. Mesmo que os irmãos concordem, pode avançar tendo em conta apenas o 1/3 parte da qual é proprietário?
    3. Em caso de default, o que pode o banco fazer relativamente à totalidade do imóvel?

Obrigado por qualquer ajuda que consigam dar.
  2.  # 2

1. Não pode pedir um crédito habitação para comprar um carro ou uma tv.
    2. Sim pode dar como garantia a parte que tem no imóvel.
    3. O banco pode penhorar e executar a garantia dada, 1/3 do direito que tem sobre o imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migueljo
  3.  # 3

teoricamente não vejo impedimentos, se o banco aceitar, mas os bancos tem valores mínimos para fazerem créditos habitação, por exemplo, sei que no BPI não fazem créditos habitação abaixo dos 30.000 e os crédito habitação, são para isso mesmo para comprar habitação. O que o teu irmão quer, deve ser um crédito hipotecário qualquer e não um crédito habitação. Os crédito hipotecários, tem taxas de juros superiores aos crédito habitação, mas mesmo assim são mais atractivos que os créditos pessoais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migueljo
  4.  # 4

Esclarecido.
    Obrigado pela ajuda!

0.0099 seg. NEW