Actualmente no meu apartamento possuo um termoacumulador e uma placa a gás que utiliza gás de botija. A cozinha não contêm instalação de gás canalizado. Estou a ponderar aderir ao gás natural e colocar um esquentador com ventilação forçada e uma placa a gás nova.
Contactei a Ren PortGás para esclarecer se é possível aderir ao gás natural (vários condonimos no meu predio têm gás natural.). De acordo com a Portgás posso fazer a adesão por 69 €. No entanto ficam-me duas questões:
Se contratar uma empresa para fazer a instalação de gás na cozinha , vamos supor em calha técnica a instalação não terá mais que 2/3 metros de comprimento este trabalho é efectuado antes ou depois da ligação do ramal? Qual é a estimativa de custo para uma instalação deste tipo? Relativamente a exaustão de gases só possuo um único local, o local onde está ligado o exaustor. É possível partilhar este ponto de exaustão, mesmo com uma parede entre o local onde está o termoacumulador (onde irá estar o esquentador) e o local de exaustão?
Legenda da Figura PG - Ponto de gás T - Termoacumulador F - Fogão E - Exaustão
1ª Questão: Se outros condóminos do prédio já estão a utilizar o gás natura, o ramal ao prédio já estará efectuado, até ao armário dos contadores. Terá é que verificar se do armário dos contadores até à sua fração foi instada a respectiva tubagem de fornecimento.
2ª- Questão: Custos ? - Depende do que seja necessário fazer. Exaustão de gases; Segundo alguns, não é muito aconselhável a junção das saídas dos 2 equipamentos. Poderá ser tentada a junção através do acessório Y e, se calhar, com um control automático a desligar o exaustor., quando o esquentador entra em funcionamento.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Portege