Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal, este forum tem sido bastante útil no esclarecimento de algumas dúvidas.
    Em primeiro lugar estou a remodelar um apartamento e tenho algumas dúvidas quanto ao sistema de AQS.
    Estive a ver os diversos casos e a solução que me parece mais simples e mais eficiente seria a Bomba de calor. O termosifão para além da instalação mais complexa, envolve autorização de condóminos, etc ... e depois é peso no telhado ...

Estou a considerar sim a instalação de paíneis solares se os condóminos aprovarem.

A minha grande dúvida está no dimensionamento da BC. Se sub-dimensionamos haverá duches frios, se sobre-dimensionámos estámos a pagar uma capacidade que não estámos na realidade a usufruir.
    Somos 3 pessoas cá em casa, mas não tomamos banho todos ao mesmo tempo, por isso acho que uma BC de calor de 100L seria a mais adequada, mesmo que isso implique re-educação e na poupança de água.

A questão é quando temos visitas em casa e temos mais 2-3 pessoas? Será que podería ter um termoacumulador de 50L de reserva que é só ligado em situações excepcionais?
    O termoacumulador quando não é uso estaria isolado do circuito de AQS.

Posso ter os dois sistemas ligados no mesmo circuito de AQS sem mais nenhum esquema?

Ou acham que o melhor é mesmo ir para uma BC de maior dimensão?

Obrigado por qualquer ajuda que possam dar.
  2.  # 2

eu acho que os 100l, chegam... se tiver visitas, aumente a temperatura da agua no deposito, para os 65ºC. Depois os habitos de consumo no banho tam´be seráo importantes... reduza os cauddais, meta torneiras de duche termoestaticas, etc...
    Eu não complicava com mais nenhum equipamento.

PS: ca em casa somos 4, temos um TE de 80l. normalmente esta no 50ºC, só quando temos banhos seguidos pomos nos 60ºC, no inverno nota-se mais menor disponibildade de água quente pelo arrefecimento mais rápido derivado á entrada de agua fria... mas dá para viver...( sem meter o TE no máximo da temperatura)
  3.  # 3

Boas, devido a limitações de altura não consigo colocar bombas de calor que não necessitem de tubos de entrada e os constrangimentos de ter os tubos de entrada e saída de ar faz-me pensar em termoacumuladores híbridos.
    Alguém sabe dizer-me a eficiência destes sistemas comparativamente a uma bomba de calor? Geralmente as bombas de calor têm a referencia COP.
    Por exemplo um híbrido da ariston, lydos hibrid, não tem nenhuma referência.
    Obrigado

0.0092 seg. NEW