Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Picareta
    Pagou porque o serralheiro só se fosse burro é que fazia uma caixilharia sem receber uma % do valor da obra. Se você já não quisesse as janelas aquilo era lixo.

    No meu caso não, adjudiquei com 1 ano de antecedência. Podia muito bem adjudicar só quando precisasse...
  2.  # 142

    Colocado por: Leao91Podia muito bem adjudicar só quando precisasse...

    Sim, sempre antes dele fazer os caixilhos, e se os perfis forem muito exclusivos só são comprados após pagamento.
    Concordam com este comentário: Leao91
  3.  # 143

    Colocado por: PicaretaGasta 5€ e tem a IES da empresa.


    Esse tipo de empreiteiro nem IES tem, era o que faltava.

    E mesmo os que já são obrigados a ter, quantos DO sabem ler o q lá está? e mesmo que saibam, é preciso que esteja bem preenchida.
    • Sira
    • 28 setembro 2020

     # 144

    Eu ainda não encontrei nem um que aceite começar a obra sem adiantar algum dinheiro. Uns propõem um plano de pagamento mais razoável/negociável, outros querem 40% na adjudicação (LOL passar bem então..)
  4.  # 145

    Com a segunda prestação o DO tem pago quase 30% do orçamento sendo que de obra realizada não terá 10%.
    Temos 1 mês de trabalho, imaginem que nesta fase o DO percebe que a obra não está a ser realizada de acordo com o contratado, as coisas azedam e o DO pretende rescindir o contrato, acham que está em boa posição para isso?
  5.  # 146

    Nos pagamos de sinal 10% da obra e depois em casa auto de medição descontava uma percentagem desse primeiro pagamento (sinal).
    Achamos muito justo.
    A mim também me parece que conseguiu um óptimo preço, mas apesar de ser um óptimo preço até pode correr bem
  6.  # 147

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Tem exactamente a mesma garantia de que você lhe pagará a última prestação depois de ele terminar a obra.


    Mas a primeira prestação é 18mil€ e a última é 2mil€...
  7.  # 148

    Colocado por: Ajnt1985Mas a primeira prestação é 18mil€ e a última é 2mil€...


    Eu sobre este caso não sei, nem li sequer.
    O meu comentário foi noutro contexto, o da justificação de um adiantamento na adjudicação, ao comentário do user Leao91.

    Se os valores são esses estará algo muito mal contado.
    18'000€ é demasiado, para uma moradia comum.
    2'000€ é muito pouco também.
    Defendo que a adjudicação e a última tranche sejam o mais idênticas possível.
  8.  # 149

    Colocado por: Leao91Um negócio é tudo uma questão de confiança, sempre. É muito mais facil e normal um prestador de serviços acreditar num cliente, que um cliente acreditar num prestador de serviços. Ou vai me dizer que os construtores não pagam por exemplo o material a 60 ou 90 dias aos fornecedores também? A garantia dos fornecedores é com os empreiteiros igual à dos empreiteiros com os clientes.


    Pois, mas pelo que diz, há tudo menos confiança se se opõe a pagar algo na adjudicação.

    Já reparou que muitos destes empreiteiros ou fornecedores foram ao charco na crise, não por não ter qualidade (como supõe) mas precisamente pela confiança e do prestar fiado? Em que os "capitais próprios" sim existiam, mas estavam investidos um pouco por cada obra que ficou parada e por pagar...

    Desde então, os fornecedores reduziram os stocks e consequentemente o risco de ficarem com as "calças na mão"...
  9.  # 150

    Percebo o que diz mas na minha opinião a adjudicação serve apenas para o empreiteiro poder começar a obra sem necessidade de investir do seu próprio dinheiro.

    Planos de pagamento como o que o autor do tópico recebeu (eu também recebi com 40% de adjudicação) é um convite para o DO ficarem completamente agarrados.

    Na minha opinião as coisas têm de ser equilibradas, o valor pago deve corresponder ao valor que está feito na obra haverá sempre momentos em que o valor pago é superior ao que está na obra e no final provavelmente acontecerá o contrário.

    Mas pagar antes de haver trabalho feito...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 151

    Colocado por: Leao91Inverter o ciclo das coisas é que na minha optica é estranho... Não estou a dizer que é certo ou errado, no meu ponto de vista as coisas para funcionarem bem têm de ser assim.


    Tal como você, não estou a dizer o que é certo ou errado.
    Mas pela minha ótica pagar algo na adjudicação não é inverter ciclo algum... acho que é repartir o risco pelas duas partes, pois tanto há maus empreiteiros, como maus pagadores...

    A favor dos Donos de Obra ainda tem um trunfo precioso, e que poderá ser decisivo nesta equação...
    Um DO pode e deve aproveitar-se da exposição do empreiteiro no mercado, pode consultar e saber se é alguém de confiança, se trabalha bem, etc...
    Já para um empreiteiro saber se o DO é bom pagador ou não, é bem mais difícil...
  11.  # 152

    Colocado por: Ajnt1985Percebo o que diz mas na minha opinião a adjudicação serve apenas para o empreiteiro poder começar a obra sem necessidade de investir do seu próprio dinheiro.

    Planos de pagamento como o que o autor do tópico recebeu (eu também recebi com 40% de adjudicação) é um convite para o DO ficarem completamente agarrados.

    Na minha opinião as coisas têm de ser equilibradas, o valor pago deve corresponder ao valor que está feito na obra haverá sempre momentos em que o valor pago é superior ao que está na obra e no final provavelmente acontecerá o contrário.

    Mas pagar antes de haver trabalho feito...


    Sim, concordo. Deve existir equilíbrio e bom senso, de parte a parte.
    O que não concordo é haver adjudicação e não haver adiantamento algum (foi a isso que respondi no meu 1º comentário).
  12.  # 153

    Adjudicação com seguro caução, nem que seja o Dono de Obra a pagar as custas do processo, antes perder umas centenas que milhares, e afasta logo os vigaristas. Assim têm dinheiro para iniciar a obra, mas se a coisa der para o torto...
  13.  # 154

    Até concordo que haja uma valor pago na adjudicação, mas este valor terá que ser muito reduzido, nunca superior a 5000€.
    Para o empreiteiro esta é mais uma obra, mas para o DO esta é a obra de uma vida! O risco não é igual para os 2.

    Além do que, a questão que muitos apontam de ser necessário liquidez para avançar com materiais etc, isso não faz o mais pequeno sentido. Esse é um problema do empreiteiro. Se ele não tem essa liquidez, então tem que procura-la. Como por exemplo o recurso à banca. Se depois ele quiser colocar esses custos "indirectos" no valor da obra, até aceito.

    Se esse empreiteiro não conseguir socorrer-se da banca para financiar a sua atividade, então meus amigos, é melhor fugir desse empreiteiro!
    •  
      RRoxx
    • 28 setembro 2020 editado

     # 155

    Colocado por: LX_2509Até concordo que haja uma valor pago na adjudicação, mas este valor terá que ser muito reduzido, nunca superior a 5000€.


    Depende do volume da Obra. 10% do valor total como adjudicação (para uma obra de 50k-80k)não me parece descabido. 10% de uma de 200k já me parece demasiado.

    Colocado por: LX_2509
    Além do que, a questão que muitos apontam de ser necessário liquidez para avançar com materiais etc, isso não faz o mais pequeno sentido


    Para areia e cimento não faz sentido o argumento, para cozinhas caixilahria e afins faz. A questão é: o D.O. está disposto a ter hiatos na obra por falta de capital (sem adjudicação, é um risco grande para o empreiteiro encomendar p.e. aixilahria que possa ser paga 50% á cabeça) ou se tem confiança e um contrato suficientemente sólido para pagar a adjudicação e "garantir" que a obra não para por falta de capital.

    Não são só os empreiteiros que enganam os clientes, muitas vezes o contrario também sucede... e o pessoal esquece-se disso, porque normalmente quem aqui vem, vem de boa fé.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 156

    Colocado por: LX_2509Se esse empreiteiro não conseguir socorrer-se da banca para financiar a sua atividade, então meus amigos, é melhor fugir desse empreiteiro!

    Se um dono de obra não consegue saber a situação financeira de um empreiteiro, então mais vale não adjudicar.
    E se descobrir que ele não tem dinheiro para começar a obra, mais vale não adjudicar.
  15.  # 157

    Colocado por: LX_2509Além do que, a questão que muitos apontam de ser necessário liquidez para avançar com materiais etc, isso não faz o mais pequeno sentido. Esse é um problema do empreiteiro. Se ele não tem essa liquidez, então tem que procura-la. Como por exemplo o recurso à banca.


    Tal como foi dito, nem sempre se trata de ter ou não ter dinheiro.
    O que menos faltam por aí, são pessoas com dinheiro que simplesmente não têm vontade de adiantar-se, isso é válido para uns e para outros. Há muito DO que não arrisca, apesar de ter dinheiro... como há os grandes empreiteiros que não têm necessidade de se porem a jeito...

    Se em tempos de crise, funcionava para uns (os DO andavam sempre atrás e os empreiteiros sujeitavam-se...), hoje em dia, nem sempre é assim, se tenho dois clientes, e um adianta e outro é desconfiado, quem acha que arranca com a obra mais cedo?
    Concordam com este comentário: RRoxx
  16.  # 158

    Colocado por: LX_2509Para o empreiteiro esta é mais uma obra, mas para o DO esta é a obra de uma vida! O risco não é igual para os 2.


    Isto é que não faz sentido nenhum a meu ver.
    É a lógica comunista, como o empreiteiro tem capital posso ficar a dever... ele lá se aguantará.

    Se você lhe adianta 5'000€ e ele foge. Ou se você lhe fica a dever 5'000€ depois de terminada a obra... são sempre 5'000€.
  17.  # 159

    Colocado por: LX_2509para o DO esta é a obra de uma vida!


    Nem sempre. Mas sim, concordo que no geral, muito boa gente trabalhará boa parte vida para pagar uma casa, da qual disfrutarão nem metade do tempo que passam a trabalhar para pagá-la. Daí, para muitos ser preferível alugar ou comprar feito e mais pequeno, do que passar o "calvário" de construir sem ter o mínimo de conhecimentos ou arriscar ser-se enganado por todos. Por isso percebo a desconfiança, mas muitas vezes o problema advém do pouco investimento (em tempo e dinheiro) nas fazes iniciais (projecto/profissionais)... geralmente por ignorância ou por se achar que construir é como ir ao stand...
    Concordam com este comentário: ADROatelier, fredcunha
  18.  # 160

    Existe uma grande apetência do mercado para comprar os serviços de construção como sendo um produto acabado.
    Como sabemos, devido ao enquadramento legal e demais especificidades e natureza da tarefa, tal não é possível.

    O que existe é comprar a casa feita, para quem pretenda.
    Claro que construir é mais demorado e exige mais empenho de todas as partes.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, RRoxx, fredcunha
 
0.0343 seg. NEW