Colocado por: clasus
Eu não acho que dêem assim chatices. A comunicação social e algumas pessoas é que estão a tornar o eucalipto como o mau da fita. Existem espécies que seriam melhores a vários níveis? Sim!No entanto, os eucaliptos não se incendeiam só porque sim.
Colocado por: AgonçalvesO grande problema existente com a limpeza da floresta na envolvente das populações é que houve um "iluminado" que fez uma lei dando essa responsabilidade aos proprietários. E se isto até parece fazer sentido, na prática não o faz.
Imaginemos que agora saia uma lei responsabilizando cada cidadão pelo tratamento e decomposição do lixo que produz...
A responsabilidade deveria recair sobre as Câmaras Municipais, nomeadamente com a criação de departamento de limpeza florestal ou de empresas municipais (mas que não sirvam apenas para criar "tachos").
A venda da biomassa recolhida às centrais térmicas poderia financiar em parte essa actividade, muito mais rentável por ser em quantidade, continua e organizada. O restante financiamento poderia advir com a aplicação de uma pequena taxa sobre o IMI rural.
Isto é que faz sentido, mas os senhores presidentes estão mais interessados em recolher impostos para fazer grandes obras. Tudo aquilo que é para dar trabalho não lhes interessa...
Colocado por: clasus
Isso não faz sentido. O que talvez faça sentido é as CMs terem equipas de limpeza que podem ser contratadas para limpar as propriedades privadas. No entanto, existem particulares/empresas que fazem o mesmo serviço pelo que não sei se as equipas das CMs seriam muito requisitadas.
Colocado por: RCF
Muitos, nem dados... Quem é que quer um terreno com 500m ou menos, cheio de silvas, numa encosta, com um muro de sustentação de terras quase a cair e junto a uma aldeia a perder população, com a escola mais próxima a 10km e o centro de saúde a 20km?
Esta é a realidade de grande parte do país... e com tendência para piorar, infelizmente
Colocado por: Ivo MAcabei de limpar o meu, 700€ por 7.000 m. Custa mas é a nossa obrigação.
Colocado por: AgonçalvesO grande problema existente com a limpeza da floresta na envolvente das populações é que houve um "iluminado" que fez uma lei dando essa responsabilidade aos proprietários. E se isto até parece fazer sentido, na prática não o faz.
Imaginemos que agora saia uma lei responsabilizando cada cidadão pelo tratamento e decomposição do lixo que produz...
A responsabilidade deveria recair sobre as Câmaras Municipais, nomeadamente com a criação de departamento de limpeza florestal ou de empresas municipais (mas que não sirvam apenas para criar "tachos").
A venda da biomassa recolhida às centrais térmicas poderia financiar em parte essa actividade, muito mais rentável por ser em quantidade, continua e organizada. O restante financiamento poderia advir com a aplicação de uma pequena taxa sobre o IMI rural.
Isto é que faz sentido, mas os senhores presidentes estão mais interessados em recolher impostos para fazer grandes obras. Tudo aquilo que é para dar trabalho não lhes interessa...
Colocado por: Agonçalves
E esses 700€ são todos os anos?
Colocado por: Agonçalves
E esses 700€ são todos os anos?
Colocado por: Vítor MagalhãesNão sei como está agora, mas há bem pouco tempo a N318 estava assim:
Colocado por: Skinkx
E digo mais, devia haver um plano agro-florestal a limitar a plantação de eucaliptos a zonas mais áridas,
Colocado por: SkinkxOs materiais de construção inflamáveis também não se incendeiam sozinhos, mas em Londres morreram dezenas
Colocado por: Skinkxem Tondela foi o que se sabe
Colocado por: SkinkxA opção que você recomenda é enfiar a cabeça na areia
Colocado por: SkinkxSe olhassem para o eucalipto como pólvora, alguém contestava o facto de termos que preservar uma distância de segurança em qualquer situação? Não, claro que não.
Colocado por: SkinkxTodavia, é uma espécie problemática em contexto de incêndio florestal (bem pior que outras, como árvores para mobiliário, tirando pinho) e tem que ser tratada como tal.
Colocado por: SkinkxEucalipto sim, mas em redor de edifícios
Colocado por: Skinkxe vias não. Onde é que é assim tão inaceitável esta realidade?
Colocado por: SkinkxMas temos que nos convencer que o que aconteceu em 2017 é totalmente inaceitável.
Colocado por: SkinkxSem mas, sem reticências, sem reservas. E como tal não se pode repetir, doa a quem doer.
Colocado por: zeuzaO estado apostou nesta prevenção por incapacidade para fazer numa outra escala, isso sim seria fundamental.
Colocado por: AgonçalvesE esses 700€ são todos os anos?
Colocado por: maria rodriguesPor isso nos parece prematuro determinar que as limpezas de terrenos e floresta devam acontecer até ao dia 15 de Março de cada ano.
Colocado por: clasusMeu amigo,
Já é conhecida a causa do incêndio que destruiu cerca de 150 apartamentos na Grenfell Tower, em Londres. Investigação concluiu o fogo teve início num frigorífico, diz a Polícia Metropolitana.by Observador
O incêndio terá começado numa salamandra, tendo as chamas alastrado a um telhado que continha lã de vidro.by Público
Tem um carro com filtro de partículas? Tenha cuidado que pode incendiar aquando da regeneração. Corte a electricidade de casa, pois pode ter um curto-circuito e a casa arde-lhe.
Hmmm ... diga lá qual é que acha que é mesmo a minha opção?
Eu defendo que deva de haver uma facha de segurança. No entanto, porque é que são os proprietários dos pinhais a levar com a penalização de ter que dar essa facha? Porque é que deixam construir em zonaspotencialmentemais perigosas? Porque é que a pessoa que quer construir naquele local não dá ela essa facha? O terreno é pequeno? Então compre as propriedades à volta. Tem de haver bom senso. As pessoas tem muito a mania de dizer: EU TENHO DIREITOS mas esquecem-se que têm deveres.
Vamos lá ver .... qualquer árvore apesar de não ter como provar (você também não tem como desmentir) é propícia a arder. Vai depender do quão cheio está o terreno. Existem árvores mais resistentes ao fogo? Sim, MAS duvido que resistam às altas temperaturas que estão submetidas aquando de um incêndio.
Já respondi anteriormente.
O Estado é o primeiro a deixar por limpar as fachas ao lado das estradas. E quando limpa nem sempre limpa tudo o que lhe pertence! Comédia!
Totalmente de acordo. Falta de coordenação, sistemas de emergência que apenas o são de nome, etc.
Engraçado que apenas fala dos eucaliptos e dos proprietários. Os incendiários que atrevo-me a dizer que são os responsáveis de mais de 95% dos fogos nem uma palavra. E as pessoas que atiram beatas para o chão? E as que fazem churrascos no meio das serras?
Colocado por: Picareta
Também acho que os terrenos limpos antes de 15 de Março, estarão um matagal no verão.
A melhor altura para limpar os terrenos é em Maio.
Colocado por: Ivo MAcabei de limpar o meu, 700€ por 7.000 m. Custa mas é a nossa obrigação.
Colocado por: Ivo MNão, de dois em dois anos.
Colocado por: SkinkxNão dá para limpar o que se pretende em 2 meses.