Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Planto por vários motivos: por serem árvores resistentes ao fogo (plantei-as em três quintas/terrenos diferentes, todos afectados pelos incêndios do ano passado), com a esperança de que no futuro sirvam como barreira anti-fogo no perímetro desses terrenos; porque as aves gostam muito de nelas fazer ninho, e quanto mais biodiversidade melhor (pratico agricultura biológica); e porque são bonitas, sim ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 622

Colocado por: SkinkxMas acreditar que penas elevadas acabam com os fogos é como acreditar que a pena de morte acabou com o crime violento na América. Dá para entender?

Acabar talvez não acabasse mas reduziria extremamente os incendiários garanto-lhe a 200%. Tenho pena que a pena de morte não seja possível em Portugal já que a prisão não serve para as pessoas aprenderem. Quem sou eu ou existe alguém que pode condenar uma pessoa à morte? Não mas também o assassino não tem esse poder. Bastava alguns exemplos que as pessoas aprendiam. Nos últimos tempos está na moda dar as pessoas como malucas e assim se safam da prisão.
  3.  # 623

Colocado por: clasus
    Acabar talvez não acabasse mas reduziria extremamente os incendiários garanto-lhe a 200%. Tenho pena que a pena de morte não seja possível em Portugal já que a prisão não serve para as pessoas aprenderem. Quem sou eu ou existe alguém que pode condenar uma pessoa à morte? Não mas também o assassino não tem esse poder. Bastava alguns exemplos que as pessoas aprendiam. Nos últimos tempos está na moda dar as pessoas como malucas e assim se safam da prisão.

Eu também não disse que a medida era despropositada. Digo é que é e será sempre insuficiente... e mesmo que acabem com os maldosos, há sempre os negligentes e os malucos por convicção. E desses só uma coisa nos protege, a preparação.
  4.  # 624

Mais de 75% dos casos devem de ser de mão criminosa. Acredito que se a pena de morte fosse aplicada está percentagem passaria a ser residual.
    Certamente que existem os outros casos mas se é um acidente por causa de um churrasco, por exemplo, o incêndio não toma as proporções que os incêndios do ano passado e de outros anos antes tomaram. Ter uma ignição num local é diferente de ter várias e em locais distantes uns dos outros obrigando os meios a serem divididos. Não existindo telefonemas falsos só para afastar os bombeiros, o combate é muito mais forte ao início e ser controlado muito mais depressa. Essas pessoas deviam de ser amarradas às árvores e deixar o incêndio passar.
  5.  # 625

Coitadas das árvores 😁
  6.  # 626

Colocado por: SkinkxMas acreditar que penas elevadas acabam com os fogos é como acreditar que a pena de morte acabou com o crime violento na América.

Se com essa medida se conseguisse diminuir o número de prevaricadores, já era uma conquista.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 627

Sabe-se lá se o que se passou com o Pinhal de Leiria não foi o mesmo no restante território nacional.
    Já vi parte da reportagem e dá raiva estar a ouvir aquilo...
    Concordam com este comentário: clasus
    • eu
    • 13 abril 2018

# 628

Mas será que a reportagem é mesmo séria? Ou será mais um espetáculo televisivo para as audiências?
  8.  # 629

Colocado por: 21papaleguas
    Se com essa medida se conseguisse diminuir o número de prevaricadores, já era uma conquista.

Da mesma maneira que limpar nas imediações de vias de circulação e edifícios é outra conquista.

Terá que ser uma série de medidas, se fosse um único acto isolado a resolver o problema há muito que tal teria sido feito.
  9.  # 630

A reportagem da TVI tem algumas coisas interessantes mas que já não são novidade há dezena de anos.
    Por outro lado alegar que houve uma reunião para incendiar o pinhal de Leiria um mês antes do 15 de Outubro parece-me totalmente absurda. Em Setembro prever que em meados de Outubro iria haver um fenómeno de altas temperaturas e ventos ciclónicos quando o mais provável era começar a chover, estamos a falar em bruxaria.
    • clasus
    • 14 abril 2018 editado

# 631

Acabei de ver a reportagem pois não consegui ver em direito. Isto vem confirmar aquilo que já se sabe mas que muita gente chuta para canto.
    Posso comprovar que não é nada absurdo que os madeireiros e empresas tenham combinado preços. Isso já aconteceu aqui na minha zona entre os madeireiros.

Colocado por: CarvaiPor outro lado alegar que houve uma reunião para incendiar o pinhal de Leiria um mês antes do 15 de Outubro parece-me totalmente absurda.

E as mais de 50 tentativas de começar incêndios? E o empréstimo do outro negociado ainda antes do incêndio? E os potes? As provas estão lá e fáceis de ver. Os proprietários obviamente que vão vender mais barato porque não querem perder mais. O Estado não devia de vender ou a vender só pelo preço justo pois aquela gente faz de propósito para o valor baixar ainda mais. Era bom que a PJ fizesse o seu trabalho e que o Estado tivesse coragem de prender durante 25 anos (há falta de melhor, a pena de morte) os que participaram nisto.
    As pessoas só aprendem com exemplos práticos. Aos pais que aqui andam pergunto se nunca deram literalmente um puxão de orelhas ou uma palmada aos filhos para os ensinar? É uma pergunta retórica pelo que não precisam de responder, apenas reflectir.

Colocado por: Carvaimeados de Outubro iria haver um fenómeno de altas temperaturas e ventos ciclónicos

Se calhar não previam que as temperaturas fossem tão altas mas por acaso vieram. Relativamente ao vento muito dele foi criado com o próprio fogo e o aquecimento de grandes massas de ar e respectivos fenômenos das correntes de circulação desse ar.

Custa-me imenso ver as pessoas a atirar pedras aos donos das propriedades como fossem os verdadeiros e únicos culpados pelos incendios. Existem zonas que podem ser pólvora mas um rastilho nunca se acende sozinho.
  10.  # 632

Afinal agora gastou-se um dinheirão em prevenção e ia acontecer com a mata limpa igual, e pior, já não há mata nenhuma e gasta-se mais. O negócio antes, depois... Afinal morreram pessoas pq a madeira estava toda encomendada e para o ano arde igual...
  11.  # 633

Fogo posto no pinhal de Leiria e em TODO o país ninguém tem dúvidas (excepto os Juízes)....
    Planear um mês antes para a altura em que normalmente chove é estúpido.
    Organizarem-se para comprar mais barato porque havia um excesso de oferta de madeira queimada é normal (talvez pouco ético).
    Aliás o Estado tem vindo a organizar-se em centrais de compras também para comprar mais barato o que retira hipóteses aos pequenos fornecedores. Mas os funcionários gostam mais porque os grandes fornecedores pagam melhores comissões...
  12.  # 634

E o Estado não pode fazer uma venda internacional e trilhar os gajos que esperavam lucrar com o incêndio?

Quer dizer, assim eles ganham sempre, assim os proprietários perdem sempre.

Eu procurava lá fora para despachar a madeira e o mais rapidamente possível. O ICNF que dê corda aos sapatos. E nem que perdesse algum pelo menos ficava sempre de consciência tranquila, porque assim não favorecia quem premeditou estes actos.

E quem provocou os incêndios ficava ainda mais à rasca, porque se antes havia pouca madeira agora não ia buscar nenhuma e para o ano a que há nas matas tem um preço muito maior, que favorece os proprietários e ajuda a investimento nos seus terrenos.

Ou seja, sacrificava um pouco da margem do estado, que basicamente já está em prejuízo sério com este incêndio, em detrimento da introdução de alguma ética e lógica no mercado da madeira queimada.

Perdia hoje mas ganhava amanhã. E com um pouco de sorte, com o preço do pinho novamente em alta, talvez ajudasse um pouco na diversidade das plantações (sim, porque estamos a chegar a um ponto em que o único pinho que existe é o que já está plantado há mais de 15 anos, plantações recentes devem estar ao nível de castanheiro, carvalho e por aí fora).

PS: um dos senhores que disse que não sabia nada disso e que desconhecia tudo isto... ao vê-lo falar fiquei convencido que tudo o que ele disse era a mais pura das mentiras. Ainda por cima tinha um contrato de fornecimento de determinada quantidade de estilha e para estilha qualquer coisa serve, por isso o motivo dele é claro e financeiramente ganha muito mais com a madeira queimada do que com resíduos florestais e a madeira queimada até dá muito mais rendimento que andar a apanhar sobras de cortes.

Não sei se a realidade tem a amplitude que a reportagem quer dar, porque depois de ver aquilo foi mais fogo de vista do que propriamente uma contextualização cabal e demonstrativa dos factos. Mas foram levantados alguns ângulos que me levam a crer que isto foi mesmo verdade, pelo menos em parte.
    Acredito que se tem sido uma Rita Felgueiras a pegar nesta reportagem ela teria ido mais longe e teria trazido mais factos a público.
    • clasus
    • 14 abril 2018 editado

# 635

Colocado por: SkinkxNão sei se a realidade tem a amplitude que a reportagem quer dar, porque depois de ver aquilo foi mais fogo de vista do que propriamente uma contextualização cabal e demonstrativa dos factos.

Concordo com tudo o que disse menos o parágrafo citado. Para mim, ainda existe coisas por descobrir mas acredito que nas próximas semanas mais informações venham ao de cima. Gosto mais do trabalho da jornalista da rtp mas a reportagem está bem feita e sustentada com provas. De facto o outro homem não estava à vontade a responder à jornalista e isso notou-se.
    Vamos lá ver o que o Ministério Público e a PJ vão fazer com estas informações. Isto para além de prejudicar os proprietários privados é também um roubo ao Estado, dado que, não vai buscar tanto imposto como podia ir se a madeira fosse vendida sem ser queimada. Por isso, é de todo o interesse que algo seja feito para acabar com este tipo de situações.
  13.  # 636

Colocado por: clasus
    Concordo com tudo o que disse menos o parágrafo citado. Para mim, ainda existe coisas por descobrir mas acredito que nas próximas semanas mais informações venham ao de cima. Gosto mais do trabalho da jornalista da rtp mas a reportagem está bem feita e sustentada com provas. De facto o outro homem não estava à vontade a responder à jornalista e isso notou-se.
    Vamos lá ver o que o Ministério Público e a PJ vão fazer com estas informações. Isto para além de prejudicar os proprietários privados é também um roubo ao Estado, dado que, não vai buscar tanto imposto como podia ir se a madeira fosse vendida sem ser queimada. Por isso, é de todo o interesse que algo seja feito para acabar com este tipo de situações.

Acho que faltou dar mais suporte factual às acusações que fizeram... houve ali muita insinuação, que até acredito que seja verdade, mas o trabalho de investigação não foi tão profundo quanto poderia.

Ficámos todos a saber a verdade, mas os madeireiros têm margem suficiente para negar tudo.
  14.  # 637

Hoje no Jornal da TVI voltaram a repetir a mesma estória do pinhal de Leiria e não acrescentaram nada. Curiosamente logo de seguida fizeram uma reportagem sobre a situação actual das areas ardidas na mesma altura na zona de Oliveira de Azeméis. E ao entrevistar um madeireiro em plena laboração este queixava-se que tinha a empresa em risco pois com tantos incêndios ficava sem matéria prima para trabalhar em poucos anos.
  15.  # 638

Colocado por: SkinkxEu procurava lá fora para despachar a madeira e o mais rapidamente possível.

Era uma solução, mas ela nem chegava a sair do país, os que a compravam seriam apenas meros intermediários que a revendiam para Portugal
  16.  # 639

Colocado por: euMas será que a reportagem é mesmo séria? Ou será mais um espetáculo televisivo para as audiências?

Curioso como duvida disto e não duvidou da mão criminosa nos incêndios.
  17.  # 640

https://observador.pt/especiais/as-falsas-provas-da-tvi-sobre-o-incendio-da-mata-nacional-de-leiria/
    Afinal não sou só eu a achar a reportagem da TVI uma grande treta.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, eu

0.1602 seg. NEW