Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

Colocado por: enf.magalhaesOs principais são negligência e intencional

Negligencia, intencional e desconhecido...
  2.  # 662

"O relatório da comissão técnica independente designada para analisar os fogos de junho na região Centro refere que 98% das ignições que originam incêndios têm origem humana, mas na sua maior parte por negligência e acidentes"

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-10-12-Relatorio.-Origem-criminosa-dos-incendiose-mito-que-desresponsabilizou-a-sociedade#gs.6U5zqyc

Serve também para responder às questões do Joel.
  3.  # 663

O desconhecido se fosse possivel apurar iam cair a maior parte na negligência e no intencional, na minha opinião.
  4.  # 664

sim, 25% intencionais, mais 30% desconhecidos pq não apanharam ninguém nem vestígios, mas que foram intencionais ou negligentes pq também não há justificação possivel... mais 30% de pessoas que sem querer meteram fogo, mas no fundo não se chatearam muito com isso... deve dar os tais 90 e tal % de fogos postos... causas naturais que tenha sido 5% de toda a área ardida o ano passado, não digo que não seja possível, uma reação química, um vidro ao sol, sei lá... mas isso são peanuts e mesmo que existissem como são esporádicas, facilmente seriam apagados...

Arde porque tem de arder... e ponto final, arranjem lá as politicas que arranjarem vai continuar a arder igual...
  5.  # 665

Colocado por: GT_racingArde porque tem de arder... e ponto final,

Porque é que tem que arder?
  6.  # 666

Pq se arder não tem de se limpar para quem não tem condições de o fazer, pq se arder quem compra compra mais barato, pq se arder tem de vender no prazo de x tempo... pq se arder... vende-se pó, extintores, fatos, emprega-se gente, faz-se noticias, vendem-se caixões, fazem-se funerais..... pq se arder, não há aulas, recebe-se indemnizações, seguros,.... renova-se instalações com dinheiros xpto, vem pessoas ver o incendio, e depois de ardido vêm ver o que ardeu, movimenta turismo,etc etc... sei lá, é tanta coisa... parece os 173 jogos do benfica, têm aí muito pra investigar....
  7.  # 667

GT não tinha interpretado a frase da maneira correcta. Dado que aqui só se lê, por vezes, falta ouvir/ver a maneira como as pessoas dizem as coisas para se perceber correctamente o sentido.
  8.  # 668

Há 2 dias contratei pessoal para limpar um terreno de 1500 m2, com imenso matagal (já tinha cerca de 1 metro de altura o mato) e com cerca de 30 árvores dispersas pelo meio.

Paguei 45 euros e o resultado final ficou impecável. Todo o mato arrancado pela raíz. Muito longe dos 500/600/700 euros que se fala na comunicação social (e neste tópico também). Zona da grande Lisboa.
  9.  # 669

Colocado por: marcoaraujoTodo o mato arrancado pela raíz.

Tem a certeza? A definição que tem de 'arrancado' é certamente diferente da minha.
  10.  # 670

Colocado por: clasus
    Tem a certeza? A definição que tem de 'arrancado' é certamente diferente da minha.

Sim, tenho a certeza.
    Agora ficou lá pousado, a secar. Dentro de duas semanas junto tudo em meia duzia de montinhos e faço a tipica queimada.
    •  
      aacc
    • 4 maio 2018

# 671

Faça, faça a "típica queimada". Pode ser que apanhe a típica traulitada
  11.  # 672

Colocado por: aaccFaça, faça a "típica queimada". Pode ser que apanhe a típica traulitada

muita gente usa erradamente o termo queimada o que o marco provavelmente queria dizer era fogueira.
  12.  # 673

«Queima», o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados;
    «Queimadas», o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados mas não amontoados;

2 - A realização de queimadas só é permitida após autorização do município ou da freguesia, nos termos da lei que estabelece o quadro de transferência de competências para as autarquias locais, na presença de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.

O que quer fazer é uma queima. Cuidado que poderá ser necessário pedir uma licença para o fazer. Caso não a peça e esta seja necessária pode levar uma multa.

Colocado por: marcoaraujo
    Sim, tenho a certeza.

Wow... Esse trabalho deve ter sido escravatura. Atendendo ao estado do terreno que apresentou tenho pena das pessoas que lá andaram e só cobraram isso.
  13.  # 674

Colocado por: marcoaraujoPaguei 45 euros e o resultado final ficou impecável.

Esse pessoal não ganha nem para comer.
    Concordam com este comentário: clasus, eu, dedao
  14.  # 675

Colocado por: PicaretaEsse pessoal não ganha nem para comer.

sendo o terreno plano e por apenas 45€, certamente que se usou um tractor para fazer a limpeza, na minha zona levam 30€ à hora, pelo que em hora e meia devem ter feito o serviço

quando a limpeza é feita em encostas, onde o tractor não chega, tem que se recorrer a mais homens com roçadoras, o que torna a limpeza mais cara.
  15.  # 676

Colocado por: clasus«Queima», o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados;
    «Queimadas», o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados mas não amontoados;

O que quer fazer é uma queima. Cuidado que poderá ser necessário pedir uma licença para o fazer. Caso não a peça e esta seja necessária pode levar uma multa.

Wow... Esse trabalho deve ter sido escravatura. Atendendo ao estado do terreno que apresentou tenho pena das pessoas que lá andaram e só cobraram isso.

Não é necessário licença para efectuar queimas.
  16.  # 677

Colocado por: pauloagsantoscertamente que se usou um tractor

Colocado por: marcoaraujoTodo o mato arrancado pela raíz.

Ele diz que não... Duvido que andassem a arrancar mato pela raiz! A ser assim como ele diz parece que foi escravatura tendo em conta o valor pago.

Colocado por: ApostadorNão é necessário licença para efectuar queimas.

Isso é na sua zona. Na minha obrigam a comunicar previamente (5 dias antes).se for apanhado sem o papel carimbado pela CM vai ter problemas.
  17.  # 678

Colocado por: pauloagsantossendo o terreno plano e por apenas 45€, certamente que se usou um tractor para fazer a limpeza, na minha zona levam 30€ à hora, pelo que em hora e meia devem ter feito o serviço

Acertou em cheio em tudo.
    Mas mesmo homens com roçadoras e motoenxadas, acho os preços que se houvem na comunicação social e no forum um abuso. Fala-se de 500 euros para cima por 1000 m2.
  18.  # 679

Colocado por: marcoaraujoAcertou em cheio em tudo.

Então você acha que foi mesmo arrancado? Eles usaram cadeados e isso tritura o mato contando-o ao nível do solo.
    Arrancado pela raiz disse ele ... LOL
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 680

Colocado por: clasus
    Então você acha que foi mesmo arrancado? Eles usaram cadeados e isso tritura o mato contando-o ao nível do solo.
    Arrancado pela raiz disse ele ... LOL
    Concordam com este comentário:eu

Foi mesmo pela raíz. Este fim-de-semana foram lá dois homens e com os ancinhos em menos de duas horas juntaram tudo em 3 montes. Só ficou terra à vista no lugar onde estava o mato.

0.1515 seg. NEW