Colocado por: Picareta
!!!!!!! .... se não dá para limpar até final de Maio, como é que é possível limpar até 15 de Março?
Colocado por: ThingsHappenAlgo me diz que gente com a mesma noção escreveu esta lei.
Colocado por: ThingsHappenNuma sessão de esclarecimento organizada pela junta de freguesia onde tenho casa foram imensas as pessoas que afirmaram não ter possibilidades para limpar os matos. Principalmente pessoas idosas.
Reparo que algumas pessoas aqui estão distantes de ter alguma noção do problema.
Há propriedades que nem dadas...ninguém as quer.
Terrenos com declives acentuados, muita pedra, terra pobrissima...
Depois perguntam "porquê os eucaliptos?". É a única coisa que cresce suficientemente rápido para financiar a limpeza decente...
Ora...se meter outra espécie, não chega para a limpeza... vêm o problema?
Se nem para a limpeza chega... então vou leiloar os meus, a começar em 1€.
Comparar herdar terrenos perdidos onde Judas perdeu as botas com herdar apartamentos de luxo... Podem ficar com os meus...mas olhem que é para ter tudo limpinho como manda a lei da sapatilha! Por isso é bom que tenham um bom emprego, como um salário agradável, porque o condomínio lá do apartamento de luxo vai parecer um mimo depois das contas das limpezas! ;)
Ou então, depois de terem a vossa vida feita numa ponta do país, é passarem os fins de semana é férias a roçar mato no Portugal profundo! Um sonho!
Algo me diz que gente com a mesma noção escreveu esta lei.
Como vou mantendo os meus sob controlo, apesar de não na limpeza a que agora a lei obriga, sei muito bem que no final do verão terei tudo ontem vez em mato.
Na sessão de esclarecimento estava a GNR, a quem a dada altura perguntaram sobre como irão proceder com a mata do Estado, ao que responderam que o Estado não se pode multar a ele próprio. Lindo este país às vezes...
Colocado por: Skinkx
O lixo que é acumulado nos baldios é muito diferente do lixo que acumula nos eucaliptais.
E aquilo que que é mandatório limpar é nas zonas de casas e estradas... também vão alegar desconhecimento dos terrenos?
Eu acho isto de um cinismo atroz, as pessoas não querem ter trabalho, então toca de meter pra lá eucaliptos. Mas depois, na hora de limpar, ninguém quer ter despesa... eu tenho terrenos na família que estão em pousio desde que me lembro e a limpeza é uma capinadeira e 15 minutos... se fosse eucalipto, demorava muito mais e o lixo era muito pior.
Quem quer ter eucaliptos tem que limpar. Simples, fácil e prático. E por mim bem que podiam acabar com eles. Há muito sítio onde hoje está eucalipto onde durante décadas não houve lá nada, nunca nada lá foi plantado e nunca nada tinha ardido.
Lembrem-se que as limpezas estão circunscritas a zonas específicas, ninguém está a ordenar para limpar serras inteiras.
Colocado por: ThingsHappen
A mim vai-me ficar em cerca de 1600€...quem é que pode andar a pagar isto com alguma frequência sem tirar nada/quase nada?
Só nas zonas especificadas e sem cumprir com muito rigor a regra absurda das distâncias entre copas.
Tenho alguma área na faixa de 10m da estrada, mas principalmente em dois terrenos muito agressivos com, adivinhe-se, uma casa lá enfiada no meio. Num deles até não está mal limpo porque o dono fez-me o favor de, há um par de anos, fazer uma fogueira para queimar produtos de oficina em pleno setembro, e ir ao supermercado com aquilo a arder. Perdi uma plantação quase completa, num terreno que estava relativamente limpo e todas as distâncias de acordo com a lei. A casa nem chamuscou. Em tribunal (processo do ministério público, não meu) vê-se que o dono não tem possibilidades de ressarcir ninguém...por isso...azar.
É esta a realidade.
Alguém que tem um bocado de terra e quer, pelo menos, tirar algum rendimento dela, não consegue. Não há seguros que cubram plantações de árvore nenhuma...nada. Vai dando para limpezas... Ou não.
É como digo...mais vale entregar as bouças...só não há quem as queira!
Cinismo é achar que estas medidas fazem o mínimo de diferença num fogo...
Colocado por: master_chiefA culpa é do eucalipto... não é de admirar... é o unico que é mais facil acusar
haahahahhaah
Tá visto que a maioria aqui é gente de cidade que nada sabe de campo
PS: vou só ali pagar o IMI do terreno que não me dá lucro nenhum
Colocado por: SkinkxVocê não percebe nem quer perceber.
Incêndios, faíscas, pequenas chamas... vão sempre surgir em todo e mais algum contexto.
A única coisa que o ser humano pode garantir é que a sua casa e a envolvente que a rodeiam não são um paiol.
Colocado por: SkinkxQuem já viu um fogo grande a arder percebe que ele não pára de arder
Colocado por: Skinkxo home que o domina quando ele simplesmente já não tem mais por onde arder
Colocado por: SkinkxSe esta treta do governo pelo menos servir para mudar algumas mentalidades, pelo menos resolvendo esta proximidade floresta/parque habitacional, nem tudo está perdido.
Colocado por: ThingsHappenTenho alguma área na faixa de 10m da estrada, mas principalmente em dois terrenos muito agressivos com, adivinhe-se, uma casa lá enfiada no meio.
Colocado por: SkinkxQualquer um de nós percebe que é totalmente diferente viver ao lado um olival com um pé a cada 5 metros de viver paredes meias com um eucaliptal que tem árvores a cada 2 metros e que depois de ser cortada ainda vai rebentar cada toiça em mais 3 arrancos.
Colocado por: ramos1999O que eu antevejo é que o pessoal queixa-se que o eucalipto e pinho fazem muitos incêndios mas na hora de comprar "gostam" dos 35 a 40 euros o m3,,quando o pessoal começar a semear laranjeiras na vez de eucaliptos depois vamos ver uns quantos compradores de pellets e lenha meio aziados com os preços a disparar,,os meus pais tinham 3 hetares de terreno de eucalipto e agora nem eucalipto nem nada vão plantar tal como muitos!
enquanto ouver incendiaros ate as laranjeiras vão arder igual!
Colocado por: SkinkxPor vezes os vizinhos não vendem e puxam o preço sabendo que é para o dono da casa.
E uma habitação ainda é uma estrutura mais importante que meia-dúzia de árvores. Mas aceito que é um equilíbrio complicado em zonas onde as árvores são pré-existentes.
Mas clasus, nessas zonas basta quando chegar a altura do abate do eucaliptal, fazer a rotação por outra cultura, aqueles 50 metros levam outras árvores, de crescimento mais lento e mais resilientes ao fogo, só isso, e só naqueles 50 metros.
E sejamos sinceros, as silvas ardem e também alastram o fogo, mas não têm o mesmo potencial destrutivo de árvores, porque não têm o mesmo poder calorífico. Até porque com silvas, e aí dou-lhe razão, os donos das habitaçoes confrontantes podem ser pró-activos e ir lá limpa-las anualmente, até por auto-protecção. Mas ninguém vai andar a roçar mato alheio.
Colocado por: SkinkxPor vezes os vizinhos não vendem e puxam o preço sabendo que é para o dono da casa.
Colocado por: Skinkxquando chegar a altura do abate do eucaliptal
Colocado por: Skinkxaqueles 50 metros levam outras árvores
Colocado por: Skinkxoutras árvores, de crescimento mais lento e mais resilientes ao fogo, só isso,
Colocado por: SkinkxAté porque com silvas, e aí dou-lhe razão, os donos das habitaçoes confrontantes podem ser pró-activos e ir lá limpa-las anualmente, até por auto-protecção. Mas ninguém vai andar a roçar mato alheio.
Colocado por: SkinkxMas o lucro do abate dos eucaliptos é do proprietários, por isso o ónus da limpeza também.
Colocado por: SkinkxE vou dizer mais, se alguém abatesse um eucaliptal paredes meias com casa minha e fosse lá meter eucaliptos de novo, ia lá de noite e partia tudo o que estivesse eprto de casa.