Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Picareta
    !!!!!!! .... se não dá para limpar até final de Maio, como é que é possível limpar até 15 de Março?

Pois, por isso é que isto é só politiquice.

Você, sendo de Pombal, de certeza que vê o que rodeia as nacionais aí na zona. Em 2 meses não limpavam todos os 50 metros em redor de todas as casas e de todas as estradas mais importante... só no concelho de Pombal.

O que eu tenho dito não tem que ver com a patetice do governo, é uma firme convicção minha que temos que ser nós a mudar. Se esta treta do governo pelo menos servir para mudar algumas mentalidades, pelo menos resolvendo esta proximidade floresta/parque habitacional, nem tudo está perdido.

Eu respeito a propriedade e o direito ao rendimento agrícola, mas há zonas particularmente sensíveis onde a pirâmide de prioridades é alterada e as árvores são
  2.  # 62

PS: não dá se estivermos à espera de equipas do estado ou da câmara, cada um pode fazer o que tem que ser feito naquilo que é seu.
  3.  # 63

Numa sessão de esclarecimento organizada pela junta de freguesia onde tenho casa foram imensas as pessoas que afirmaram não ter possibilidades para limpar os matos. Principalmente pessoas idosas.

Reparo que algumas pessoas aqui estão distantes de ter alguma noção do problema.
    Há propriedades que nem dadas...ninguém as quer.
    Terrenos com declives acentuados, muita pedra, terra pobrissima...
    Depois perguntam "porquê os eucaliptos?". É a única coisa que cresce suficientemente rápido para financiar a limpeza decente...
    Ora...se meter outra espécie, não chega para a limpeza... vêm o problema?
    Se nem para a limpeza chega... então vou leiloar os meus, a começar em 1€.

Comparar herdar terrenos perdidos onde Judas perdeu as botas com herdar apartamentos de luxo... Podem ficar com os meus...mas olhem que é para ter tudo limpinho como manda a lei da sapatilha! Por isso é bom que tenham um bom emprego, como um salário agradável, porque o condomínio lá do apartamento de luxo vai parecer um mimo depois das contas das limpezas! ;)
    Ou então, depois de terem a vossa vida feita numa ponta do país, é passarem os fins de semana é férias a roçar mato no Portugal profundo! Um sonho!

Algo me diz que gente com a mesma noção escreveu esta lei.

Como vou mantendo os meus sob controlo, apesar de não na limpeza a que agora a lei obriga, sei muito bem que no final do verão terei tudo ontem vez em mato.

Na sessão de esclarecimento estava a GNR, a quem a dada altura perguntaram sobre como irão proceder com a mata do Estado, ao que responderam que o Estado não se pode multar a ele próprio. Lindo este país às vezes...
    Concordam com este comentário: Alexluxx, treker666, nsd, LuisPereira
  4.  # 64

Colocado por: ThingsHappenAlgo me diz que gente com a mesma noção escreveu esta lei.

Serei mais peremptória: quem pensou e mandou escrever esta lei está a anos-luz de conhecer o nosso Portugal!
    Aliás está para se conhecer (nascer) um ministro da Agricultura (agora também chamado da Agricultura e Florestas), que saiba o que quer que seja sobre agricultura, pecuária, florestas, etc. Só um ignorante determinaria uma data fixa para limpar terrenos e florestas. Tratando-se de matagais e silvados, então, nem se fala.
    Mais depressa - quem tiver dinheiro e forças para o fazer - haverá gente a deitar monda química nos terrenos, contaminando o que ainda estiver intacto.
    Outro pormenor: tratando-se de limpeza das matas, sabem os entendidos que as roçadoiras levam à frente, no meio do mato, qualquer planta autóctone, quer sejam carvalhos, carrascos, giestas e outros, em crescença, que fazem (ou faziam?) parte de muitas espécies vegetais do nosso país.
    E, sim, passar férias a roçar mato e a cortar lenha queimada e farruscada, em terrenos inclinados e irregulares, dá cabo dos rins e mói o corpo.

E depois da AT nos lembrar "amavelmente" que temos de limpar os terrenos até 15 de Março - o folheto é um primor, até manda cortar as árvores que estejam a menos de 50 ou 100 metros dos aglomerados populacionais, sem especificar quais (quem é que não percebe nada da poda, quem é?) -, está também a "informar-nos" que a GNR nos baterá à porta para a cobrança das multas pois já sabe onde encontrar-nos.
  5.  # 65

Colocado por: ThingsHappenNuma sessão de esclarecimento organizada pela junta de freguesia onde tenho casa foram imensas as pessoas que afirmaram não ter possibilidades para limpar os matos. Principalmente pessoas idosas.

Reparo que algumas pessoas aqui estão distantes de ter alguma noção do problema.
    Há propriedades que nem dadas...ninguém as quer.
    Terrenos com declives acentuados, muita pedra, terra pobrissima...
    Depois perguntam "porquê os eucaliptos?". É a única coisa que cresce suficientemente rápido para financiar a limpeza decente...
    Ora...se meter outra espécie, não chega para a limpeza... vêm o problema?
    Se nem para a limpeza chega... então vou leiloar os meus, a começar em 1€.

Comparar herdar terrenos perdidos onde Judas perdeu as botas com herdar apartamentos de luxo... Podem ficar com os meus...mas olhem que é para ter tudo limpinho como manda a lei da sapatilha! Por isso é bom que tenham um bom emprego, como um salário agradável, porque o condomínio lá do apartamento de luxo vai parecer um mimo depois das contas das limpezas! ;)
    Ou então, depois de terem a vossa vida feita numa ponta do país, é passarem os fins de semana é férias a roçar mato no Portugal profundo! Um sonho!

Algo me diz que gente com a mesma noção escreveu esta lei.

Como vou mantendo os meus sob controlo, apesar de não na limpeza a que agora a lei obriga, sei muito bem que no final do verão terei tudo ontem vez em mato.

Na sessão de esclarecimento estava a GNR, a quem a dada altura perguntaram sobre como irão proceder com a mata do Estado, ao que responderam que o Estado não se pode multar a ele próprio. Lindo este país às vezes...

O lixo que é acumulado nos baldios é muito diferente do lixo que acumula nos eucaliptais.

E aquilo que que é mandatório limpar é nas zonas de casas e estradas... também vão alegar desconhecimento dos terrenos?

Eu acho isto de um cinismo atroz, as pessoas não querem ter trabalho, então toca de meter pra lá eucaliptos. Mas depois, na hora de limpar, ninguém quer ter despesa... eu tenho terrenos na família que estão em pousio desde que me lembro e a limpeza é uma capinadeira e 15 minutos... se fosse eucalipto, demorava muito mais e o lixo era muito pior.

Quem quer ter eucaliptos tem que limpar. Simples, fácil e prático. E por mim bem que podiam acabar com eles. Há muito sítio onde hoje está eucalipto onde durante décadas não houve lá nada, nunca nada lá foi plantado e nunca nada tinha ardido.

Lembrem-se que as limpezas estão circunscritas a zonas específicas, ninguém está a ordenar para limpar serras inteiras.
  6.  # 66

Colocado por: Skinkx

O lixo que é acumulado nos baldios é muito diferente do lixo que acumula nos eucaliptais.

E aquilo que que é mandatório limpar é nas zonas de casas e estradas... também vão alegar desconhecimento dos terrenos?

Eu acho isto de um cinismo atroz, as pessoas não querem ter trabalho, então toca de meter pra lá eucaliptos. Mas depois, na hora de limpar, ninguém quer ter despesa... eu tenho terrenos na família que estão em pousio desde que me lembro e a limpeza é uma capinadeira e 15 minutos... se fosse eucalipto, demorava muito mais e o lixo era muito pior.

Quem quer ter eucaliptos tem que limpar. Simples, fácil e prático. E por mim bem que podiam acabar com eles. Há muito sítio onde hoje está eucalipto onde durante décadas não houve lá nada, nunca nada lá foi plantado e nunca nada tinha ardido.

Lembrem-se que as limpezas estão circunscritas a zonas específicas, ninguém está a ordenar para limpar serras inteiras.

A mim vai-me ficar em cerca de 1600€...quem é que pode andar a pagar isto com alguma frequência sem tirar nada/quase nada?

Só nas zonas especificadas e sem cumprir com muito rigor a regra absurda das distâncias entre copas.

Tenho alguma área na faixa de 10m da estrada, mas principalmente em dois terrenos muito agressivos com, adivinhe-se, uma casa lá enfiada no meio. Num deles até não está mal limpo porque o dono fez-me o favor de, há um par de anos, fazer uma fogueira para queimar produtos de oficina em pleno setembro, e ir ao supermercado com aquilo a arder. Perdi uma plantação quase completa, num terreno que estava relativamente limpo e todas as distâncias de acordo com a lei. A casa nem chamuscou. Em tribunal (processo do ministério público, não meu) vê-se que o dono não tem possibilidades de ressarcir ninguém...por isso...azar.

É esta a realidade.

Alguém que tem um bocado de terra e quer, pelo menos, tirar algum rendimento dela, não consegue. Não há seguros que cubram plantações de árvore nenhuma...nada. Vai dando para limpezas... Ou não.

É como digo...mais vale entregar as bouças...só não há quem as queira!

Cinismo é achar que estas medidas fazem o mínimo de diferença num fogo...
    Concordam com este comentário: Alexluxx, treker666
  7.  # 67

Colocado por: ThingsHappen

A mim vai-me ficar em cerca de 1600€...quem é que pode andar a pagar isto com alguma frequência sem tirar nada/quase nada?

Só nas zonas especificadas e sem cumprir com muito rigor a regra absurda das distâncias entre copas.

Tenho alguma área na faixa de 10m da estrada, mas principalmente em dois terrenos muito agressivos com, adivinhe-se, uma casa lá enfiada no meio. Num deles até não está mal limpo porque o dono fez-me o favor de, há um par de anos, fazer uma fogueira para queimar produtos de oficina em pleno setembro, e ir ao supermercado com aquilo a arder. Perdi uma plantação quase completa, num terreno que estava relativamente limpo e todas as distâncias de acordo com a lei. A casa nem chamuscou. Em tribunal (processo do ministério público, não meu) vê-se que o dono não tem possibilidades de ressarcir ninguém...por isso...azar.

É esta a realidade.

Alguém que tem um bocado de terra e quer, pelo menos, tirar algum rendimento dela, não consegue. Não há seguros que cubram plantações de árvore nenhuma...nada. Vai dando para limpezas... Ou não.

É como digo...mais vale entregar as bouças...só não há quem as queira!

Cinismo é achar que estas medidas fazem o mínimo de diferença num fogo...

Eu percebo isso e há responsabilidades das duas partes, não sou imune a esse tipo de situação, até porque há zonas florestais que foram invadidas por habitações que nem sequer licenciadas estão, pelo que até fica por estabelecer os reais direitos de tais edifícios.

Acho no entanto que seria mais fácil que em zonas de estradas e parques habitacionais as espécies aí plantadas fossem efectivamente diferentes e com um compasso maior.

Qualquer um de nós percebe que é totalmente diferente viver ao lado um olival com um pé a cada 5 metros de viver paredes meias com um eucaliptal que tem árvores a cada 2 metros e que depois de ser cortada ainda vai rebentar cada toiça em mais 3 arrancos.

Fazer a gestão do combustível não faz diferença nenhuma em termos de área ardida, medida em hectares. Mas faz toda a diferença em termos de danos materiais em edifícios e até de vidas humanas.

E há sempre quem queira os terrenos, nem que seja para replantar em maior dimensão. Esse é o mais falso argumento de sempre... as pessoas podem é não vender por aquilo que pensavam, mas também nunca pagavam pelo terreno o mesmo dinheiro que muitas vezes pedem... anda tudo ao mesmo.
  8.  # 68

O meu avô andou a plantar hectares e hectares de eucaliptos, desde a zona da Bairrada até à Aguieira e Lousã. A esmagadora maioria desses terrenos não tinha lá nada, eram zonas de montes abandonados, que não davam rendimento mas também não davam despesa.

As pessoas plantaram lá eucaliptos, encheram tudo dessa praga, e agora queixam-se que os terrenos são inacessíveis e que as máquinas não conseguem lá chegar para limpar... ora, que eu saiba, os eucaliptos não foram lá parar sozinhos. Se as máquinas não chegam lá agora, também não chegavam antigamente.

O eucalipto não tem culpa nenhuma, mas é o espelho fiel de Portugal, desculpas esfarrapadas, lucro imediatista e fácil, perspectiva de rendimento sem qualquer tipo de ónus ou encargos.
  9.  # 69

A culpa é do eucalipto... não é de admirar... é o unico que é mais facil acusar
    haahahahhaah

Tá visto que a maioria aqui é gente de cidade que nada sabe de campo

PS: vou só ali pagar o IMI do terreno que não me dá lucro nenhum
    • Skinkx
    • 22 fevereiro 2018 editado

# 70

Colocado por: master_chiefA culpa é do eucalipto... não é de admirar... é o unico que é mais facil acusar
    haahahahhaah

Tá visto que a maioria aqui é gente de cidade que nada sabe de campo

PS: vou só ali pagar o IMI do terreno que não me dá lucro nenhum

As pessoas se parassem para pensar antes de dizer asneiras às vezes faziam melhor figura...

Quantas e quantas pessoas morreram o ano passado em terrenos que eram de outras espécies que não eucaliptos e pinheiros? Quantas e quantas morreram em habitações e vias de circulação marginadas por florestas de exploração intensiva? Basta olhar e pensar.

Obviamente que a culpa não é do eucalipto, é de quem provoca os incêndios e de quem os tem/planta em locais inadequados e sem as mínimas condições de segurança para terceiros.

Eu por mim até era fácil, ninguém era obrigado a limpar nada, bastava responsabilizar-se criminalmente todos os proprietários cujas árvores contribuam para causar ou provocar danos a pessoas ou bens. A começar pelos donos dos eucaliptos em Pedrógão, por exemplo.

Estou-me a marimbar para o que pagam de IMI dos terrenos, porque basicamente é uma ninharia, míseros euros por hectares de área rústica. Querem ter eucaliptos, têm responsabilidades inerentes, simples. Aliás, todos os proprietários de árvores as têm e está na altura de começar a assumir isso.

Os terrenos podem e devem servir para o lucro... em segurança. Quem tem outras culturas também não pode usar os químicos que quer, por exemplo. Tudo tem regras e as florestas também as têm.
    • Skinkx
    • 22 fevereiro 2018 editado

# 71

Que fique claro, essa treta de serem das cidades ou do campo e não terem visão é só para enganar.

Sou da aldeia, vivo na aldeia, tenho terrenos na aldeia, sou proprietário e herdeiros de eucaliptos, que têm um excelente uso como lenha.

Mas também tenho um bocadinho de consciência da vergonha que é a nossa floresta. E de que está na altura de cada um começar a ter mais cuidado com o que é seu, para segurança de todos.
  10.  # 72

Colocado por: SkinkxVocê não percebe nem quer perceber.

Incêndios, faíscas, pequenas chamas... vão sempre surgir em todo e mais algum contexto.

A única coisa que o ser humano pode garantir é que a sua casa e a envolvente que a rodeiam não são um paiol.

Você também está simplesmente a atacar os proprietários e os eucaliptos sem querer saber de mais nada. A culpa nasce muito antes disso, pois são as CMs que autorizam construir em zonas potencialmente perigosas. Também como disse, não interessa a árvore que está plantada de não houver uma correcta plantação. Se for plantado de forma densa, dada a temperatura que se faz sentir nos incêndios é como diz,
    Colocado por: SkinkxQuem já viu um fogo grande a arder percebe que ele não pára de arder

Colocado por: Skinkxo home que o domina quando ele simplesmente já não tem mais por onde arder

Colocado por: SkinkxSe esta treta do governo pelo menos servir para mudar algumas mentalidades, pelo menos resolvendo esta proximidade floresta/parque habitacional, nem tudo está perdido.

SEM DESCURAR das OBRIGAÇÕES dos proprietários, isto apenas vai prejudicar os proprietários das plantações. Como disse anteriormente as pessoas gostam de gritar que têm direitos mas no que toca aos deveres já é outra coisa!
    Lembro-me de ver no ano passado na TV em directo um grupo de pessoas que estavam a ver o fogo chegar perto das habitações. Paredes meia com essas habitações estava um monte de silvas e e possivelmente mato mas ninguém se dignou a lá ir tentar limpar um pouco aquilo. Só quando o problema nos bate à porta é que gritamos "Acudam-me!". Como disse e bem, é necessário mudar mentalidades mas não só as que dão mais jeito.

Colocado por: ThingsHappenTenho alguma área na faixa de 10m da estrada, mas principalmente em dois terrenos muito agressivos com, adivinhe-se, uma casa lá enfiada no meio.

Irony mode ON
    A culpa é sua. Quem o mandou comprar o pinhal ou herdá-lo antes de ter a casa lá construída? Agora faça o favor de cortar todas as árvores, pagar os impostos e não tirar nenhum lucro.
    Irony mode OFF

Colocado por: SkinkxQualquer um de nós percebe que é totalmente diferente viver ao lado um olival com um pé a cada 5 metros de viver paredes meias com um eucaliptal que tem árvores a cada 2 metros e que depois de ser cortada ainda vai rebentar cada toiça em mais 3 arrancos.

Então porque é que não pensam nisso antes de construir? E se realmente querem construir naquele local porque é que não compram as propriedades vizinhas para fazer a facha de segurança sem qualquer árvore (para não correr nenhum risco)?
  11.  # 73

se alguem quiser doar os terrenos porque da muita despesa e trabalho, estou receptivo.....

fica a dica...
    Concordam com este comentário: Skinkx, Marcopom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx
  12.  # 74

Por vezes os vizinhos não vendem e puxam o preço sabendo que é para o dono da casa.

E uma habitação ainda é uma estrutura mais importante que meia-dúzia de árvores. Mas aceito que é um equilíbrio complicado em zonas onde as árvores são pré-existentes.

Mas clasus, nessas zonas basta quando chegar a altura do abate do eucaliptal, fazer a rotação por outra cultura, aqueles 50 metros levam outras árvores, de crescimento mais lento e mais resilientes ao fogo, só isso, e só naqueles 50 metros.

E sejamos sinceros, as silvas ardem e também alastram o fogo, mas não têm o mesmo potencial destrutivo de árvores, porque não têm o mesmo poder calorífico. Até porque com silvas, e aí dou-lhe razão, os donos das habitaçoes confrontantes podem ser pró-activos e ir lá limpa-las anualmente, até por auto-protecção. Mas ninguém vai andar a roçar mato alheio.
  13.  # 75

Até vou dizer mais, clasus, herdei um eucaliptal que já o era antes de lá ser implantada uma serração confinante e edifícios de habitação. Neste momento, tenho árvores a 3 metros do edifício, apesar da serração ter talvez alguns 50 metros. E sei que o dono é chato e gosta de mandar bocas e que as árvores são bastante anteriores aos edifícios dele, mas estou "mortinho" por tirar de lá aquilo, limpar o terreno e meter lá outra coisa qualquer.

Se fosse na serra, a quilómetros de casas, estava a marimbar-me. Para mim, a grande diferença é esta: pelo menos nestas zonas temos que começar a ser mais escrupulosos e a fazer o que já era de lei há anos.
  14.  # 76

Colocado por: ramos1999O que eu antevejo é que o pessoal queixa-se que o eucalipto e pinho fazem muitos incêndios mas na hora de comprar "gostam" dos 35 a 40 euros o m3,,quando o pessoal começar a semear laranjeiras na vez de eucaliptos depois vamos ver uns quantos compradores de pellets e lenha meio aziados com os preços a disparar,,os meus pais tinham 3 hetares de terreno de eucalipto e agora nem eucalipto nem nada vão plantar tal como muitos!
    enquanto ouver incendiaros ate as laranjeiras vão arder igual!

Não é preciso plantar eucalipto.
    Onde antes havia uma árvore, agora vão rebentar 4 ou 5, por isso antevê-se uma selva pegada nos terrenos que não forem limpos e eucaliptais que não forem cuidados.. não?
    • ptuga
    • 22 fevereiro 2018

# 77

Só para relembrar que as faixas de gestão de combustível de 10m em redor das estradas não são competência dos Proprietários, mas sim das CM ou da entidade gestora da via. E já agora existe essa obrigatoriedade da entidade responsável mas não é em todas as vias mas sim nas estipuladas no Plano municipal de defesa da Floresta Contra Incêndios.
  15.  # 78

Colocado por: SkinkxPor vezes os vizinhos não vendem e puxam o preço sabendo que é para o dono da casa.

E uma habitação ainda é uma estrutura mais importante que meia-dúzia de árvores. Mas aceito que é um equilíbrio complicado em zonas onde as árvores são pré-existentes.

Mas clasus, nessas zonas basta quando chegar a altura do abate do eucaliptal, fazer a rotação por outra cultura, aqueles 50 metros levam outras árvores, de crescimento mais lento e mais resilientes ao fogo, só isso, e só naqueles 50 metros.

E sejamos sinceros, as silvas ardem e também alastram o fogo, mas não têm o mesmo potencial destrutivo de árvores, porque não têm o mesmo poder calorífico. Até porque com silvas, e aí dou-lhe razão, os donos das habitaçoes confrontantes podem ser pró-activos e ir lá limpa-las anualmente, até por auto-protecção. Mas ninguém vai andar a roçar mato alheio.

Já está finalmente a perceber o meu ponto de vista e os meus argumentos tal como eu concordo com algumas coisas que diz. No entanto,
    Colocado por: SkinkxPor vezes os vizinhos não vendem e puxam o preço sabendo que é para o dono da casa.

Será que chegam a falar com os proprietários? Quase de certeza que não!

Colocado por: Skinkxquando chegar a altura do abate do eucaliptal

Demora em média 10 anos.

Colocado por: Skinkxaqueles 50 metros levam outras árvores

Por vezes nem 50 metros têm.
    Colocado por: Skinkxoutras árvores, de crescimento mais lento e mais resilientes ao fogo, só isso,

Se o eucalipto é uma árvore de crescimento rápido e demora 10 anos a dar lucro, quantos anos seria necessário para uma pessoa ter lucro com outra árvore? Se você puder colocar o seu dinheiro a render e dar bom lucro em 2 anos vai fazer uma aplicação em que o dinheiro tem que ficar retido 10 anos?

Colocado por: SkinkxAté porque com silvas, e aí dou-lhe razão, os donos das habitaçoes confrontantes podem ser pró-activos e ir lá limpa-las anualmente, até por auto-protecção. Mas ninguém vai andar a roçar mato alheio.

Exacto! Mas também se limparem um pouco de mato, não lhes cai as calças nem são menos que os outros por o fazerem!
  16.  # 79

Mas o lucro do abate dos eucaliptos é do proprietários, por isso o ónus da limpeza também.

Sempre ouvi dizer e aplica-se na perfeição. "quem quer a carne, que lhe roa os ossos"!

E vou dizer mais, se alguém abatesse um eucaliptal paredes meias com casa minha e fosse lá meter eucaliptos de novo, ia lá de noite e partia tudo o que estivesse eprto de casa. E aconselhava a fazerem o mesmo ao que é meu, se por acaso eu fizesse o mesmo.
  17.  # 80

Colocado por: SkinkxMas o lucro do abate dos eucaliptos é do proprietários, por isso o ónus da limpeza também.

Oh homem ... eu não disse o contrário!

Colocado por: SkinkxE vou dizer mais, se alguém abatesse um eucaliptal paredes meias com casa minha e fosse lá meter eucaliptos de novo, ia lá de noite e partia tudo o que estivesse eprto de casa.

Isso é simplesmente parvo e meio caminho andado para depois vir a ter chatices graves. Como o mundo anda, ainda acabava por levar um tiro do proprietário.
    Concordam com este comentário: ThingsHappen

0.0459 seg. NEW