Colocado por: clasus
Oh homem ... eu não disse o contrário!
Isso é simplesmente parvo e meio caminho andado para depois vir a ter chatices graves. Como o mundo anda, ainda acabava por levar um tiro do proprietário.
Colocado por: Skinkxm diz que quem constrói junto a pinhais/eucaliptais é que não o deveria fazer. Eu estou agora em fase de projecto para construir e tanto de um lado como do outro tenho pinheiros, o terreno foi de herança dentro de uma localidade mas na ponta, agora eu é que tenho que gastar dinheiro a comprar outro terreno porque os vizinhos se lembraram de plantar pinheiros num terreno dentro da localidade? Acho que nem eles concordam com isso, um dos vizinhos até já disse que no dia que começar a obra manda logo cortar os pinheiros do terreno dele. Ás vezes é preciso é ter vizinhos com bom senso..
Mas esta lei está-me a deixar dúvidas, afinal nos 50 metros das casas tem que se cortar as árvores ou ter o terreno limpo? É que depois falam em árvores que não tenham as copas para cima das casas.. E das estradas é igual? Até 10 metros é tudo cortado, incluindo árvores ou basta ter limpo?
Colocado por: Skinkx
Você não percebe nem quer perceber.
Incêndios, faíscas, pequenas chamas... vão sempre surgir em todo e mais algum contexto.
(..)
E escusam de vir com cantigas das coitadinhas das árvores, está para aparecer o primeiro drama semelhante ao do ano passado que tenha ocorrido em contexto de olival ou vinha. Vocês podem martelar essas lenga-lengas o quanto quiserem a quem não sabe do que fala, mas quem conhece minimamente os matos percebe que a proliferação do eucalipto é um desastre a vários níveis.
Colocado por: ThingsHappen
Se é ilegal, simplesmente deveria chamar a GNR ou entidades competentes.
Se "acha" que é ilegal e age pelas próprias mãos para danificar o que é de outros está, literalmente, a arranjar lenha para se queimar.
Não faça isso nem incite a isso, porque o que precisamos é de bom senso.
Colocado por: luisvv
A história do "toda a gente sabe"...
Sugiro que pesquise, porque apesar de tudo, há produção científica consensualmente aceite que mostra que mais do que as espécies, releva a estrutura florestal..
dito de outra forma, seja eucalipto ou sobreiro, arder mais ou menos depende mais da existência de combustível acumulado, de haver continuidade de espécies, de haver ou não alternância de altura de copas, etc..
A GNR e o ICNF nada fazem, palavras deles.
Falta-vos morar no meio de eucaliptos, só pode, para validarem esse tipo de práticas.
Se é proibido plantar eucaliptos perto de habitações, o que é que você faria quando fosse falar com o dono das árvores e ele ainda o mandasse ir passear? Eu pagava-lhe o prejuízo dos eucaliptos estragados, mas aquilo não ficava lá, ele que metesse lá outra coisa qualquer.
Colocado por: ThingsHappen
Têm que fazer. Especialmente agora em que anda toda a gente aos saltinhos com isto.
Eu sei a realidade que fala, e a frustração que é às vezes lidar com vizinhos e outros. Mas "justiça pelas próprias mãos", apesar de parecer apetecível, normalmente resulta em aumentar as suas chatices.
Olha a grande avaria.
Então diga-me lá que continuidade é que havia desde Mortágua até Seia, que tipo de árvores lá haviam e porque é que ardeu tudo em Outubro...
É óbvio que isto é um problema da floresta intensiva e essa, em Portugal, neste momento só tem um nome: eucalipto.
Eu também conheço terrenos com cedros e carvalhos que arderam... pudera, estavam rodeados de eucaliptos... mas houve outros, onde a densidade florestal era mais baixa, e onde acabou o eucalipto o fogo foi muito mais fácil de dominar... mesmo com outras árvores.
A maior parte de vocês fala mas provavelmente nunca esteve à beira dum fogo a arder nem sabe nem sonha porque é que um fogo de eucaliptos é uma coisa surreal. Mas podem fazer pesquisas na net o quanto quiserem, tentando demonstrar que isto nada tem a ver com floresta intensiva de eucaliptos... aliás, é como acreditar que as descargas no Tejo também não têm nada a ver com celuloses.
A guerra que é se alguém por acaso ousar mexer naquilo que é uma fonte de rendimento fácil. Mesmo que no ano anterior tenham falecido mais de 100 pessoas em incêndios florestais... impressionante
Colocado por: Mighty Sparrow
Como é que foi feita a limpeza???
Colocado por: zeuza
O discurso de quem tem propriedades é sempre o mesmo, não existe pessoal para trabalhar e limpar, não tiram rendimento suficiente para as limpezas, mas as pessoas que têm os bens em risco não têm culpa disso.
Colocado por: luisvv
Basta dar-se ao trabalho de pesquisar para perceber:
"a estrutura florestal, incluindo a quantidade de combustível disponível para arder, é muito mais relevante q a composição do estrato arbóreo. Por isso é que pinheiro, eucalipto e sobreiro não se distinguem entre si, o que se distingue entre si são as variantes estruturais de aberto-alto, denso-fechado, etc. q se sobrepõem à espécie".
Lamentavelmente, isso choca com a realidade: o eucalipto representa por norma 25 a 35 % da área florestal ardida, o pinheiro idem e o sobreiro também chega a rondar níveis semelhantes (não em todos os anos, é certo).
Tem razão: as florestas das celuloses ardem muito mais que o restante..ai, espere, parece que afinal não..
Lá está: parte do princípio errado para conclusões igualmente erradas. Quando se impõe leis estúpidas, elas não serão cumpridas, ponto.