Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de muito ler sobre o preço por m2 na construção de moradias e não ter chegado a conclusão nenhuma, decidi que vou partilhar aqui a tentativa de concretização de um projecto pessoal e familiar. Deixar de viver em apartamentos e construir/comprar uma casa.

    O orçamento é de 170.000 euros (terreno+licenças+projecto+construção).
    O objectivo é uma moradia térrea com 4 quartos + sala cozinha em open space e garagem na parte inferior se o terreno der .
    O mínimo são 180 m2 de área útil (idêntica à que temos actualmente no apartamento Duplex 2 + 2)
    Essencial na moradia: exposição solar; bom isolamento térmico; recuperador de calor com aquecimento central (vivemos numa zona fria).

    Questão para os foristas:

    Um terreno com 800m2 (25m para a via pública x 32m de profundidade ) chegam para o projecto descrito? (a casa pode ser um retangulo de 20x10 tipo o anexo)

    Quais os papeis que tenho de ter/ver para assegurar que um terreno tem viabilidade de construção ? (não quero ficar com um terreno para plantar batatas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GANDAREZ
      Plantatipo.png
    • valsasc
    • 22 fevereiro 2018 editado

     # 2

    Boas halves,

    Antes de mais, boa sorte para esta nova etapa da sua vida! (Parabéns pela sua coragem de construir uma casa de raíz)

    800m2 chegam perfeitamente para fazer uma casa com 180m2 de área útil.

    Para lhe pudermos ajudar, necessita informar o preço da aquisição do terreno e a localidade (perto do Porto ou Coimbra ou Lisboa ou Faro?)

    Posso dar-lhe uma ideia, e apenas uma estimativa sem grandes dados, caso seja no Norte:
    Terreno 800m2 + registo: 55.000€
    Licenças Câmara+Luz+Água: 4.000€
    Projecto: 5.000€
    Sobram para a Construção: 106.000€ para cerca de 200m2 brutos

    dá-lhe cerca de 530€/m2 + arranjos exteriores + derrapagens!

    Pelo valor de 170.000€, eu acho que é muito justo.
    Tente comprar o terreno e guardar esse valor para a moradia ou reduzir aos metros da moradia e terreno.

    Por esse valor acredito que um terreno com 500m2 e 180m2 brutos conseguirá entrar, com muito cuidado em todas as suas escolhas.
  2.  # 3

    Por esse valor compre uma moradia mais antiga ate 130 ou 140k€ e gaste o restante em melhorias.

    Na minha zona consigo comprar terreno por 20k€, 10k€ para taxas e projetos. Sobram 140k€ que da para qualquer coisa mas fica com margem de manobra zero...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: halves
  3.  # 4

    Bom dia,

    Já agora relativamente à planta, peça ao seu projetista para rever a área da sala em relação à cozinha, ou seja a cozinha é muito pequena e sem espaço de trabalho por outro lado a sala tem area desperdiçada.

    Veja também as questões das acessibilidades uma vez que nenhuma das casas de banho as cumpre.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: halves
  4.  # 5

    Colocado por: valsascPara lhe pudermos ajudar, necessita informar o preço da aquisição do terreno e a localidade (perto do Porto ou Coimbra ou Lisboa ou Faro?)

    Viseu.


    Colocado por: valsascSobram para a Construção: 106.000€ para cerca de 200m2 brutos

    Se for assim não vai dar , tinha para mim que seriam 140.000 para a construção e 30.000 para o terreno+ licenças.
    Vou ter de cortar nas áreas... cortava um quarto mas somos 5 cá e casa :)
  5.  # 6

    Colocado por: tozepalmacompre uma moradia mais antiga ate 130 ou 140k€ e gaste o restante em melhorias

    tentei ir por aí mas a mulher dizia sempre " cozinha:deitar a baixo e fazer de novo;madeiras:tirar e colocar novas; casas de banho substituir tudo; ... acho que ia ficar mais caro.

    Colocado por: tozepalma10k€ para taxas e projetos.

    Não é muito ?
  6.  # 7

    Colocado por: doisarquitectosou seja a cozinha é muito pequena e sem espaço de trabalho por outro lado a sala tem area desperdiçada.

    tem toda a razão, dá para tirar 1 metro à sala e passar para a cozinha, acho que fizeram a divisão sala/cozinha no enfiamento da parede exterior mas não tem de ser assim .

    Colocado por: doisarquitectosquestões das acessibilidades uma vez que nenhuma das casas de banho as cumpre.

    Por causa da largura ?



    Colocado por: halvesQuais os papeis que tenho de ter/ver para assegurar que um terreno tem viabilidade de construção ?

    em relação à papelada alguém sabe o que tenho de garantir ?
  7.  # 8

    Colocado por: halvesem relação à papelada alguém sabe o que tenho de garantir ?


    Para verificar a viabilidade de construção basta consultar o PDM na CM, muitas vezes disponível online.


    Colocado por: halvesSe for assim não vai dar , tinha para mim que seriam 140.000 para a construção e 30.000 para o terreno+ licenças.
    Vou ter de cortar nas áreas... cortava um quarto mas somos 5 cá e casa :)


    Para isso tem de comprar um terreno ± 16000€, consegue aí com terreno de construção por esse valor?
    (+ 14000€ para taxas/legalizações/projeto)
  8.  # 9

    140000 + Iva = 170000 ou 170000 + Iva = 209000 ?

    Ok, descontando o terreno não seria bem isto, mas está tudo contemplado halves ?

    Também sou da zona de Viseu, somos "vizinhos" ;)
  9.  # 10

    Eu também sou de Viseu e com a oferta que há ai preferia comprar feito.
  10.  # 11

    Colocado por: jorgferrEu também sou de Viseu e com a oferta que há ai preferia comprar feito.


    Eu comprei moradia já construída, e todos os dias dou graças por não ter caído na tentação de construir, até porque já tinha (e ainda tenho) terreno oferecido para o efeito.
    Ainda assim, mesmo sem esse encargo da compra de terreno, preferi 1000 vezes comprar já feita, com todas as vantagens ou desvantagens que daí resultaram, mas sem as dores de cabeça, ulceras, noites sem dormir, contas de sumir, que a outra opção me ia causar.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  11.  # 12

    Não encontrei nenhum negócio dentro dos valores/tipologia que queria.
    Muitas usadas na ordem dos 130k, mas para reforçar o isolamento, trocar madeiras, pavimentos ... cozinha, acho que ia gastar mais do que construir.
    Aparecem muitas moradias recentes em banda, ( sempre com 3 pisos ) para escadas já me chega o apartamento, o objectivo é um casa isolada.
 
0.0181 seg. NEW