Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    Em doação por morte da minha mãe recebi um terreno que gostaria de vender o mais depressa possivel (devido a ter custos de IMI elevados).
    A questão é que não entendo nada do assunto...

    Por exemplo alguém me questionou se tenho alvará de loteamento...o que é isso???
    Se tenho projecto na Camara...também não sei o que é...
    E as mais valias , como calculo esse valor??? Depois das mais valias pagas, o valor é todo para mim...???

    Desculpem tanta ignorância mas nunca tratei destes assuntos...e ninguém nasce ensinado! :-)

    Portanto agradeço todas as explicações de como comprar e vender terrenos...o que é necessário para o vendedor, para o comprador, que gastos terá o comprador também...
    Enfim, como se desenrola todo este processo???

    Obrigado

    Anabela
  2.  # 2

    Já foi a uma imobiliária? faça essas questões ao agente, sonde-o sobre apossibilidade de este meter o terreno no mercado, Mas não assine nada .. muito menos contrato de exclusividade...
  3.  # 3

    Não, não fui, quando me falam em comissões de 5 mil euros, digo a mim mesma que tenho que aprender como se faz isto e vender por mim...
    E já fui sondada por muitas imobiliárias...
    Mas em ultimo caso, e se demorar muito mais a vender lá terei que ir, até porque tenho amigos que trabalham em imobiliárias...

    De qualquer das maneiras obrigado pela informação.
  4.  # 4

    Colocado por: anabela manuelté porque tenho amigos que trabalham em imobiliárias

    e estes como bons amigos não sabem esclarecer as suas dúvidas!!?
  5.  # 5

    Vá falar com um advogado/solicitador que também lhe responde a essas questões e cobralhe uma ínfima parte desse valor.
    Concordam com este comentário: Palhava
  6.  # 6

    Então e ir ao site da At/ serviço finanças e pedir a caderneta para ver o que diz e ir à câmara e fazer um pedido de informação prévia?
    Pode estar a vender um terreno que n dá pra nada ou pra muita coisa.
  7.  # 7

    Colocado por: 21papaleguasVá falar com um advogado/solicitador que também lhe responde a essas questões e cobralhe uma ínfima parte desse valor.

    Mas não arranja um comprador .... você está a comparar alhos com bugalhos.
  8.  # 8

    Também pouco percebo... mas entendo perfeitamente a sua necessidade de poupar dinheiro. A primeira, e talvez mais importante, coisa que lhe aconselho é ir à Câmara do concelho onde esse terreno está localizado. Através da consulta do PDM, você vai saber se pode construir nesse terreno ou não. Se puder construir, vai saber também que tipo de limitações existem (se é que existem). Se não puder construir. fica a saber se é RAN (reserva agrícola nacional) e pode vende-lo para culturas de vinhas, mirtilos, kiwis ou para o que quer que seja o terreno ideal. Se for REN (reserva ecológica nacional)... parabéns, acabou de herdar um sugadouro de dinheiro (já não me lembro se é possível a cultura florestal... mas acho que não).
    No seu lugar... começava por ir à Câmara, se o tipo da secretaria estiver bem disposto, diz-lhe isto tudo, se não, peça a consulta, é seu direito.
  9.  # 9

    Colocado por: goofynasTambém pouco percebo... mas entendo perfeitamente a sua necessidade de poupar dinheiro. A primeira, e talvez mais importante, coisa que lhe aconselho é ir à Câmara do concelho onde esse terreno está localizado. Através da consulta do PDM, você vai saber se pode construir nesse terreno ou não. Se puder construir, vai saber também que tipo de limitações existem (se é que existem). Se não puder construir. fica a saber se é RAN (reserva agrícola nacional) e pode vende-lo para culturas de vinhas, mirtilos, kiwis ou para o que quer que seja o terreno ideal. Se for REN (reserva ecológica nacional)... parabéns, acabou de herdar um sugadouro de dinheiro (já não me lembro se é possível a cultura florestal... mas acho que não).
    No seu lugar... começava por ir à Câmara, se o tipo da secretaria estiver bem disposto, diz-lhe isto tudo, se não, peça a consulta, é seu direito.


    Muito obrigado, vou seguir o seu conselho e começar por ai...
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaMas não arranja um comprador .... você está a comparar alhos com bugalhos.

    Posso ter percebido mal, mas penso que a anabela manuel não perguntou como vender o terreno, mas sim de que documentação precisa para o poder fazer, e que benefícios/penalizações pode ter com o negócio.
    • smst
    • 24 fevereiro 2018

     # 11

    "vender o mais depressa possivel (devido a ter custos de IMI elevados)"
    Se paga IMI elevado provavelmente vale alguma coisa...
    Peca a caderneta predial nas finanças (ou online).
    Vá à câmara municipal e exponha as suas duvidas, nomeadamente se é possivel construir nesse terreno.
    Depois consulte um advogado para ele lhe explicar todo o processo de venda, certamente vai pagar mais -valias da totalidade do terreno, uma vez que não teve custos com a sua aquisição, mas um advogado explicará mais correctamente esta situação...
    Não coloque para já à venda em imobiliárias. Mas se tem amigos(verdadeiros) a trabalhar um imobiliárias talvez a possam ajudar a esclarecer as suas dúvidas...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    "Já foi a uma imobiliária? faça essas questões ao agente, sonde-o sobre apossibilidade de este meter o terreno no mercado, Mas não assine nada .. muito menos contrato de exclusividade..."

    Que ético, não haja dúvida.

    Vá a um cabeleireiro, pergunte como fazer o corte de cabelo, depois vá para casa, corte o cabelo tal e qual como ele disse, mas não lhe pague nada.

    Gostava de saber qual é o mal das pessoas ganharem dinheiro com o seu trabalho. Se é tão imoral assim a profissão de consultor imobiliário, que mereça trabalhar de borla. Ah, esqueçam... essas pessoas não têm contas para pagar ;)
  12.  # 13

    Colocado por: anabela manuel1-Por exemplo alguém me questionou se tenho alvará de loteamento...o que é isso???
    2-Se tenho projecto na Camara...também não sei o que é...
    3-E as mais valias , como calculo esse valor??? Depois das mais valias pagas, o valor é todo para mim...???


    Não sou a melhor pessoa para responder a isto, e corro o risco de a induzir em erro (espero que não e se for o caso agradeço me corrijam), mas, vendo a falta de respostas concretas às suas perguntas, vou partilhar o pouco que entendo disto.
    Para já, se lhe fizeram este tipo de perguntas fica a impressão de que pode sim construir no terreno, o que o valoriza, mas tem mesmo de confirmar isso na câmara.
    1- Esse alvará existe se aquilo que herdou for um lote, resultado de um loteamento (divisão) de um terreno maior.
    2- Esse projeto existirá se a sua mãe tiver pensado avançar com a construção de alguma coisa no terreno. Mais uma vez, na câmara dizem-lhe isso, se a própria anabela manuel não o souber.
    3- As mais valias, no seu caso, que nada gastou para adquirir o terreno, serão o valor total pelo qual fizer a escritura de venda do mesmo, se e quando o fizer. Se for tudo feito dentro da legalidade isso, corresponde ao valor da venda. Tem de declarar isso no IRS e, a menos que o terreno não valha nada de jeito, isso deverá provavelmente fazer com que os seus rendimentos se encaixem nesse ano num escalão de rendimentos bem acima do que costuma, pelo que irá descontar bem mais do que costuma descontar em impostos, mas claro está que no cômputo geral ainda fica a ganhar algum coisa.
  13.  # 14

    Colocado por: mhpinto3- As mais valias, no seu caso, que nada gastou para adquirir o terreno, serão o valor total pelo qual fizer a escritura de venda do mesmo, se e quando o fizer


    Não me parece que seja assim.

    Mas a questão tb não é clara "doação por morte da mãe"...

    Herança? Houve partilha da herança?
  14.  # 15

    Colocado por: anabela manuel

    Por exemplo alguém me questionou se tenho alvará de loteamento...o que é isso???
    Se tenho projecto na Camara...também não sei o que é...
    E as mais valias , como calculo esse valor??? Depois das mais valias pagas, o valor é todo para mim...???

    Anabela


    De forma básica e simples vou tentar ajudar:

    Alvará de loteamento: o seu terreno pode ser rústico ou urbano (ou misto mas é outra conversa). Para saber qual o tipo, verifique a caderneta predial (pode fazer download no site das finanças mas pelas perguntas arrisco dizer que será urbano). Se for rústico apenas dá para alfaces (existem outras possibilidades mas é estar a complicar) se for urbano permite construção, limitada ao índice definido pela freguesia onde se insere. Só terá alvará de loteamento se alguém (empresa ou AUGI por exemplo) tiver "tratado" do assunto.

    Se tenho projecto na Camara: Existem casos em que a AUGI (Area Urbana de Genese Ilegal) tratou do loteamento mas para ser aceite foram definidas tipologias de construção (por exemplo: 170m2 de construção e 2 pisos) ou projectos previamente definidos. Só na Camara (ou AUGI se existir) poderá saber isto.

    Mais valias: aqui depende de muitos factores. So com documentação é possível prever o pagamento de mais valias, mas basicamente é um imposto que paga.

    Consulte um advogado (que cobra), um solicitador (que cobra) ou um consultor imobiliário (que so recebe se vender) para tirar as suas dúvidas mas garanta que em qualquer dos casos sabem e percebem de terrenos e suas condicionantes. Exemplo: no caso de AUGI, tem que garantir que não existem dividas à mesma antes de efectuar a escritura de vendaram pagas todas as despesas de loteamento....

    Agora faço um pedido: não diga a ninguém que foi um consultor imobiliário que a ajudou...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabela manuel
  15.  # 16

    Colocado por: pmcmfnão diga a ninguém que foi um consultor imobiliário que a ajudou...

    Vê-se logo que é consultor imobiliário, senão não tinha dito este disparate :


    Colocado por: pmcmfSe for rústico apenas dá para alfaces
  16.  # 17

    De forma básica e simples vou tentar ajudar:


    Leu esta parte? Ou não interessou?
    Quer explicar aqui, por escrito, a quem não sabe que tipo de terreno tem, as possibilidades/diferenças de um terreno rústico?
    Concordam com este comentário: Diogo999, anabela manuel, Tp
  17.  # 18

    Colocado por: pmcmfQuer explicar aqui, por escrito, a quem não sabe que tipo de terreno tem, as possibilidades/diferenças de um terreno rústico?

    O facto de um terreno estar como rústico na caderneta predial, nada diz sobre a sua capacidade construtiva. O que se pode construir ou não no terreno está definido no PDM, e não na caderneta predial.

    É o problema de quase todos os vendedores de imobiliárias que conheço, não percebem nada do assunto.
    Concordam com este comentário: Palhava, NTORION, 21papaleguas
  18.  # 19

    De facto pode consultar o PDM e verificar se esta em zona de transição, e de verificar qual o risco de incêndio, e de verificar a capacidade construtiva e etc., mas nada invalida que verifique na caderneta predial (forma mais rápida e simples) o tipo de terreno.

    Também pode pedir uma certidão de teor (para saber a matriz e a secção no caso de rústico) e consultar o cadastro online da DGT. Existem várias formas e possibilidades mas não complique a conversa com quem não sabe do assunto.

    A Sra Anabela disse "A questão é que não entendo nada do assunto...", pelo que expliquei de forma muito simples e básica. Volto a frisar: SIMPLES E BÁSICA!

    Quanto aos consultores imobiliários, lamento que não me conheça... Mas estou disponível para um café e partilhar todo (pouco) o conhecimento que tenho.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasJá foi a uma imobiliária? faça essas questões ao agente, sonde-o sobre apossibilidade de este meter o terreno no mercado, Mas não assine nada .. muito menos contrato de exclusividade...

    Então!!!
    Vai remeter logo a pessoa para a boca dos tubarões...


    Eu mandava a proprietária do terreno a uma solicitadora.
    Ir pedir informações à câmara municipal, finanças e registo predial...
 
0.0245 seg. NEW