Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

como a discussão que vi já tinha uns bons aninhos decidi começar uma nova sobre construir casa própria.
    Como as regras podem ter mudado gostaria de saber se poderia construir a minha própria casa (de madeira) após ir por um arquitecto realizar um plano de construção e receber aprovação do projecto na camara e ter permissão para construção ou se terei que ir arranjar mão de obra paga?
    Suponho que intendam que seria apenas para poupar um pouco de dinheiro já que a casa também não seria assim muito grande...
    Mesmo que tenha que ter alguém a supervisionar a minha obra haverá forma de evitar ter que pagar a "obreiros"...
    Obrigado.
  2.  # 2

Tente ver as condições para se constituir como empreiteiro
    • RCF
    • 25 fevereiro 2018 editado

# 3

Colocado por: Fábio LemosBoa tarde,

como a discussão que vi já tinha uns bons aninhos decidi começar uma nova sobre construir casa própria.
    Como as regras podem ter mudado gostaria de saber se poderia construir a minha própria casa (de madeira) após ir por um arquitecto realizar um plano de construção e receber aprovação do projecto na camara e ter permissão para construção ou se terei que ir arranjar mão de obra paga?
    Suponho que intendam que seria apenas para poupar um pouco de dinheiro já que a casa também não seria assim muito grande...
    Mesmo que tenha que ter alguém a supervisionar a minha obra haverá forma de evitar ter que pagar a "obreiros"...
    Obrigado.

Em traços muito genéricos, necessita de um projeto de arquitetura elaborado por um arquiteto, de projetos construtivos, elaborado por engenheiro e depois de uma construtor, titular de alvará de construção, para construir.
    A câmara municipal, que emite a licença de construção e a fiscaliza, só autoriza a construção a empreiteiros com alvará.
    E isto é válido para construções com qualquer tipo de materiais, seja alvenaria, madeira ou aço.
  3.  # 4

não é fácil...

o lobby da construção é forte em Portugal, e a auto-construção ficou praticamente impossível.
  4.  # 5

Colocado por: pauloagsantose a auto-construção ficou praticamente impossível.

Desde que me lembra, isso nunca foi possível.
  5.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Desde que me lembra, isso nunca foi possível.

Tantas que há por aí por legalizar!
  6.  # 7

Colocado por: 21papaleguasTantas que há por aí por legalizar!

Lá está, não era possível.
    :))
  7.  # 8

Tanto é possível que elas foram construídas, não se conseguem é legalizar...
    ... mas também não sei de nenhuma que tenha vindo abaixo.
  8.  # 9

Colocado por: 21papaleguasnão se conseguem é legalizar...

Porque não era possível :))
    É como construir uma casa boa a 500€/m2. Tb não é possível.
    Alguns fazem? Fazem, ,as se calhar isso não é uma casa boa.
  9.  # 10

Colocado por: JoelMe ser for uma construção a ser construída em estrutura metálica por exemplo

Até pode ser em esferovite, necessita sempre de um empreiteiro e mais uma catrefada de coisas.
    Há formas de dar a volta à questão?
    Há!
  10.  # 11

Colocado por: zedasilvaPorque não era possível :))

Hoje você está em dia não...
  11.  # 12

Colocado por: zedasilvaHá!

Mas já está a ceder. :)))
  12.  # 13

os tempos eram outros, mas as pessoas do meio, tinham alguma facilidade em fazer a própria casa. O meu pai foi estucador a vida toda, claro que não tinha conhecimentos/meios de fazer a casa toda, mas conhecia as pessoas, houve um pedreiro (por sinal da familia) que coloca a casa de pé, depois durante o fim de semana, a minha mãe fazia o petisco e o meu pai convidava os colegas e foi assim que rebocaram a casa por fora, depois falou com o electricista e o canalizador, fizeram a instalação, o meu pai tratou do interior (reboco+estuque) depois veio o carpinteiro, etc etc e construir assim a casa, não em auto-construção, mas quase e no fim obteve a licença de utilização por parte da camara, porque afinal de contas, havia um projecto que foi seguido, e haviam telas finais, etc, etc...

hoje em dia, tal coisa seria impossível, embora pudesse poupar imenso dinheiro às pessoas. Não seria fácil para todos, mas para quem está no meio da construção ,conseguia poupar muito dinheiro a fazer uma casa, nos moldes em que o meu pai fez a dele.

é um pouco como o autor do tópico. até pode ter os conhecimentos e os meios de fazer a sua própria casa em madeira, ma esbarra numa carga de burocracia tão grande que desmoraliza qualquer um
  13.  # 14

Colocado por: pauloagsantosos tempos eram outros

As condicionantes eram mais ou menos as de hoje.
    Aquilo que em tempos se fazia, hoje tb se faz.
    Tanto era ilegal antes como hoje. O que acontece é que hoje a fiscalização é maior e já não há tanta gente disposta a arriscar.
    Por outro lado, "naqueles tempos" as casas eram para se irem fazendo conforme se ia amealhando uns trocos. Hoje é diferente, existem os créditos e uma série de juros para pagar, logo é impensável andar 5 ou 10 anos a construir uma casa.
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
  14.  # 15

Colocado por: JoelMum empreiteiro numa casa que o mesmo nao vai fazer nada... nao estava à espera...

Legalmente ninguém pode construir se não for empreiteiro. Isto hoje e há pelo menos 30 anos atrás.
  15.  # 16

Colocado por: JoelMhoje em dia não faz sentido,

Não existe diferença a nível de regras e outras exigências processuais, de construir em alvenaria ou em esferovite?
    É a mesma coisa que os médicos.
    Eu para ser medico de medicina geral necessito de um diploma de medicina
    Para ser médico psiquiatra necessito igualmente do mesmo diploma.
    Para exercer uma ou outra especialidade tenho posteriormente que fazer as tais especializações.
    Na construção é a mesma coisa. Têm que ser todos empreiteiros. Uns especializados em betão outros em esferovite
  16.  # 17

Colocado por: JoelMeu quero ver se o "empreiteiro" a vai fazer, ou se vai chamar um serralheiro!

Uma coisa é quem executa, outra é quem assume a responsabilidade pela execução.
    Tb não é o empreiteiro que anda a betonar as lajes, é o Manel Jaquim e os outros 3 macacos que ele contratou.
    Para construir em estrutura metálica tenho que ser empreiteiro, para fazer casas em condições sei que tenho que contratar serralheiros e não trolhas
    • tnjp
    • 26 fevereiro 2018

# 18

Sim, eu entendo o que me esta a dizer, contudo a minha "revolta" é porque basicamente vou ter de eventualmente pagar a alguém só por causa do alvará!

E que lhe vai dar uma garantia de cinco anos sobre a casa, e que vai segurar todos aqueles que entram na sua obra, etc...
  17.  # 19

Colocado por: JoelMcontudo a minha "revolta" é porque basicamente vou ter de eventualmente pagar a alguém só por causa do alvará!

É a mesma coisa que eu sinto quando tenho que chamar o taxi.
  18.  # 20

Colocado por: JoelMNão entendi a comparação!

Podia ir de uber, mas esse não tem alvará.

Os taxis tem que ter um alvará

0.0172 seg. NEW