Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde,

    Fiz uma aquisição de um apartamento t3 com cerca de 130 m2, o mesmo têm cerca de 20/25 anos. E precisa de uma remodelação antes de começar lá a viver.
    Já vi vários tópicos aqui de remodelações de apartamentos e moradias no entanto decidi abrir o tópico para ter aqui algumas dicas mais específicas.
    Então o apartamento é composto por (vou especificar o mais possível):

    Layout casa

    1 Sala com lareira;
    1 Cozinha;
    1 Corredor com arrumos (tipo roupeiro);
    2 quartos com roupeiros embutidos;
    1 Quarto suite com roupeiro embutido;
    1 hall para os quartos;
    1 wc de serviço no corredor;

    Outras características:

    Sala, corredor, cozinha e wc’s: tijoleira;
    Quartos e hall dos quartos: não sei dizer mas é em madeira rectângulos compridos com um género de uma cola por baixo e alguns já estão levantados;
    As janelas e portadas têm vidros duplos.
    A habitação tem gás natural.
    A parte eléctrica do apartamento é um quadro eléctrico ao pé da porta de entrada.

    A nível de remodelação como já foi dito em quase todos os tópicos podemos ir de 5000 até onde a nossa carteira nos levar.
    Como sei que o meu orçamento é curto (ainda não está definido) o que pretendo fazer é o grosso da coisa, ou seja, tudo o que implique pré instalações, mesmo que por agora não ponha os equipamentos dessas pré instalações, espero que me esteja a fazer entender, assim poderei ir viver para o apartamento e depois de lá estar a viver não ter de levar novamente com um obra a sério (paredes abaixo ou rasgos em paredes etc.)

    O que tenho pensado para a intervenção é (mesmo que não seja tudo de uma vez):

     Criar um open space (sala e cozinha);
     Remodelar a cozinha;
     Colocar piso flutuante pela casa, excepto zona de cozinhar e wc’s;
     Eliminar a lareira e substituir por outra fonte de calor (mas gostaria de conseguir apartir dessa fonte de calor aquecer a casa toda);
     Colocar tectos falsos na casa toda pois não têm;
     Renovar os 2 wc’s;
     As madeiras substituir ou restaurar;
     A caixilharia gostaria de colocar algo mais moderno e melhor mas julgo muito sinceramente não haverá margem para mexer nesta fase;
     A parte eléctrica/comunicações, gostaria somente de não andar com a fibra óptica colada por cima do rodapé como está de momento, ou seja, ter as coisas em condições.
     Irá ser adquirida nova aparelhagem eléctrica (interruptores e tomadas);
     Equacionar a colocação de estores eléctricos (se possível);

    Tendo em conta tudo isto que foi dito, por onde começar e quais as prioridades que devo equacionar?
    Digam de vossa justiça.
    Com certeza que estou a esquecer algumas coisas importantes mas como o decorrer das vossas opiniões penso que chego lá.
    Depois com o decorrer do tópico irei começar a pedir orçamentos ás especialidades.

    Desde já obrigado pelas dicas e chamadas de atenção que por aí virão.
  2.  # 2

    Não faça nada, com pouca massa, a querer ser empreiteiro e sem saber de construção... tem tudo para dar tudo mal.
    Vá para lá morar e faça você mesmo e o melhor que conseguir
    Concordam com este comentário: htavares73
  3.  # 3

    Há coisa poderei fazer nomeadamente em questoes eléctricas e telecomunicações. Mas tudo o que tenha a ver com construção carpintaria e afins não tenho conhecimentos para tal.

    Por isso a pergunta mantém-se, do que quero fazer, a que devo dar prioridade?

    Obrigado.
  4.  # 4

    Caros,
    Tive uma opinião tecnica que gostaria de partilhar.

    Na intervenção colocar pladur nos tectos com isolamento e tambem em todas as paredes exteriores.
    Afim de ganhar uma melhor eficiência energética sem recurso a soluções de aquecimento, deixando para já por exemplo uma pré instalação para no futuro colocar um aquecimento central.

    Que acham?
  5.  # 5

    Tendo em xonta a idade do apartamento é melhor mudar rede águas e esgotos
    Concordam com este comentário: htavares73
  6.  # 6

    Viva,

    Opinião de amador / dono de apartamento ;)

    Em termos de isolamentos, mesmo ignorando as caixilharias nesta fase, como tem as caixas de estores? Equacione colocar caixas novas isoladas com automatismo.

    Tal como o Filipe21 refere, como tem as canalizações? É galvanizado? Se sim é substituir. Se não.. pode pedir uma avaliação das mesmas a alguém mais entendido. Se tem de mexer é nesta fase!

    Ao colocar tecto falso nos corredores e possivelmente nas divisões, ganha uma flexibilidade para evitar ao máximo roços nas paredes para quaisquer tubagens / upgrades que queira fazer, nomeadamente:

    - As canalizações (até aos WC's / Cozinha)
    - Fazer ligação do ponto de entrada da Fibra (no meu caso era a caixa de telefone, mas muitos operadores passam pelo coaxial para o levar até à sala..) até um ponto central da casa (mais detalhes abaixo)
    - Aproveitar para por coaxial/RJ45/Electricidade onde esteja a faltar e nas partes superiores das paredes dos quartos (pendurar TV's)
    - Ar condicionado (deixar preparado? Tem varanda para unidade exterior?)
    - Chegar electricidade às caixas de estores

    Relativamente à Fibra, o que eu fiz no meu apartamento foi:

    Tinha num dos corredores uma parede com uma estante para livros (entrava na parede entre pilares). Retirei uma parcela dessa estante, coloquei portas, e fiz um "mini" bastidor. A fibra chega ali, os equipamentos (ONT + SWITCH + ROUTER WIFI + Amplificador Coaxial + etc..) estão todos juntos. Dali coloquei tubagem pelo tecto falso para distribuir pontos de rede para todas as divisões da casa. No meu caso coloquei também um UPS.
    Falou que tem um armário/roupeiro à entrada, poderá ser opção? (Note que convém ter ventilação mínima para os equipamentos). Ou outro ponto que tenha em vista claro..
    Ou então, faz como as casas novas com o ITED que é basicamente uma caixa embutida na parede junto do quadro eléctrico (normalmente muito limitadas e com pouco espaço face ao que eu fiz). Imagino que será mais caro visto que implica rebentar ainda mais paredes.
    Concordam com este comentário: htavares73
  7.  # 7

    Colocado por: slicerViva,

    Opinião de amador / dono de apartamento ;)

    Em termos de isolamentos, mesmo ignorando as caixilharias nesta fase, como tem as caixas de estores? Equacione colocar caixas novas isoladas com automatismo.

    R: Vou tentar explicar isto de forma muito simples, espero que se perceba, à volta da janela têm uma estrutura de madeira "aduelas", na parte de madeira em cima têm 2 parafusos abrindo esses 2 parafusos a parte cima sai e têm um buraco onde está o estore.


    Tal como o Filipe21 refere, como tem as canalizações? É galvanizado? Se sim é substituir. Se não.. pode pedir uma avaliação das mesmas a alguém mais entendido. Se tem de mexer é nesta fase!

    R: Sim isso vai ser para mudar, é das coisas que não abdico.

    Ao colocar tecto falso nos corredores e possivelmente nas divisões, ganha uma flexibilidade para evitar ao máximo roços nas paredes para quaisquer tubagens / upgrades que queira fazer, nomeadamente:

    - As canalizações (até aos WC's / Cozinha)
    - Fazer ligação do ponto de entrada da Fibra (no meu caso era a caixa de telefone, mas muitos operadores passam pelo coaxial para o levar até à sala..) até um ponto central da casa (mais detalhes abaixo)
    - Aproveitar para por coaxial/RJ45/Electricidade onde esteja a faltar e nas partes superiores das paredes dos quartos (pendurar TV's)
    - Ar condicionado (deixar preparado? Tem varanda para unidade exterior?)
    - Chegar electricidade às caixas de estores

    R: Sim gostaria de colocar tectos falsos e algumas paredes também, tudo vai depender dos orçamentos, no entanto posso passar tudo pelo tecto falso, mas depois quando descer do tecto até chegar ao rodapé (onde ficam as tomadas), aí vou ter de rasgar as paredes certo? Ou há truques?


    Relativamente à Fibra, o que eu fiz no meu apartamento foi:

    Tinha num dos corredores uma parede com uma estante para livros (entrava na parede entre pilares). Retirei uma parcela dessa estante, coloquei portas, e fiz um "mini" bastidor. A fibra chega ali, os equipamentos (ONT + SWITCH + ROUTER WIFI + Amplificador Coaxial + etc..) estão todos juntos. Dali coloquei tubagem pelo tecto falso para distribuir pontos de rede para todas as divisões da casa. No meu caso coloquei também um UPS.
    Falou que tem um armário/roupeiro à entrada, poderá ser opção? (Note que convém ter ventilação mínima para os equipamentos). Ou outro ponto que tenha em vista claro..
    Ou então, faz como as casas novas com o ITED que é basicamente uma caixa embutida na parede junto do quadro eléctrico (normalmente muito limitadas e com pouco espaço face ao que eu fiz). Imagino que será mais caro visto que implica rebentar ainda mais paredes.

    R: Este é um ponto importante para mim, porque visto querer mexer é agora e não depois. O quadro eléctrico da casa fica mesmo ao pé da porta de entrada, e tendo em conta a largura dessa parede, não vejo caber nenhum bastidor lá, a menos que se fizesse um trabalho de pladur para esconder.
    Tenho também a tal possibilidade de colocar no "roupeiro" do corredor mas penso que ele não têm qualquer saída de ar, é mesmo tipo roupeiro, mas poderá haver alguma maneira de contornar o problema (talvez). Era mesmo o ideal, escondidinho lol



  8.  # 8

    Consegui deslocar-me ao apartamento e tirar umas fotos para ficarem com uma ideia melhor e eu próprio me explicar melhor.

    Sala e Cozinha

    O objectivo da sala e cozinha é fazer um openspace, na minha ideia (e pode n ser possivel) era deitar as paredes entre os dois comodos abaixo desaparecendo todas as portas.
    Depois ao pé do intercomunicador fazer um genero de um ripado de madeira.
    Todo o resto ficaria em open space, ainda não sabendo eu se o ideal seria manter o layout da ozinha ou se faria uma ilha.
    Peço aqui nesta parte a vossa opinião.

    20180303_163059
    20180303_163108
    20180303_163125
    20180303_163128
    20180303_163143
    20180303_163204
    20180303_163230
    20180303_163836
    20180303_163900
    20180303_164559

    Wc

    Aqui tenho os 2 wc's, esta casa tem uma coisa qe realmente foi mal pensada, têm um wc suite e depois um outro que está no corredor quase virado para a porta da rua, o que acho horrivel.
    Estou a pensar precindir da suite e abrir a porta do wc da suite fora do quarto, assim faendo um wc de apoio a todos os quartos e o wc do corredor ficaria assim de serviço para quem visitar a casa.
    Peço aqui nesta parte a vossa opinião.

    20180303_163258
    20180303_163307
    20180303_163323
    20180303_163423
    20180303_163438


    Roupeiros / Portas / Chão

    Os roupeiros e portas são para aproveitar, provávelmente mudar as ferragens.

    Chão

    O chão será para mudar em toda a casa, conseguindo assim uniformizar o piso, flutuante pela casa toda menos nos wc's e parte da cozinha.
    A dúvida é, consigo reaproveitar os rodapés e arranjar um flutuante que combine com as portas e rodapés?

    Peço aqui nesta parte a vossa opinião.

    20180303_163510
    20180303_163515
    20180303_163522
    20180303_163533



    Roupeiro do corredor

    Está aqui então o roupeiro do corredor

    Onde em cima se mencionou colocar um genero de um bastidor mas não têm o tal respiro, será que dá para fazer algo?

    20180303_163242
    20180303_163346


    Problemas detectados

    Foi verificado dentro dos roupeiros e rodapés que fazem "costas" com os wc's bastante humidade, a questão é, será mesmo dos wc's ou será de fora ou do vizinho de cima?

    Depois falou-se das caixas de estore, aqui têm um exemplo do que está actualmente.

    Mais à frente deixo também umas fotos de uma "lavandaria" ao lado da cozinha, tenho uma questão como este andar é res do chão é possivel fechar esta lavandaria? É que para além de entrar chuva o que é chato, como é rés do chão é facil de entrar e tirar de lá o que quer seja.

    Depois deixo aqui mais umas fotos se quiserem comentar.

    Qualquer dica ou comentário é precioso nesta fase,

    OBRIGADO.

    20180303_163359
    20180303_163408
    20180303_163540
    20180303_163544
    20180303_163558
    20180303_163613
    20180303_163621
    20180303_163626
    20180303_163656
    20180303_163745
    20180303_163950
    20180303_163958
    20180303_164029
    20180303_164035
    20180303_164101
    20180303_164157
    20180303_164510
    20180303_164521
    20180303_164534
  9.  # 9

    Dicas e opiniões das imagens postadas?
  10.  # 10

    Boa noite,

    gostaria de saber como fazer para isolar da melhor maneira as caixas estore.

    Nesta fase irei dar um jeito ás madeiras, e como nas janelas a placa de madeira de cima é amovível para acesso ao estore gostaria de isolar de alguma forma para minimizar a entrada de ar por lá.
  11.  # 11

    Já agora outra duvida mesmo de seguida, justifica colocar toalheiros electricos nos wcs? Pergunto isto porque estou agr na fase que posso deixar uma tomada para ele e nao sei se deixo com esse intuito.
    Obrigado.
  12.  # 12

    Bom Dia,

    A solução mais viavel ( sem ver o estado da já existente ) é mesmo a substituição da caixa por uma já com isolamento térmico. Existem várias opções no mercado. Penso que será o mais eficiente.

    Bom Trabalho.

    Colocado por: toninho_77Boa noite,

    gostaria de saber como fazer para isolar da melhor maneira as caixas estore.

    Nesta fase irei dar um jeito ás madeiras, e como nas janelas a placa de madeira de cima é amovível para acesso ao estore gostaria de isolar de alguma forma para minimizar a entrada de ar por lá.
  13.  # 13

    Pode indicar me para que preços estamos a falar? O orçamento é curto e poderei ter de improvisar.
    Obrigado.
  14.  # 14

    Para esclarecer neste momento esta assim.
  15.  # 15

    Seguem em anexo as fotos.
      20180409_104133.jpg
      20180409_103510.jpg
      20180409_103501.jpg
  16.  # 16

    Carissimos precisava aqui de uma dica,
    estou e tratar de orçamentação de tecto falsos pela casa, no entanto surgiu aqui um "entrave" que poderá alterar o esquema, que é a minha mulher quer candeeiros na casa (exepto nos wc's e na cozinha).
    O que me levou a ficar com dúvidas à conjugação entre focus embutidos e candeeiros.
    Podem ajudar-me/elucidar-me como posso fazer a coisa para que fique bonito? Talvez só focus nos cantos e candeeiros no centro? Prescindir de tecto falso na totalidade e fazer só uma "sanca" para os focus?

    Ajuda precisa-se.
  17.  # 17

    Olá Toninho_77
    É raro dar o meu contributo no forum mas como fiz a remodelação recente do meu apartamento, vou colocar algumas ideias:
    - Open Space sala cozinha é uma questão de gosto e de aproveitamento de espaço, está na moda, aconselhe-se com instaladores de cozinhas, eu fui ao "Meu Espaço" em Aveiro e que desenha é a Irene, e tem uma grande experiência sobre o que vale a pena e o que é evitar, a minha custou cerca de 8500 € já com eletrodomésticos exceto frigorifico. Coloco ainda alguns problemas como cheiros e gorduras. Um bom exaustor penso que resolve (caudal de 600m3/h). O pavimento tem de ser um resistente à água e não tenho experiência sobre os laminados flutuantes resistentes a àgua, apenas sei de um caso que o pavimento em madeira está manchado pela humidade em 10 anos de uso.
    null
    -Canalizações: substitui as minhas por PPR, para um T3 com 2 WC e cozinha, todos próximos custou-me cerca de 2500 €, tubos e mão de obra.
      DSC_6057.JPG
  18.  # 18

    Desde já obrigado pelo comentário.
    Relativamente à cozinha consegui por cerca de 2800 euros sem electrodomésticos, directamente num carpinteiro vai ser feita por medida.
    Relativamente às águas também troquei desde a entrada de agua para dentro tudo para ppr e também alteração da tubagem do gás para reposicionamento do esquentador e consegui um preço de 1090 euros que ficará depois num total de 1350 já com o assentamento de louças e etc nos wc's.
    Foram os melhores preços que consegui.
    Falta agora adquirir as cerâmicas estou a analisar preços. Mas ta difícil arranjar bons preços.
 
0.0275 seg. NEW