Iniciar sessão ou registar-se
    • aasv
    • 26 fevereiro 2018

# 1

Boa noite,

estou em fase de construção de uma moradia e tenho estado debruçado na projecção da cozinha.

Vai ser uma cozinha com sala conjunta e terá uma ilha central onde ficara o fogão e na parede oposta serão as restantes bancadas com o lava loiça e janela.

Na janela é que me está a surgir a dúvida relativamente luz que entra na cozinha e à altura dos moveis superiores.

A janela com +/- 3,4m e 0,60m de altura (cerca de 0,50 m de vidro) deixará entrar luz suficiente na cozinha? Este formato de janela irá também obrigar a que os moveis superiores fiquem a sensivelmente 1,70m de altura, será demasiado alto no que toca a funcionalidade?

A minha duvida/indecisão giram em torno destes dois factores, luz e funcionalidade dos moveis superiores.

Será melhor uma janela longa e mais baixa que permite armários superiores em toda a parede ou uma janela mais estreita e mais alta com armários apenas das extremidades e a uma altura funcional?

Deixo a imagem exemplificativa sendo a vista que se tem da sala, ou seja olhando para a cozinha de frente.

Muito obrigado.
      CozinhaFront.png
  1.  # 2

Tem a ver com a restante entrada de luz...a parede onde aparece a janela ficara com pouco aproveitamento de moveis...normalmente nessa dimensao ficaria uma janela menor,e moveis com 90 cms de altura nas laterais
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 3

Colocado por: joaosantosTem a ver com a restante entrada de luz...a parede onde aparece a janela ficara com pouco aproveitamento de moveis...normalmente nessa dimensao ficaria uma janela menor,e moveis com 90 cms de altura nas laterais

Obrigado pelo comentário!
    Em relação à restante entrada de luz a cozinha receberá luz vinda da sala e da parede do lado esquerdo com uma porta de sacada para um alpendre.
    Não temos objectivo de ter móveis até ao teto também. O projecto inicial tem uma janela central mais alta e apenas dois móveis nas laterais. Mas estes já eram de “2 andares” acaba por ser a mesma arrumação que todos lado a lado como a imagem e um pouco mais altos! Imagens abaixo de um projecto 3D com dimensões reais para se ter uma outra ideia.

Obrigado.
      97341CA5-A0C7-4772-B0E9-C77D2F33370A.jpeg
      31C2BAD3-3A54-4277-8D46-BBC04A58C5CE.jpeg
  2.  # 4

É uma pena as janelas não estarem com o peito aos 90cm -complanares com o topo da bancada... ficaria com uma excelente bancada de trabalho bem luminos a mais profunda... as tomadas podrriam ficar na face inferior dos moveis superiores.. assim como a iluminação linear e eventualmente uns estores de rolo em tecido translucido.
    Os moveis superiores, para mim deveriam ficar alinhados com a verga das janelas e serem a´te ao tecto falso.
    Concordam com este comentário: aasv, Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
  3.  # 5

Atenção à capacidade do exaustor para essa ilha, a brincadeira não deve ficar barata.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 6

Colocado por: Pedro BarradasÉ uma pena as janelas não estarem com o peito aos 90cm -complanares com o topo da bancada... ficaria com uma excelente bancada de trabalho bem luminos a mais profunda... as tomadas podrriam ficar na face inferior dos moveis superiores.. assim como a iluminação linear e eventualmente uns estores de rolo em tecido translucido.
    Os moveis superiores, para mim deveriam ficar alinhados com a verga das janelas e serem ate ao tecto falso.

Caro Pedro Barradas, agradeço a sua opinião com a qual me identifico!

Colocando as janelas ao nível da bancada (5cm acima do veda águas), seria bom mas também terei que respeitar uma medida que ainda não tenho, a da caixilharia da janela, que será do tipo oscilobatente do género da figura em anexo.

O que por exemplo numa janela de 60cm de altura poderá ficar com apenas 40cm de vidro :(. E tenho também que considerar que não poderei ter vidros fixos pela questão da limpeza, já que essa janela ficara num 1º andar não acessível pelo exterior.

Estamos mesmo divididos!

Muito obrigado uma vez mais!
      Captura de ecrã 2018-02-27, às 19.45.26.png
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 7

Colocado por: rjmsilvaAtenção à capacidade do exaustor para essa ilha, a brincadeira não deve ficar barata.
    Concordam com este comentário:joaosantos

Rjmsilva, temos essa noção e ja estivemos indecisos relativamente ao exaustor, ou de encastre numa chamine em platur ou dos de chaminé.

Mas acreditamos que de chaminé se tornam mais eficientes!

Talvez valosres na casa dos 700€

Obrigado!
  4.  # 8

Não gosto nada de ver os caixilhos sobre a face interior das paredes...
    Concordam com este comentário: Alexluxx, aasv
    • emad
    • 27 fevereiro 2018

# 9

Eu eliminava os armarios superiores.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 10

Colocado por: Pedro BarradasNão gosto nada de ver os caixilhos sobre a face interior das paredes...
    Concordam com este comentário:Alexluxx,aasv

Quando à posição dos caixinhos no interior da parede o que me argumentaram foi a questão térmica relativa ao isolamento, a caixa de estores trabalha pelo exterior e a janela pelo interior minimizando a entrada de ar. (até faz sentido)

De qualquer forma terei que me decidir por alguma solução :/.
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 11

Colocado por: emadEu eliminava os armarios superiores.

A questão é a perda de arrumação e acho que tornava a cozinha mais pobre :/!
    • emad
    • 27 fevereiro 2018

# 12

Com essas janelas ter armarios vai limitar a luz e a vista de dentro para fora.
    Sei do que falo. Porque tinha uma cozinha inicialmente com armarios superiores e com uma janela rectangular semelhante e nao estou nada arrependido em eliminar.
    E quanto à arrumação, vai ver que essas gavetas chegam e sobram.
    Mas a cozinha é para si e você é que tem de gostar.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 13

As bancadas de cozinha standard continuam a ter apenas 90cm? No meu tempo eram a 85, já pedi a 90... Hoje ainda acho pouco... E nem sou muito alto. Um gajo nas poucas vezes que vai lavar a loiça fica todo partido...
    Concordam com este comentário: Jota5
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 14

Colocado por: emadCom essas janelas ter armarios vai limitar a luz e a vista de dentro para fora.
    Sei do que falo. Porque tinha uma cozinha inicialmente com armarios superiores e com uma janela rectangular semelhante e nao estou nada arrependido em eliminar.
    E quanto à arrumação, vai ver que essas gavetas chegam e sobram.
    Mas a cozinha é para si e você é que tem de gostar.

Tenho que concordar consigo em relação à luz/visão de dentro para fora mas parece-me ficar despida demais sem armários superiores.
    Sim eu é que tenho que gostar dela mas o que me adianta ter uma cozinha bonita ao meus olhos e não funcional ou limitada?! :)
    • Jota5
    • 27 fevereiro 2018

# 15

Colocado por: NTORIONAs bancadas de cozinha standard continuam a ter apenas 90cm? No meu tempo eram a 85, já pedi a 90... Hoje ainda acho pouco... E nem sou muito alto. Um gajo nas poucas vezes que vai lavar a loiça fica todo partido...

Eu vou por 1,10 cm,nunca entendí iso de medidas standar
    Concordam com este comentário: NTORION, joaosantos
  6.  # 16

Colocado por: Jota5

Eu vou por 1,10 cm,nunca entendí iso de medidas standar
    Concordam com este comentário:NTORION

Amém
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  7.  # 17

Se a vista for boa, ou pelo menos razoável, retire os móveis e meta uma janela grande
  8.  # 18

Exemplo
      IMG_20180227_211336.jpg
    • aasv
    • 27 fevereiro 2018

# 19

Colocado por: NTORIONSe a vista for boa, ou pelo menos razoável, retire os móveis e meta uma janela grande

A vista é natureza, hortas e pinheiros (felizmente e por enquanto, verdes!)
  9.  # 20

Atenção que se a janela estiver muito baixa vai ter o vidro sempre salpicado de água.

Eu eliminava os armários em cima, pouco ou nada acessíveis, e subia um pouco mais a janela.

0.0232 seg. NEW