Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Essa cozinha aparenta ter arrumação mais que suficiente para estar a preocupar-se com armários aí em cima. Até porque serão tão pouco funcionais que o que lá iria meter (coisas que quase nunca se usam) pode meter também na despensa que certamente também terá.
    Se essa arrumação extra é indispensável para si, a mim parece-me fazer muito mais sentido em termos de funcionalidade meter um armário de alto a baixo numa ou nas duas laterais. Por exemplo ali ao lado do frigorífico.
    Concordam com este comentário: emad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
  2.  # 2

Colocado por: mhpintoAté porque serão tão pouco funcionais que o que lá iria meter (coisas que quase nunca se usam)

Vocês devem de se muito baixinhos, a minha mulher tem 1.54m de altura, e usa os armários superiores, sem qualquer problema.
    Concordam com este comentário: espt, CMartin
  3.  # 3

Colocado por: PicaretaVocês devem de se muito baixinhos, a minha mulher tem 1.54m de altura, e usa os armários superiores, sem qualquer problema.

Olhando melhor às imagens e acreditando que as proporções são corretas é capaz de ter razão e aqueles armários não serem assim tão altos.
    Mas isso não invalida que, do meu ponto de vista, sejam desnecessários em termos de arrumação e não concordo que a cozinha perca esteticamente ou a outro nível por não os ter. Aliás, em termos de luminosidade, esses armários até devem tornar a cozinha um pouco mais sombria por interferirem com a projeção da luz no tecto.
    Há sempre a opção de não meter nada agora e ver se, com o uso diário, se sente a falta desses armários e avançar com isso só mais à frente. É o que eu pretendo fazer na minha.
  4.  # 4

Colocado por: aasvColocando as janelas ao nível da bancada (5cm acima do veda águas), seria bom mas também terei que respeitar uma medida que ainda não tenho, a da caixilharia da janela, que será do tipo oscilobatente do género da figura em anexo. O que por exemplo numa janela de 60cm de altura poderá ficar com apenas 40cm de vidro :(. E tenho também que considerar que não poderei ter vidros fixos pela questão da limpeza, já que essa janela ficara num 1º andar não acessível pelo exterior. Estamos mesmo divididos!

Eu não colocaria a janela acima do veda águas. Eu alinhava mesmo e fazia um troço de bancada até ao caixilho. Ainda que tivesse ali uma quebra de material. E não fazia a janela alinhada pelo interior. Empurrava mais para fora. Se a janela for larga, ganha ali um pedaço de bancada.
    Os armários superiores também os fazia alinhados pela parte superior da janela.

E seguindo a ideia do Pedro Barradas, que eu também gosto muito, colocava as tomadas na parte de baixo do armário superior. Há uma linha do Ikea que faz isso tudo e tem muito bom ar. É tipo uma calha que se vende às peças (de vário tipos) e encaixam entre si (e tem L para os cantos). Tem iluminação led e tomadas. Ainda tem uns suportes para pendurar umas coisas.
    É a linha Utrusta.

Fica aqui uma foto de uma obra. Não ligue aos materiais. Em obra, o cliente escolheu os materiais. Eu teria preferido outros. E teria feito a bancada até à janela e não em forra cerâmica. Em cima, o exuastor foi rebaixado para alinhar com os armários. Mas dá para ter uma ideia de como pode ficar a janela.
      Cozinha 02 - janela pequena.jpg
    • aasv
    • 28 fevereiro 2018

# 5

Boa noite a todos,

agradecemos as vossas opiniões que têm ajudado a tomar algumas decisões. À partida iremos optar por não fazer as janelas baixas pelo factor da entrada de luz e deixar a parede da panela sem armários e com janelas mais altas. No entanto entendemos que seja prático um armário superior que tencionamos colocar na parede do frigorifico.
    Não estamos muito inclinados para a janela à altura da banca, esteticamente não gostamos.

Deixamos abaixo mais uma actualização (embora sem muitos detalhes como a torneira desalinhada etc...)

Fica também a faltar o tecto falso rebaixado de alguma forma na zona da ilha para reduzir o comprimento da chaminé do exaustor.

Obrigado a todos pelas opiniões!
      coz.jpg
    • emad
    • 28 fevereiro 2018

# 6

Na lateral encastrava o frigorifivo e a arca e fazia um movel despensa ate ao tecto.
    Esse movel com essa abertura mata tudo.
    Mas ja esta a ficar melhor.
    A luz da cozinha parece outra.
  5.  # 7

Emad

Mostre a sua cozinha como ficou, na altura gostei de ver os 3D.

Colocado por: emadNa lateral encastrava o frigorifivo e a arca e fazia um movel despensa ate ao tecto.
  6.  # 8

Colocado por: emadNa lateral encastrava o frigorifivo e a arca e fazia um movel despensa ate ao tecto.

Tirando a parte do "encastramento", que é contra a minha religião, concordo com tudo! ;)
  7.  # 9

Colocado por: Anonimo06082021que tipo de banca vai usar na sua?

Ainda não decidi definitivamente. Mas a minha inclinação neste momento é para fazer uma bancada tripartida, com diferentes alturas e diferentes materiais consoante a finalidade de cada secção (com base numas dicas de ergonomia que vi algures), sendo que a madeira será um desses materiais se for com a ideia para a frente.
    Posso perguntar o porquê do interesse no meu caso?
  8.  # 10

Pessoalmente, não gosto do facto dos móveis não irem ao teto e gosto mais de 1 frigo + 1 arca vertical do que um americano.
    Essa cozinha está a merecer um móvel de cima a baixo na lateral para "esconder" o frigo (tb não gosto de encastrados). Ficava tudo muito mais geometrico e interessante.

Onde vai colocar o forno e o microondas?
  9.  # 11

Colocado por: ratodecasaPessoalmente, não gosto do facto dos móveis não irem ao teto e gosto mais de 1 frigo + 1 arca vertical do que um americano.
    Essa cozinha está a merecer um móvel de cima a baixo na lateral para "esconder" o frigo (tb não gosto de encastrados). Ficava tudo muito mais geometrico e interessante.

Onde vai colocar o forno e o microondas?

Como consegue esconder o frigorífico sem o encastrar?
  10.  # 12

Colocado por: DR1982
    Como consegue esconder o frigorífico sem o encastrar?

o meu frigorifico é de instalação livre, no entanto o movel da cozinha foi feito á medida para o frigorifico ficar la encaixado (tem margens dos lados como é obvio).....julgo que deve ser qualquer coisa deste genero!

fica encastrado no movel mas nao leva portas dos moveis...

https://www.homify.pt/livros_de_ideias/1162971/10-frigorificos-encastrados-ou-embutidos

o meu está praticamente igual ao da foto "metalizado unico" no link acima
    Concordam com este comentário: DR1982
  11.  # 13

Colocado por: loverscout

o meu frigorifico é de instalação livre, no entanto o movel da cozinha foi feito á medida para o frigorifico ficar la encaixado (tem margens dos lados como é obvio).....julgo que deve ser qualquer coisa deste genero!

fica encastrado no movel mas nao leva portas dos moveis...

https://www.homify.pt/livros_de_ideias/1162971/10-frigorificos-encastrados-ou-embutidos

o meu está praticamente igual ao da foto "metalizado unico" no link acima

Ah, sim dessa forma...
    Neste caso o seu tem margem dos lados para ventilação, caso nao tivesse parede da parte de trás do frigorífico nao era preciso essa tal margem dos lados para ventilar certo?
  12.  # 14

Colocado por: DR1982
    Ah, sim dessa forma...
    Neste caso o seu tem margem dos lados para ventilação, caso nao tivesse parede da parte de trás do frigorífico nao era preciso essa tal margem dos lados para ventilar certo?

apesar de ele ventilar por cima e o movel ter ficado com uma especie de fundo falso na parte superior (isto é o espaço de arrumação por cima do frigorifico tem menos profundidade do que o movel em si).... na altura achei melhor o movel nao ser extamente o mesmo tamanho do frigorifico, para ele ventilar melhor mas acima de tudo a pensar no futuro, nao va precisar de trocar de frigorifico e por um ou dois cms nao conseguir encaixa-lo la!

a margem estamos a falar de 1 ou 2 dedos no maximo, dos lados em cima tenho cerca de 10 cms
  13.  # 15

Ora nem mais, tal e qual como o loverscout indicou. Fica 5*
  14.  # 16

Colocado por: loverscout

apesar de ele ventilar por cima e o movel ter ficado com uma especie de fundo falso na parte superior (isto é o espaço de arrumação por cima do frigorifico tem menos profundidade do que o movel em si).... na altura achei melhor o movel nao ser extamente o mesmo tamanho do frigorifico, para ele ventilar melhor mas acima de tudo a pensar no futuro, nao va precisar de trocar de frigorifico e por um ou dois cms nao conseguir encaixa-lo la!

a margem estamos a falar de 1 ou 2 dedos no maximo, dos lados em cima tenho cerca de 10 cms
    Pensei que tivesse uns 10 cm’s de cada lado, o frigorífico dessa forma funciona bem? Pensei que dessa forma os frigoríficos nao durassem muito tempo...
  15.  # 17

O meu atualmente tem 1 dedo de cada lado e 2 por cima e está a funcionar há 15 anos :)
    Mas tb é Bosch...
  16.  # 18

Colocado por: ratodecasaOra nem mais, tal e qual como o loverscout indicou. Fica 5*

mas para ficar dessa forma tem que pensar na cor dos moveis, na cor do frigorifico, para poder conjugar tudo.... senao depois no fim fica uma trapalhada visual!

No meu caso os moveis sao lacados alto brilho brancos e o frigorifico é todo em inox. (tal e qual a foto) fica engraçado, mas se escolher uma cor para os moveis por exemplo castanho e o frigorifico for branco, se calhar a coisa nao fica la muito engraçada!
  17.  # 19

Na minha opinião, móveis brancos alto brilho, bancada clara, chão escuro e electrodomésticos inox.
  18.  # 20

Colocado por: DR1982Pensei que tivesse uns 10 cm’s de cada lado, o frigorífico dessa forma funciona bem? Pensei que dessa forma os frigoríficos nao durassem muito tempo...

tem funcionado sem qualquer tipo de problema. mas como lhe disse o frigorifico ventila por cima, e por cima alem de ter deixado esses 10 cms entre movel e frigorifico, existe um fundo falso (abertura nas costas do movel superior) para fazer a ventilação!

0.0286 seg. NEW