Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito bom dia a todos.
    Na minha casa, tenho uma lareira banal a lenha. É pequena, nada bonita e eu tenciono aumentá-la.
    lareira
    Mas depois de andar aqui no forum a ler tópicos sobre o assunto, vejo que uma das soluções é adaptar às novas medidas e inserir um recuperador de calor.
    Vinha pedir a vossa opinião e ajuda pois já andei a ver se encontrava e, nada.

    1º Não há recuperadores de calor sem porta?

    Estes com porta são muito bonitos sim senhor, mas não dão para assar chouriços. Tem um vidro na frente! :)
    Quase parecem molduras digitais a passar um filme de lambras (labaredas) e choinas (fagulhas).
    Para mim o engraçado de uma lareira é chegar lá e aquecer as mãos, virar os cavacos, ter um pote de ferro a fazer o caldo etc. Ou seja há interactividade entre as pessoas e a lenha a arder.
    Nestas com porta não acho graça nenhuma.
    Já quanto ao que li sobre o aproveitamento do calor irradiado pelo exterior do tubo de fumo, para aquecimento de outra/s divisões gostei da ideia.
    Obrigado a todos e se souberem de recuperadores de calor sem porta, digam-me se faz favor.
    José Araújo
  2.  # 2

    Eu uma vez até cheguei a assar um frango no meu, muitos são preparados para grelhados, e têm grelhas próprias. Mas sujar o ferro com gordura....

    A porta não é problema uma vez que abre e sobe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  3.  # 3

    Muito obrigado pelo comentário.
    Nesse caso vou fazer as alterações à minha maneira sem ser cá com uma caixa de ferro fundido a que chamam recuperador.
    Quando começar com a obra porei fotos.
    Se alguém do fórum quiser dar a sua opinião, sugestão...
    Colocado por: NTORIONEu uma vez até cheguei a assar um frango no meu, muitos são preparados para grelhados, e têm grelhas próprias. Mas sujar o ferro com gordura....

    A porta não é problema uma vez que abre e sobe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:josearaujo
  4.  # 4

    O josearaujo não quer um recuperador, quer mesmo é uma nova lareira, porque simplesmente dá mais valor e tira mais partido a uma lareira do que um recuperador.
    Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens.
    Força com as obras que cá esperamos as fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  5.  # 5

    Como já disse o NTORION, têm recuperadores de calor em que a porta além de abrir também sobe, ficando aberta, até lá pode meter um leitão a assar! Resta saber é se o inv€stim€nto para si compensa!

    Este por exemplo tem 120cm de largura.. enquanto houver € há soluções
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
      spartherm_varia-bh-120.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: josearaujo1º Não há recuperadores de calor sem porta?


    Não, isso é um contrasenso. O recuperador é uma caixa fechada para que:
    * A entrada do ar para a queima seja feita por entradas próprias reguláveis, podendo portanto alimentar oxigénio na medida certa que se deseja;
    * O baixo caudal de ar impede também que os gases quentes subam demasiado rápido pela chaminé, levando o calor embora;
    * O ar circula entre o ambiente e a caixa de ferro, por convecção natura ou forçada, transferindo calor da caixa de ferro para o ar ambiente.

    Se não tiver porta não recupera calor nenhum...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josearaujo
  7.  # 7

    Gostei deste aparelho do qual me mandou a foto.
    Vou obter mais informações sobre o mesmo. Muito obrigado.

    Colocado por: rjmpiresComo já disse o NTORION, têm recuperadores de calor em que a porta além de abrir também sobe, ficando aberta, até lá pode meter um leitão a assar! Resta saber é se o inv€stim€nto para si compensa!

    Este por exemplo tem 120cm de largura.. enquanto houver € há soluções
    Estas pessoas agradeceram este comentário:josearaujo
      spartherm_varia-bh-120.jpg
  8.  # 8

    Nesse caso confesso que prefiro a lareira.
    Em tom de brincadeira, não me interprete mal, coloco-lhe lá dentro um termoventilador e na frente da lareira uma televisão a leds a passar a imagem de lume a arder.
    Mas fiquei elucidado, muito obrigado.

    Colocado por: ClioII

    Não, isso é um contrasenso. O recuperador é uma caixa fechada para que:
    * A entrada do ar para a queima seja feita por entradas próprias reguláveis, podendo portanto alimentar oxigénio na medida certa que se deseja;
    * O baixo caudal de ar impede também que os gases quentes subam demasiado rápido pela chaminé, levando o calor embora;
    * O ar circula entre o ambiente e a caixa de ferro, por convecção natura ou forçada, transferindo calor da caixa de ferro para o ar ambiente.

    Se não tiver porta não recupera calor nenhum...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:josearaujo
 
0.0162 seg. NEW