Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não querendo chave na mão, o que é que tem de vir discriminado no orçamento para que possa ser negociado fora da empreitada geral?
  2.  # 2

deve pedir primeiro ao gabinete de arquitectura que lhe elabore um mapa de quantidades exaustivo... assim estará tudo discriminado.
  3.  # 3

Colocado por: ratodecasao que é que tem de vir discriminado no orçamento para que possa ser negociado fora da empreitada geral?

Tudo aquilo que pretende negociar.
    90% dos nossos empreiteiros, não sabem descriminar e atribuir um real valor aos diversos trabalhos, por isso é sempre muito difícil negociar.
  4.  # 4

Boa tarde. Se necessitar de orçamento para a sua moradia, envie email para [email protected].

Atenciosamente David Santos
  5.  # 5

Obg pelo feedback.
    O problema é mesmo esse: difícil negociar pois é tudo muito vago.

deve pedir primeiro ao gabinete de arquitectura que lhe elabore um mapa de quantidades exaustivo...
    não queria ir tão ao detalhe, mas vou ter caderno de encargos detalhado.

Tudo aquilo que pretende negociar.
    Eu veria com interesse discriminar:
    . Estrutura / pedreiro
    . Janelas e caixilharia
    . Carpintaria (chão, rodapés, armários, portas, ...)
    . Climatização e AQS
    . Cozinha (móveis e bancadas)
    . Electricidade
    . Instal. Sanitárias (loiças, cerâmicos, torneiras, ...)

O resto ficaria na empreitada geral.

Penso que estas áreas/especialidades podem ser facilmente adjudicadas a diferentes " artistas" e talvez por valores mais interessantes e com maior pormenor do que numa empreitada geral, pois o empreiteiro acabará por fazer subempreitadas.
  6.  # 6

Colocado por: ratodecasamas vou ter caderno de encargos detalhado.

Assim sendo, peça ao técnico que o vai elaborar para descriminar com pormenor as especialidades/trabalhos que pretende negociar.
    Quando pedir orçamento, peça para lhe darem valores para cada item e não valores globais.
    Assim já consegue negociar.
    Se o técnico que estiver a orçamentar for inteligente, percebe a sua intenção e arranja forma de o empreiteiro ganhar mais dinheiro mesmo com menos trabalhos.
  7.  # 7

Uma dica para os DO
    Um empreiteiro inteligente, reza para que o DO se responsabilize por algumas especialidades.
    A margem de lucro é maior, o trabalho e responsabilidades são menores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos, ratodecasa
  8.  # 8

Ainda me vai ficar mais caro...
  9.  # 9

Obrigado zedasilva. Já percebi o "esquema".
  10.  # 10

Colocado por: ratodecasaAinda me vai ficar mais caro...

Não necessariamente. Depende de quem está a orçamentar.
    A maioria dos empreiteiros hoje, já entrega estes serviços a alguém "que sabe uns truques". Felizmente para os DO ainda existem alguns que orçamentam ao m2.
    • hsi
    • 28 fevereiro 2018 editado

# 11

Boas,

Acho que percebo o objetivo.
    Será que empreitada de Pedreiro e trolha, e especialidades à parte faz sentido?

Sei que há empreiteiros que subcontratam a maioria das especialidades e outros que têm muitas delas. A fórmula pode estar na escolha do empreiteiro?

0.0153 seg. NEW