Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou na fase de construção em que tenho que decidir que paredes/chão vou esburacar e pretendia saber se existe alguma solução de aspirador de cinzas, em que coloco uma tubagem na sala até a um anexo e coloco lá o aspirador (tipo aspiração central).

    Vou colocar aspiração central (sei que é um tema controverso), mas já me decidi.
    Pelo que li, a aspiração central não pode aspirar a cinza.

    Assim sendo, pergunto se alguém conhece alguma solução de aspirador de cinzas que fique instalado num local externo (casa das maquinas) e chegue até à lareira atravês de tubagem imbutida. O objetivo é colocar a saída de ar do aspirador para o exterior, não largando particulas de cinza que passem pelo filtro na divisão onde se encontra o recuperador.
  2.  # 2

    Desconheço se existe solução viável para o que pretende.
    Um amigo bem que tem garagem por debaixo da sala arranjou uma solução simples: um buraco no chão do recuperador e um tabuleiro de recolha de cinza no tecto da garagem. Para limpar a lareira basta varrer as cinzas para o buraco.
  3.  # 3

    Pode ser uma solução para alguns.

    No meu caso isso não dá, pois é um piso térreo.

    Obrigado pelo feedback.
  4.  # 4

    Arranje um aspirador de cinzas portátil,, e nao se chateie/ invente mais...
    Concordam com este comentário: lprolog
    • NBA
    • 28 fevereiro 2018

     # 5

    Colocado por: Pedro Barradasaspirador de cinzas portátil,,


    Em falta de melhor terá que servir.
    Digo-lhe já que são uma autêntica porcaria.
    • emad
    • 28 fevereiro 2018

     # 6

    E uma vassourinha e um apanhador?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NBA, mhpinto
    • xokopt
    • 1 março 2018 editado

     # 7

    Entretanto descobri uma solução.

    Parece os aspiradores normais de cinza, mas não tem motor e liga-se à aspiração central. As cinzas ficam neste aspirador e não na aspiração central.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      C355853B-B226-4B5E-BCC4-35ACAA55C049.jpeg
  5.  # 8

    Pode partilhar que aparelho é esse xokopt?
  6.  # 9

    Isso deve ser tipo os "dust cyclone separator" q se usam nas carpintarias... mas mesmo assim acho q alguma cinza passa para a máquina central, pois o pó de cinza é muito fino...
  7.  # 10

    Colocado por: xokoptParece os aspiradores normais de cinza, mas não tem motor e liga-se à aspiração central. As cinzas ficam neste aspirador e não na aspiração central.

    É bom que isso seja barato pois basicamente é um tubo ligado a uma lata que deve ter uma série de filtros.
    Se não for barato, com algum estudo isso deve ser fácil de fazer artesanalmente. Se calhar até melhor.

    Eu cá fico-me por isto:
    Colocado por: emadE uma vassourinha e um apanhador?

    :)
    Concordam com este comentário: nunos7
  8.  # 11

    Colocado por: mhpintocom algum estudo isso deve ser fácil de fazer artesanalmente

    Tb acredito, é só procurar no youtube por "DIY dust cyclone" e deve ter uma carrada de vídeos :)
    • emad
    • 1 março 2018

     # 12

    Daqui a pouco querem um robot para meter lenha no recuperador.
    Eu ate gosto de limpar com uma vassourinha as cinzas do recuperador dos meus sogros e dos meus pais.
    Aquilo fica um brinquinho.
    Mas a malta gosta de complicar.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  9.  # 13

    eu uso um aspitrador de cinzas da marca Vito....comprado no aki por 30 paus..... apos primeira utilização fiz-lhe um tunning no filtro e desde entao nao quero outra coisa...

    a vassoura e pá suja-me o chao todo e levanta a cinza para o ar....


    salamandra de dupla face, 2 portas, 2 vidros.....trabalho a dobrar!
  10.  # 14

    Esses aparelhos ha a venda nos Leroy e bricos, para interligar um aspirador normal a apanha de cinzas custa 20 euros ou coisa que o valha

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Aspiradores/15935976.aspx

    existe este da Karcher mais carote

    e depois os outros
    http://www.maxmat.pt/pt/produto/deposito-para-cinzas/?id=5&cat=31&pid=597

    http://www.tria.pt/areas/produtos-termorresistentes/produtos-e-equip-para-limpeza-e-manutencao/item/deposito-aspirador-de-cinzas
  11.  # 15

    15€ o da maxmat, nem se justifica o trabalho DIY. Esperemos é q o filtro retenha mesmo o pó das cinzas...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 16

    Os filtros dessas latas, ou dos aspiradores de cinzas convencionais, são cartuchos de fibras em zig-zag. São normalmente laváveis e duradouros, mas são "lixados" de limpar/lavar e estão sempre a entupir porque o pó fininho de cinza e fuligem se entranham no zig-zag de uma maneira terrível. Ao fim de três utilizações tinha de lavar o filtro.

    Aqui há tempos resolvi esse problema no meu aspirador de cinzas: duas voltas de papel de cozinha em torno do filtro cilíndrico, mantidas no sítio por um par de elásticos.

    Resultado? Criei um filtro descartável facilmente removível e substituível quase sem custo. A esmagadora maioria da sujidade nem chega ao filtro de cartucho e este entope muito menos e muito raramente o lavo (este inverno ainda não lavei e todos os dias uso o aquecimento central e todas as semanas limpo a salamandra). Como o papel é plano (sem zig-zag) a sujidade cai e o papel entope menos que o cartucho!
  13.  # 17

    Colocado por: ClioIIOs filtros dessas latas, ou dos aspiradores de cinzas convencionais, são cartuchos de fibras em zig-zag. São normalmente laváveis e duradouros, mas são "lixados" de limpar/lavar e estão sempre a entupir porque o pó fininho de cinza e fuligem se entranham no zig-zag de uma maneira terrível. Ao fim de três utilizações tinha de lavar o filtro.

    Aqui há tempos resolvi esse problema no meu aspirador de cinzas: duas voltas de papel de cozinha em torno do filtro cilíndrico, mantidas no sítio por um par de elásticos.

    Resultado? Criei um filtro descartável facilmente removível e substituível quase sem custo. A esmagadora maioria da sujidade nem chega ao filtro de cartucho e este entope muito menos e muito raramente o lavo (este inverno ainda não lavei e todos os dias uso o aquecimento central e todas as semanas limpo a salamandra). Como o papel é plano (sem zig-zag) a sujidade cai e o papel entope menos que o cartucho!


    tambem fiz um tunning parecido, mas utilizei outra coisa diferente do papel... ha um tipo de filtro á venda que é de pano para pos mais fininhos:

    https://www.aki.pt/ferramentas/equipamento-de-oficina/aspiradores/acessorios-aspiradores/FiltropanoparamotorDexter-P45428.aspx

    utilizo este filtro por cima do de papel em zig zag. nao afecta a performance de sucção e elimina esse efeito do filtro de papel ficar cheio de cinza e por sua vez deixar de aspirar como deve ser. tem ainda outro efeito, que no meu acontecia quando o filtro ficava assim mais carregado começava a surgir particulas de cinza fora do aspirador.

    Apos cada utilização é so sacudir ligeiramente e voilá...pronto a utilizar! alem deste tunning fiz um outro que foi "criar" uma borracha vedante entre a tampa e o balde (aquilo nao vedava a 100%)
 
0.0204 seg. NEW