Iniciar sessão ou registar-se
    • JETTY
    • 27 fevereiro 2018 editado

     # 1

    Estou em fase de planeamento da construção da minha moradia e como vai ter uma piscina de 4x9 + alguma relva tinha planeado fazer um furo para minimizar o consumo de água da rede urbana. No entanto uma vez que não é permitido dentro do perímetro urbano estou a tentar encontrar uma alternativa.
    A solução mais logica para fazer face ao consumo elevado de água que prevejo e ainda por cima com a cada vez maior escassez da mesma, seria talvez colocar uma cisterna para aproveitamento das águas pluviais para pelo menos relva/lavar carro/horta e piscina.

    Só consigo encontrar artigos antigos e na maioria brasileiros sobre o assunto e não vejo aqui no fórum qualquer discussão recente do assunto, será que alguém tem esse sistema aqui ou conhece uma empresa especializada no assunto de forma a saber preços?

    Qualquer informação que tenham será bem vinda uma vez que ainda estou fora do assunto, acho que está na altura de planearmos isto nas nossas casas mas talvez o sistema ainda esteja muito caro e pouco generalizado. Que acham?

    Obrigado
  1.  # 2

    Contacte estes senhores:
    http://www.graf.pt/

    Mas para isso ser autosustentável irá precisar de um volume enorme... pois rapidamente esgotar a reserva quando ela fará falta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JETTY
    • JETTY
    • 27 fevereiro 2018

     # 3

    penso que 5000 litros poderá ser o ideal para ter algum aproveitamento mas ainda tenho de calcular com mais cuidado fase á pluviosidade da minha zona, obrigado pelo conselho.
    • JETTY
    • 27 fevereiro 2018

     # 4

    Alguém que tenha colocado ou tenha planeado algo semelhante que possa dar feedback?
    • nmex2
    • 27 fevereiro 2018

     # 5

    calcule com mais cuidado fase a pluviosidade da sua zona, e o espaço que lhe vai ocupar enterrado.

    se os 5000 litros chegarem, óptimo, mas parece pouco para os períodos quentes. veja a sua conta da água actual logo aí terá uma ordem de grandeza.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JETTY
  2.  # 6

    JETTY.... 5000l são 5m3.... para jardim, lavagens de carro e etc..., isso não dá para nada... ainda por cima no verão vai chover quando !? a cada 2 meses!? Talvez o sistema funcione se aproveitar em simultâneo as aguas cinzentas ( banhos e lavatórios)... sempre irá haver alguma reposição diária... mas obriga a outro tipo de pre-tratamento....
  3.  # 7

    Na minha opinião o nosso país não tem chuva para esse tipo de aproveitamento
    • JETTY
    • 28 fevereiro 2018

     # 8

    Pois Pedro a minha duvida também passa por saber se essas águas cinzentas podem ser usadas para rega da relva, para a piscina concerteza que não senão era um banho de espuma todos os dias :)
  4.  # 9

    Colocado por: JETTYPois Pedro a minha duvida também passa por saber se essas águas cinzentas podem ser usadas para rega da relva, para a piscina concerteza que não senão era um banho de espuma todos os dias :)

    Pode pois... mas precisa de tratamento.. Peça um estudo e cotação àquela empresa que referi.

    Para Habitação unifamiliar, acho muito complicado implementar um sistema desses... para um hotel, ou outro tipo de empreendimentos já me parece viável.
  5.  # 10

    Também pensei nisso e quando vi valores... É para esquecer.
    5m3 não é nada. Tem de ser muito mais...
    Numa moradia, apenas águas pluviais, mande para cima de 7k€.
    Mas é pena falar-se tanto do clima, das renováveis, green e mais green, e um sistema de aproveitamento de águas ser caríssimo! Deveria ser obrigatório, até das cinzentas. Quando começar a faltar a água, como já começa, depois vai andar tudo ai ai ai...
  6.  # 11

    Pode e deve consultar essa empresa. Quase de certeza que vai falar com o Nuno.
    5 m3 em águas pluviais não dá para nada, 1 mês?
    O ideal é pensar em aproveitamento de águas cinzentas e tratamento por ozono. A graf tem essa solução. O sistema de tratamento anda pelos 3 mil euros.
    3 mil euros - 3 mil m3 - mil meses, 10 anos. Esta para fazer esse investimento?
    Ao qual tem de juntar um reservatório.
  7.  # 12

    No estudo que fizeram para mim (não foi nessa empresa), o aproveitamento das águas era para WCs (autoclismos), lavagem de roupa e pavimentos e rega da relva.
    Para um período de reserva estimado de cerca de um mês, o reservatório era de 15m3.
    Eu queria um reservatorio subterraneo.
    O reservatório + bomba + uns filtros e protecções era para cima de 7000€ só o material, excluindo a "obra" (que não deve ser barata).

    Mas fiquei curioso. Se falar com essa empresa, depois partilhe pf a solução e o valor, se possivel.
  8.  # 13

    Vou dar o meu contributo, onde passei de uma média mensal da água da companhia de 14m^3 de água para uma de 3m^3.

    Durante a construção da minha casa, decidimos criar um poço em manilhas (daquelas bem grandes. com uns 2m de diâmetro), onde a água existente no terreno pudesse ser encaminhada para lá.
    Este poço ficaria por debaixo da cave mas, devido à dureza do chão, em vez de um poço, teve de ser transformado numa piscina coberta subterrânea em bloco de cimento:-).
    Tem dois pequenos acessos no chão da cave, caso seja necessário para limpar e por onde passa num deles o tubo de aspiração da bomba.

    Uma simples bomba de balão, com um filtro (para eliminar sedimentos) é o suficiente.

    A água neste reservatório tem dado para:
    - rega de flores, árvores e legumes quando necessário
    - autoclismos
    - banhos
    - maq. lavar roupa

    Ou seja, em vez da típica canalização águas frias/quentes, tenho quatro:
    - água quente para banhos, que vem do depósito (e do qual recebeu água da canalização para as águas frias para banhos)
    - água fria para banhos,
    - autoclismo e torneiras no exterior
    - lavatórios (uso exclusivo da água da companhia)

    Para cada um destes cricuitos posso escolher usar a água da companhia ou a água do reservatório mediante o recurso a umas torneiras de corte rápido.

    Já tenho este sistema há quase 6 anos.... e só por duas vezes tive de recorrer à água da companhia para os banhos e maq. lavar de maneira a ter alguma água para rega.
    Há dois anos foram uns 3 dias.... e no ano passado foi quase uma semana.
    Certo é que basta chover e poucos minutos depois fico logo com água mais que sificiente para as minhas necessidades nos dias seguintes.

    Preços do reservatório, não sei..... foi conversado na altura com o empreiteiro e foi no bolo do desaterro ou algo parecido.
    A canalização terá sido o dobro do valor (dobro das tubagens).

    Dimensões do reservatório, diria que por alto, é algo tipo:
    - 6m de comprimento
    - 2m de largura
    - 2,5m de profundidade
    Ou seja, algo com uma capacidade máxima de 30m^3, mas será menos, devido ao dreno.
    Para evitar ter a cave inundada, foi colocado um dreno com ligação para o exterior e para dentro do terreno.
  9.  # 14

    Mafgod deveria ter um sistema de tratamento dessa agua pelo menos a que usa nos Banhos
  10.  # 15

    mafgod, na minha terra é assim:

    1 — Os sistemas prediais alimentados pela rede pública devem ser obrigatoriamente independentes e fisicamente separados de qualquer sistema de distribuição de água com outra origem, nomeadamente poços ou furos privados.

    2 — A verificação da interligação do sistema predial alimentado pela rede pública com outro alimentado por origens ou captações privadas é motivo por si só para a interrupção imediata do serviço, sem prejuízo da aplicação das sanções previstas na legislação aplicável.

    3 — Os sistemas prediais de distribuição de água secundária deverão ser completamente autónomos e separados fisicamente da rede de distribuição de água para consumo humano, devendo esta água secundária ser considerada como não potável, sem prejuízo da necessidade de se garantir a sua qualidade e segurança microbiológica.
    Concordam com este comentário: zinna
  11.  # 16

    Colocado por: mafgod- lavatórios (uso exclusivo da água da companhia)
    Este é o único circuito que está ligado exclusivamente à companhia e é para consumo humano.
    Todos os outros circuitos não são para consumo humano.

    Os outros circuitos que não são para consumo humano, tem valvulas que evitam que a água da companhia seja contaminada se inadvertidamente for comutada a água do reservatório ao mesmo tempo que a água da companhia.

    Ou seja, a água dos lavatórios, são exclusivamente da companhia (não tem contato com a água do reservatório).
  12.  # 17

    Na minha terra não estaria a cumprir o regulamento.
  13.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaNa minha terra não estaria a cumprir o regulamento.

    Penso q em Cantanhede, Anadia tb tem essas regras, mas muita gente não cumpre isso...
  14.  # 19

    É tramado exigirem isso ("fisicamente separados de qualquer sistema de distribuição de água com outra origem"), pois como sabemos muita gente no campo ainda tem poços com água (sempre fica mais em conta), é claro q no verão essa água escasseia e então abrem a chave da companhia, o q já soube foi de pessoal q não fechou a chave do poço e esteve a deitar agua da companhia para o poço (algum defeito na peça q tinha no poço)!??!
  15.  # 20

    Numa empresa que trabalhei ja aconteceu foi o contrario injectar agua do furo na rede , com o contador a andar para tras.....
 
0.0208 seg. NEW