Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 28 fevereiro 2018 editado

# 1

Bom dia.

Pedia a opinião dos entendidos se com este pormenor será possível evitar a ponte térmica na caleira com platibanda e não existe incompatibilidade entre o isolamento térmico e os rufos em zinco a aplicar.

O isolamento térmico será em Pirmate V
  1.  # 2

na minha opinião está optimo.

quanto à incompatibilidade, não tenho conhecimentos para dar opinião
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  2.  # 3

O pormenor está perfeito e isso é tudo compatível.

Apesar de não ter as diversas layers identificadas, há aí uma sub-telha ou tela tipo sub-telha e nesses casos o babete interior metálico, que vai rematar debaixo da telha, costuma estar sob essa camada, enquanto no seu pormenor você tem-no a rematar de topo contra os barrotes de madeira. Ora, se alguma água passar nas telhas, a tela sub-telha vai empurrá-la para a caleira e vai ficar retira nesse elemento, pelo que esse elemento tem que rematar debaixo da tela sub-telha...

Ou seja, de baixo para cima, isolamento térmico, remate metálico da caleira, tela impermeável sub-telha, sistema de ripa e contra-ripa de madeira, caixa-de-ar ventilada e telha. No resto parece-me perfeito.

Estão previstas juntas de dilatação para essas caleiras, que presumo serem metálicas? (zinco?)
    • MNeo
    • 28 fevereiro 2018

# 4

Em termos de materiais será os seguinte, de baixo para cima:

1.Laje em betão armado
    2. Barreira Pára Vapor Rothoblaas Vapor 150
    3. Isolamento Térmico PIR - PIRMATE V
    4. Membrana Transpirante Rothoblaas Transpir EVO 160 - (faz também impermeabilização)
    5. Contra Ripado em pinho tratado
    6. Ripado em pinho
    7. Caixa de ar
    8. Telha de canudo fixada com grampos

Colocado por: Skinkxdebaixo da telha, costuma estar sob essa camada, enquanto no seu pormenor você tem-no a rematar de topo contra os barrotes de madeira

A tela transpirante, que também faz de impermeabilização remata na caleria, por baixo da pingaderia (fixada ao barrote), para que algumas águas que escorram por baixo da telha vão logo encaminhadas para a caleira.

Não tem subtelha

Colocado por: SkinkxEstão previstas juntas de dilatação para essas caleiras, que presumo serem metálicas? (zinco?)

A caleira será em zinco nº 12, com juntas (inclinação de 1%)

Por baixo do caleira de zinco esta previsto Polietileno de alta densidade (tela pitonada), para fazer a separação do isolamento térmico e garantir alguma ventilação
  3.  # 5

Ora bem, eu não estou familiarizado com o PIR, mas se isso for de célula fechada, como o XPS, não precisa de barreira pára-vapor nenhuma sob o isolamento. Mais, a BPV enferma de algum misticismo aqui no fórum, por algumas confusões que têm sido criadas... se o vapor penetrar no betão e você meter uma barreira por fora, ele vai ficar retido na BPV e vai condensar (mais dia, menos dia) entre a laje de betão e a BPV. Corrija isso.

Quando falei em sub-telha era basicamente uma dessas telas transpirantes, têm o mesmo efeito. Essa tela transpirante vai recolher qualquer água que respingue entre as telhas e conduzi-la à caleira, mas se você aplicar o babete como tem no seu pormenor, isso vai trabalhar mal e reter a água. Aplique o babete preso debaixo da contra-ripa e imediatamente debaixo da tela transpirante, assim a água que passa a telha e que é conduzida pela tela vai passar por cima do babete, sem obstáculos, directamente para a caleira. É o único "erro" de pormenor que aí vejo.

Outra coisa, se você tem uma cobertura em betão não precisa da barreira pára-vapor para nada, a camada interior de reboco já funciona como camada de estanquidade ao ar e o vapor infiltra-se naturalmente na estrutura de betão, por isso o que interessa é dotar a estrutura de capacidade de dissipação de vapor de água: retirar a barreira pára-vapor, trocar o PIR por lã-de-rocha ou lã-de-madeira e tudo o resto está impecável.

Você procurou adaptar os pormenores da Passive House ao nosso estilo construtivo e lá como os telhados (inclinados) são geralmente madeira, realmente leva essas camadas todas. No seu caso, sendo construção pesada (betão), não precisa de parte desses componentes. E se duvida disto, basta ver os pormenores que eles usam para paredes de madeira e paredes massivas, para perceber que a questão da estanquidade e permeabilidade ao vapor depende muito mais do método construtivo do que propriamente da necessidade de ter esses elementos em todo o tipo de construção.

Resumindo, se fosse para mim, tirava a BPV, trocava o PIR por algo mais respirável (se não nem adianta a tela exterior ser transpirável, já que antes dela já não "respira") e passava o babete sob a tela transpirável, trancado pela sub-ripa.

No resto, tem aí um pormenor muito bom. Mas como já sei qual é o seu propósito, isso ainda pode ficar melhor. Olhe, basicamente é pegar num pormenor Passive House de fachada ventilada em madeira e levar isso para o telhado, conjugando-o com a caleira.

Também me apercebi do pormenor da tela pitonada sob a caleira de zinco ;-)
  4.  # 6

https://i.imgur.com/oMpeGEz.jpg

Esqueci-me de identificar a camada azul, é o tal remate metálico da caleira, que passa SOB a tela transpirante.
    • MNeo
    • 28 fevereiro 2018 editado

# 7

O PIR é de célula fechada.

Tem duas vantagens em relação ao XPS - menor coeficiente de condutibilidade térmica (0,028 W/m.ºC) e é revestido com um velcro que lhe permite mais facilmente a colagem e aderência a outros materiais.

Tem a desvantagem de ser um pouco mais caro...

Colocado por: SkinkxEsqueci-me de identificar a camada azul, é o tal remate metálico da caleira, que passa SOB a tela transpirante.

O que esta a azul é uma fita selante Rothoblaas GEMINI, para selar a furação das fixações do contra-ripado ao barrote de apoio que fica intercalado com as placas de isolamento (aqui não aparece esse barrote, está escondido pelo isolamento, no corte transversal é que é visível.)

Colocado por: SkinkxAplique o babete preso debaixo da contra-ripa e imediatamente debaixo da tela transpirante, assim a água que passa a telha e que é conduzida pela tela vai passar por cima do babete, sem obstáculos, directamente para a caleira. É o único "erro" de pormenor que aí vejo.

No pormenor a pingadeira ("babete") está fixada ao contrariado e a tela transpiraste passa por baixo e vai ser colada à caleira.
    Como a pingadeira vai ter um afastamento da caleira (1 ou 2 cm), "penso" que permita a drenagem de águas que passem pelas telhas

Colocado por: Skinkxtrocar o PIR por lã-de-rocha ou lã-de-madeira e tudo o resto está impecável.

Vou analisar esta sugestão :)
  5.  # 8

OK, já percebi a sua ideia na pingadeira interior da caleira. Aquilo que eu disse já não se aplica. Não sei se por requisitos de estanquidade é melhor o seu princípio ou o meu, mas em termos de drenagem ambos resolvem.
    • MNeo
    • 28 fevereiro 2018

# 9

Uma solução em termos de lã de rocha poderá ser a ROCKWOOL ALPHAROCK-E 225 (coeficiente de condutibilidade térmica (0,034 W/m.ºC)?

Na zona da caleira deverá ser mantido o PIR ou então XPS, ou não se justifica?
  6.  # 10

Colocado por: MNeoUma solução em termos de lã de rocha poderá ser a ROCKWOOL ALPHAROCK-E 225 (coeficiente de condutibilidade térmica (0,034 W/m.ºC)?

Na zona da caleira deverá ser mantido o PIR ou então XPS, ou não se justifica?

Na caleira talvez mantivesse o XPS, qualquer fuga de água inutiliza a lã mineral.
    • MNeo
    • 28 fevereiro 2018

# 11

Em termos de isolamento com ROCKWOOL ALPHAROCK-E 225, acaba por ficar mais barato que o PIR, mesmo havendo a necessidade de aumentar a espessura.

Com uma espessura de 0,12m de isolamento com lã de rocha, sem entrar com os barrotes em madeira para apoio (que acaba por fazer subir ligeiramente o coeficiente), acaba-se por ter uma solução com coeficiente de condutibilidade térmica de 0,026 W/m.ºC
  7.  # 12

Nestas coisas é ver as dimensões standard dos barrotes (espreite o site da Carmo) e jgoar com painéis ou mantas de espessuras iguais aos barrotes. Há mantas pelo menos até 16 cm.

0.0179 seg. NEW