Colocado por: Gerson10Faça-se acompanhar de um Engenheiro ou Empreiteiro ao local.
No entanto primeiro visite as que gosta e depois numa segunda visita verifique essa possibilidade de criar esse novo espaço, com quem percebe.
Relativamente a licença julgo não ser preciso, mas alguém lhe poderá informar melhor sobre isso, nomeadamente a pessoa que fizer consigo a visita.
Colocado por: nunogouveiaAcho que pessoa que fizer a visita não vai ter certezas. Isso só fazendo sondagens no local...e mesmo assim.
Colocado por: anagpJá me falaram para verificar a espessura da parede, quanto mais grossa for, mais probabilidade tem de ser estrutural, é verdade?
Colocado por: anagp- na virtude de a parede poder ser aberta, é necessário pedir autorização ao condomínio e/ou uma licença à câmara para este tipo de obra?
Colocado por: anagpObrigada Nuno - o que entende por sondagens no local?
Colocado por: mhpintoPouco ou nada percebo disto pelo que é provável que esteja enganado, mas de várias coisas que tenho visto começo a ficar com a impressão que serão muito poucas as situações em que não se pode deitar uma parede abaixo.
Assim de repente só me lembro de casos em que haja tubos do esgoto das sanitas ou colunas de exaustão de cozinhas, situações em que a manutenção da verticalidade é essencial.
De resto, se a parede for estrutural, é fazer/meter uma viga (não tenho ideia de como isso é feito). Na pior das hipóteses faz-se um pilar que é integrado na decoração (tipo encostar lá a ilha). Se passam uns tubos de água ou uns fios elétricos é cortá-los e reconduzi-los por outro sítio.
Estou a dizer uma grande asneira?
(...)
*1 Se as obras forem apenas no interior, sem tocar nas fachadas, não. E aqui tenho quase 100% de certeza.
Apenas tem de, num acto que para além de ser simpático creio até ser obrigatório, avisar os condóminos de que vai fazer obras por causa do ruído e procurar respeitar ao máximo a lei do ruído.
*2 Creio que o nunogouveia se refere à utilização de sensores e/ou à abertura de buracos na parede para ver o que está lá dentro.
Colocado por: mhpintoDe resto, louvo a sua intenção. Eu faria exatamente o mesmo se comprasse agora um apartamento. E já entrei em vários que estão mesmo a pedi-las, com as canalizações todas na parede oposta e tudo ;)
Colocado por: anagpFico bem contento ao ler que são poucas as situações que impedem deitar paredes abaixo
Colocado por: anagp*1 Penso que, usando o exemplo de trocar janelas (que se vêem do exterior) aqui a obra entra no campo "fachada" não?
Colocado por: anagpAlguns dos apartamentos que temos visto têm classe energética D e C e a meu entender aqui o caminho a tomar é substituir as janelas não?
Colocado por: anagpUtilização de sensores desconhecia, parece-me ser uma boa opção
Colocado por: anagpfazer furos nas paredes antes de a comprar não deve ser possível - duvido que a pessoa que a está a vender o permita ahah.
Colocado por: mhpinto
Não necessariamente. Estude um pouco o assunto para tentar perceber o que é que afeta a classe energética de uma casa e verá que até pode ter uma casa super eficiente em termos térmicos e não ter uma classe energética por aí além. Basta por exemplo não ter nada que possa ser considerado como "utilização de energias renováveis", o que é muito normal num apartamento :\ Na minha opinião, não se deve valorizar muito isso, a menos que lhe surja uma casa de classe G