Iniciar sessão ou registar-se
    • anagp
    • 28 fevereiro 2018

# 1

Bom dia a todos.

Estou neste momento em fase de procura de casa (para compra, apartamento) e um dos objectivos que tenho para a mesma é criar um open concept cozinha-sala com uma ilha central (que não terá nem lavatório nem fogão, só bancada). A maioria dos apartamentos (ando a ver usados) que tenho visto têm cozinhas onde uma dessas paredes é adjacente à sala. Eu sei que se torna complicado se essa parede for a que contém a canalização do lavatório ou a conduta do gás (do fogão(?)) mas nas situações em que isso não acontece e tendo em conta que é um prédio e por ali podem passar tubos/vigas/cabos/etc do apartamento ou até mesmo de outro apartamento, eis que surgem as minhas dúvidas:

- nesta fase com a imobiliária como posso averiguar (idealmente com 100% de certezas) se será possível abrir determinada parede ou não? É um dos factores decisivos para a compra da mesma e não quero comprar uma que depois não posso renovar desta maneira. Já me aconselharam a fazer um pedido da planta do prédio ao condomínio mas será que é suficiente? Alguém sabe se tem custos pedir tal informação?

- é comum levar um profissional experiente nesta fase à casa para este fazer uma avaliação e aconselhar se é algo que pode ser executado ou não? Se sim, o que aconselham? Um empreiteiro, um arquitecto, engenheiro ou devo recorrer a uma empresa que tenha serviços de renovação? Claro que seria vantajoso nesta situação já ter comigo uma planta do prédio/apartamento para ele ou ela consultarem, não é verdade.

- já agora aceito recomendações para a zona de Coimbra. Já ouvi falar da Melon e da UrbanObras e depois de ler várias discussões acerca dos mesmos aqui do fórum, gostaria de ter mais opções. Também irei eventualmente renovar a casa de banho e as restantes divisões serão apenas chão e pintura (até ver) logo alguém que seja apto a trabalhar nestes campos todos era o ideal, mas como disse, aceito sugestões.

- dicas para ter em conta quando for eu (mortal comum que não percebe nada do assunto) a ver a casa numa fase inicial para saber se vale a pena avançar com um profissional. Já me falaram para verificar a espessura da parede, quanto mais grossa for, mais probabilidade tem de ser estrutural, é verdade?

- na virtude de a parede poder ser aberta, é necessário pedir autorização ao condomínio e/ou uma licença à câmara para este tipo de obra?

Como podem compreender não tenho qualquer experiência em construção e acredito que este tipo de coisas deve ser feita por um profissional, portanto qualquer conselho é bem vindo. Ainda estamos numa fase muito inicial mas a verdade é, como já mencionei em cima, que este vai ser um dos factores decisivos antes da compra da casa.

Um desde já muito obrigado.
  1.  # 2

Faça-se acompanhar de um Engenheiro ou Empreiteiro ao local.
    No entanto primeiro visite as que gosta e depois numa segunda visita verifique essa possibilidade de criar esse novo espaço, com quem percebe.
    Relativamente a licença julgo não ser preciso, mas alguém lhe poderá informar melhor sobre isso, nomeadamente a pessoa que fizer consigo a visita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anagp
  2.  # 3

Acho que pessoa que fizer a visita não vai ter certezas. Isso só fazendo sondagens no local...e mesmo assim.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 4

Colocado por: Gerson10Faça-se acompanhar de um Engenheiro ou Empreiteiro ao local.
    No entanto primeiro visite as que gosta e depois numa segunda visita verifique essa possibilidade de criar esse novo espaço, com quem percebe.
    Relativamente a licença julgo não ser preciso, mas alguém lhe poderá informar melhor sobre isso, nomeadamente a pessoa que fizer consigo a visita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anagp

Bom conselho, estamos a fazer isso mesmo. Andamos a ver uma data de apartamentos e a fazer uma lista das que gostámos mais para depois então levarmos alguém que perceba do assunto connosco. Ainda andamos a pesquisar engenheiros e empreiteiros locais a tentar perceber quais se adequam melhor à situação mas é uma das tarefas que mais pano para mangas tem dado. Obrigado!
  4.  # 5

Colocado por: nunogouveiaAcho que pessoa que fizer a visita não vai ter certezas. Isso só fazendo sondagens no local...e mesmo assim.

Obrigada Nuno - o que entende por sondagens no local? Acha que uma planta do edifico/apartamento não nos conseguirá dar certezas concretas? Tem algum conselho?
  5.  # 6

Pouco ou nada percebo disto pelo que é provável que esteja enganado, mas de várias coisas que tenho visto começo a ficar com a impressão que serão muito poucas as situações em que não se pode deitar uma parede abaixo.
    Assim de repente só me lembro de casos em que haja tubos do esgoto das sanitas ou colunas de exaustão de cozinhas, situações em que a manutenção da verticalidade é essencial.
    De resto, se a parede for estrutural, é fazer/meter uma viga (não tenho ideia de como isso é feito). Na pior das hipóteses faz-se um pilar que é integrado na decoração (tipo encostar lá a ilha). Se passam uns tubos de água ou uns fios elétricos é cortá-los e reconduzi-los por outro sítio.
    Estou a dizer uma grande asneira?

Colocado por: anagpJá me falaram para verificar a espessura da parede, quanto mais grossa for, mais probabilidade tem de ser estrutural, é verdade?

Se a parede for mais grossa que as restantes paredes interiores do apartamento é muito provável que a parede seja estrutural ou então que passe alguma coisa mais larga lá dentro (esgoto de sanitas ou condutas de exaustão).

Colocado por: anagp- na virtude de a parede poder ser aberta, é necessário pedir autorização ao condomínio e/ou uma licença à câmara para este tipo de obra?

Se as obras forem apenas no interior, sem tocar nas fachadas, não. E aqui tenho quase 100% de certeza.
    Apenas tem de, num acto que para além de ser simpático creio até ser obrigatório, avisar os condóminos de que vai fazer obras por causa do ruído e procurar respeitar ao máximo a lei do ruído.

Colocado por: anagpObrigada Nuno - o que entende por sondagens no local?

Creio que o nunogouveia se refere à utilização de sensores e/ou à abertura de buracos na parede para ver o que está lá dentro.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 7

De resto, louvo a sua intenção. Eu faria exatamente o mesmo se comprasse agora um apartamento. E já entrei em vários que estão mesmo a pedi-las, com as canalizações todas na parede oposta e tudo ;)
  7.  # 8

Colocado por: mhpintoPouco ou nada percebo disto pelo que é provável que esteja enganado, mas de várias coisas que tenho visto começo a ficar com a impressão que serão muito poucas as situações em que não se pode deitar uma parede abaixo.
    Assim de repente só me lembro de casos em que haja tubos do esgoto das sanitas ou colunas de exaustão de cozinhas, situações em que a manutenção da verticalidade é essencial.
    De resto, se a parede for estrutural, é fazer/meter uma viga (não tenho ideia de como isso é feito). Na pior das hipóteses faz-se um pilar que é integrado na decoração (tipo encostar lá a ilha). Se passam uns tubos de água ou uns fios elétricos é cortá-los e reconduzi-los por outro sítio.
    Estou a dizer uma grande asneira?

(...)

*1 Se as obras forem apenas no interior, sem tocar nas fachadas, não. E aqui tenho quase 100% de certeza.
    Apenas tem de, num acto que para além de ser simpático creio até ser obrigatório, avisar os condóminos de que vai fazer obras por causa do ruído e procurar respeitar ao máximo a lei do ruído.

*2 Creio que o nunogouveia se refere à utilização de sensores e/ou à abertura de buracos na parede para ver o que está lá dentro.

Desde já muito obrigada pelo input mhpinto. Fico bem contento ao ler que são poucas as situações que impedem deitar paredes abaixo mas uma coisa é certa, com a sorte ou a falta dela que a pessoa às vezes tem, havemos de apanhar uma dessas situações em que existe tubos de esgoto ou semelhantes - é situação de ir com os dedos, incluindo os dos pés, todos cruzados para que a situação seja favorável.

No que toca a tubos de água e fios eléctricos sabia que era possível (re) direcioná-los contudo, tal como já referi não percebo nada destas coisas, mas algo me diz que sendo um prédio ainda há-de haver ligações de outros inquilinos a passar pelas paredes. Resumindo, concluindo e baralhando espero que uma planta do edificio/apartamento ajude com estas questões.

*1 Penso que, usando o exemplo de trocar janelas (que se vêem do exterior) aqui a obra entra no campo "fachada" não? Alguns dos apartamentos que temos visto têm classe energética D e C e a meu entender aqui o caminho a tomar é substituir as janelas não? Este é outro factor que andamos a investigar: como poderemos melhorar a classe energética da casa.

No que toca ao ruído da obra, concordo plenamente em avisar a vizinhança e o condomínio do ruído e claro espero respeitar a lei do ruído ao máximo (entramos às 9h e pica-se o ponto às 17h, pelo sim pelo não). Até estou disposta a levar um bolo de porta em porta para aligeirar a situação e com sorte ficar perdoada por ser a vizinha que vai trazer o barulho.Mas se chegarmos a esta fase é bom sinal, veremos!

*2 Utilização de sensores desconhecia, parece-me ser uma boa opção uma vez que fazer furos nas paredes antes de a comprar não deve ser possível - duvido que a pessoa que a está a vender o permita ahah.
  8.  # 9

Colocado por: mhpintoDe resto, louvo a sua intenção. Eu faria exatamente o mesmo se comprasse agora um apartamento. E já entrei em vários que estão mesmo a pedi-las, com as canalizações todas na parede oposta e tudo ;)

Vou lhe ser franca, qualquer apartamento que entro, visualizo uma ou mais paredes a ser removidas, especialmente se a sala e a cozinha estiverem lado a lado. Claro que cada caso é um caso e nem sempre este tipo de espaço se adequa a todas as pessoas, mas para o meu estilo de vida, é um pormenor que gostaria muito de ter na minha futura casa.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  9.  # 10

Colocado por: anagpFico bem contento ao ler que são poucas as situações que impedem deitar paredes abaixo

Não se fie nas minhas palavras, que sou um mero curioso. Espere que venha aqui alguém mais técnico do que eu.

Colocado por: anagp*1 Penso que, usando o exemplo de trocar janelas (que se vêem do exterior) aqui a obra entra no campo "fachada" não?

Só se colocar algo visualmente diferente daquilo que já lá está, e duvido que haja razão para isso.

Colocado por: anagpAlguns dos apartamentos que temos visto têm classe energética D e C e a meu entender aqui o caminho a tomar é substituir as janelas não?

Não necessariamente. Estude um pouco o assunto para tentar perceber o que é que afeta a classe energética de uma casa e verá que até pode ter uma casa super eficiente em termos térmicos e não ter uma classe energética por aí além. Basta por exemplo não ter nada que possa ser considerado como "utilização de energias renováveis", o que é muito normal num apartamento :\
    Na minha opinião, não se deve valorizar muito isso, a menos que lhe surja uma casa de classe G

Colocado por: anagpUtilização de sensores desconhecia, parece-me ser uma boa opção

Eu creio ser possível, mas mais uma vez é melhor confirmar.

Colocado por: anagpfazer furos nas paredes antes de a comprar não deve ser possível - duvido que a pessoa que a está a vender o permita ahah.

É, as pessoas são assim, complicadinhas ;)
  10.  # 11

Colocado por: mhpinto
    Não necessariamente. Estude um pouco o assunto para tentar perceber o que é que afeta a classe energética de uma casa e verá que até pode ter uma casa super eficiente em termos térmicos e não ter uma classe energética por aí além. Basta por exemplo não ter nada que possa ser considerado como "utilização de energias renováveis", o que é muito normal num apartamento :\ Na minha opinião, não se deve valorizar muito isso, a menos que lhe surja uma casa de classe G

Estou a ver, já nos tínhamos interrogado o que mais poderia influenciar estas avaliações. Ver se fazemos uma pesquisa mais rigorosa para perceber melhor depois onde podemos mexer para melhorar esta parte energética.

Muito obrigada por todos os inputs mhpinto!

0.0148 seg. NEW