Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    Ao caminharmos para ocorrência de cada vez mais fenómenos climáticos e também para apenas 2 estações a seca e a chuvosa... questiono:

    Qual o impacto ou medidas que devíamos começar a acautelar em novas construções? A nível estrutural/isolamento/aquecimento/frio, etc...

    Começo a discussão com um tema simples, cobertura plana vs. inclinada:
    - as coberturas planas atuais estão preparadas para por exemplo aguentarem com o peso de 20 ou 30 cm de neve?
    - as coberturas inclinadas (telha/chapa) podem aguentar um mini tornado? E os estores aguentam ventos de tornado?

    p.s. tentem ser construtivos nos comentários

    Desde já obrigado a todas os participantes.
  2.  # 2

    E porque não serem as casas mais ecologicas obrigando ao reaproveitamento das aguas , como anda ai noutro topico....
    Concordam com este comentário: marize
  3.  # 3

    Colocado por: NTORION- as coberturas planas atuais estão preparadas para por exemplo aguentarem com o peso de 20 ou 30 cm de neve?

    A grande maioria não.

    Colocado por: NTORION- as coberturas inclinadas (telha/chapa) podem aguentar um mini tornado?

    São fatores que nem sequer entram no calculo.

    Colocado por: NTORIONE os estores aguentam ventos de tornado?

    O problema dos estores é mais as calhas laterais ou no caso estejam meios levantados o efeito de sução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  4.  # 4

    Colocado por: NTORIONas coberturas inclinadas (telha/chapa) podem aguentar um mini tornado? E os estores aguentam ventos de tornado?

    Sempre que há uma notícia sobre estes fenómenos, lembro-me de uma na zona Oeste, as coberturas não costumam resistir.
  5.  # 5

    Colocado por: NTORION
    - as coberturas planas atuais estão preparadas para por exemplo aguentarem com o peso de 20 ou 30 cm de neve?


    Bem... Se uma cobertura não aguentar com 0,3KN/m2 (30kg) de sobrecarga seria muito mau. Ainda na terça caíram aqui 20cm de neve e não vi nenhuma estrutura, telhado ou cobertura a ceder...

    Mas é comum, em telhados com platibandas, as caleiras ser transbordadas e meterem água dentro das casas ou pavilhões ou o que for, isto em caso de neve, granizo ou mesmo uma chuvada muito forte.

    Colocado por: NTORION
    - as coberturas inclinadas (telha/chapa) podem aguentar um mini tornado? E os estores aguentam ventos de tornado?


    Primeiro, não existem "mini-tornados", ou são tornados ou não! :)
    Um tornado com certeza que faria estragos num telhado, dependendo da sua intensidade. Aqui na minha zona são frequentes rajadas de vento superiores a 130km/h e dificilmente se registam estragos em telhados.
    • clasus
    • 1 março 2018 editado

     # 6

    Colocado por: NTORION- as coberturas inclinadas (telha/chapa) podem aguentar um mini tornado?

    As nossas coberturas podem ficar sem as telhas no caso de um tornado mas noutros países até as coberturas vão.
    O nosso sistema de construção pode ter desvantagens mas em relação a fenómenos naturais acho que estão mais bem preparadas.
    • emad
    • 1 março 2018 editado

     # 7

    Eu tambem acho que a minha cobertura plana deve aguentar 30 cm ou mais de neve.
    Nas coberturas planas apenas deve ter cuidado em prender bem os rufos. Com muito vento esta é a variavel mais vulnerável. Eu na minha cobertura nao tenho antenas, paineis nem maquinas de AC. Aquilo é só godo e as claraboias bem fixas.
    Quanto a estores ou brisas , terá de ter o cuidado em recolher em caso de ventos fortes. Ainda hoje na minha zona choveu muito e houve ventos fortes. Nestas situacoes recolho as brisas. Mesmo estando as brisas sob platibandas. Aqui o risco é menor.
    Eu acho que quem constroi deve ter cuidados com a impermeabilização excessiva do terreno. Eu em lado nenhum quando chove muito acumula água. Como tenho relva em duas frentes e na rampa da garagem, nunca tive esse problema. Na parte de tras tambem tenho escoamento com fartura das aguas das chuvas. As varandas tambem escoam muito bem.
    A acrescentar a isto é isolar bem a casa. Por fora e por dentro. E impermeabilizar as fundacoes e lajes terreas.
    Depois se vier um tornado ou uma queda de neve de metro, so tem de rezar para nao ter azar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  6.  # 8

    Colocado por: 21papaleguas
    Sempre que há uma notícia sobre estes fenómenos, lembro-me de uma na zona Oeste, as coberturas não costumam resistir.


    Pois, eu sou desse Oeste, na altura desse temporal (dezembro 2009), tinha a casa praticamente acabada, por sorte só fiquei sem 3 canudos do beirado... por isso é que agora levanto a questão, já que volto ao mesmo, queria ver que melhoramentos se podem desde já acautelar... Pois não sou muito daqueles do "acho que", "acredito que dá", "vamos ver", isso normalmente é o primeiro passo para a asneira, ainda que possa cometer muitas por desconhecimento ou puro erro.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  7.  # 9

    Colocado por: ghost12Primeiro, não existem "mini-tornados", ou são tornados ou não! :)


    Referi mini, porque para já ainda não temos aqueles tornados de grau 4 ou 5 dos EUA... Ventos até 80/100 km/h, também não me perturbam, pois isso já se verifica frequentemente, agora digamos que vem um de 150/180, o que acontecerá? E não me estou a referir a meras rajadas de vento isolados.

    Como o EMAD referiu, realmente os paineis nos telhados como se vê por ai, é coisa que também me faz um pouco de confusão, são colocados no telhado por mera questão de espaço? maior exposição solar? Já alguém teve problemas com isso?
  8.  # 10

    Colocado por: zedasilvaSão fatores que nem sequer entram no calculo.


    Deduzo que não entram no calculo porque ainda não ocorreu nenhuma catástrofe de dimensões consideráveis, mas acho que este tipo de prevenção deveria pelo menos começar a ser considerado, afinal já obrigam a tantas coisas que para já nada servem.

    Outra questão, os vãos com 3/4 metros, o vidro suporta ventos até que força? Já sei que depende do vidro mas... há estudos para isto?
    Atualmente, o meu vão maior sem caixilharia pelo meio tem 3,20m, e aquilo em dias de ventania ainda mexe qualquer coisa... pelo menos dá essa impressão, pelo que terá alguma "elasticidade", não sei quanta.
  9.  # 11

    Colocado por: NTORIONComo o EMAD referiu, realmente os paineis nos telhados como se vê por ai, é coisa que também me faz um pouco de confusão, são colocados no telhado por mera questão de espaço? maior exposição solar? Já alguém teve problemas com isso?

    Cada vez que há tempestade, mesmo não sendo crente rezo aos santinhos todos para que não tenha de lamentar que tudo o vento levou!
    À uns anos atrás, quando veio aquela tempestade mais forte que a Ana, vi o caso mal parado.
    Tenho um vizinho com um seguidor montado, que não tem sistema de segurança para ventos fortes. Não sei como é que aquilo aguentou. Mas que abanou, lá isso abanou.
  10.  # 12

    Colocado por: NTORIONQual o impacto ou medidas que devíamos começar a acautelar em novas construções? A nível estrutural/isolamento/aquecimento/frio, etc...


    Já se discutiu alguma coisa, mas sugestões para a questão acima não houve nenhuma (tirando reaproveitamento de águas), será que ainda não se começou a pensar nisso? nível estrutural/isolamento/aquecimento/frio, etc., nada a melhorar? é fazer como se tem feito?
  11.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021

    isso já eu disse aqui várias vezes....

    eu falava em 50cm de neve,somados aos +- 30,000kg de godo que muitas casas levam.

    quem comentava dizia que os cálculos já contavam com isso.


    Acho que o efeito do peso da neve em moradias é sobre-valorizado, pelo menos em moradias de construção tradicional.
    Lembro-me de ver por aqui, até mais do que uma vez, coberturas "planas" em teste com 20 ou 30 cm de água que equivale, em termos de cargas, a 2 ou 3m de altura de neve!
  12.  # 14

    Nos Estados Unidos que têm desses fenómenos à patada fazem casas de madeira, contraplacado e telhados presos com agrafos.. acho que por cá até estamos melhor
  13.  # 15

    Já pois!
    Já se fala em telhas equipadas com células fotovoltaicas, ou painéis fotovoltaicos que fazem a cobertura , entre outras coisas. Duma empresa portuguesa por sinal, que não me recordo do nome, mas ficam localizados entre Aveiro e Viseu.
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 16

    Colocado por: NTORION

    Já se discutiu alguma coisa, mas sugestões para a questão acima não houve nenhuma (tirando reaproveitamento de águas), será que ainda não se começou a pensar nisso? nível estrutural/isolamento/aquecimento/frio, etc., nada a melhorar? é fazer como se tem feito?



    Na minha opinião, acho que a maioria das casas que são construídas em Portugal estão até bem preparadas para resistir a fenómenos extremos.

    Coloco a dúvida nos "novos" métodos de construção mais leve, como LSF e outros, um tornado poderá levar umas telhas e partir umas janelas numa casa de alvenaria, mas qual o efeito numa casa em LSF? No futuro saberemos com certeza.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Picareta
  15.  # 17

    Aqui está a empresa de que falei.
    https://www.tt-lda.pt/portfolio/

    Edit. Acho que me enganei no tópico.
    Agora já está.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  16.  # 18

    É daquelas tecnologias que no futuro até podem alterar o tipo de construção que faz, mas que de momento ainda não terá relação custo/beneficio aceitável?
 
0.0171 seg. NEW