Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Estamos em fase de escolha de terreno para futura construção de moradia térrea.

Existe a possibilidade de fazer um bom negócio com o terreno que se pode ver na foto em anexo. Trata-se de uma propriedade com mais de 1300 metros quadrados, com uma particularidade que me deixa inquieta...a quantidade de cabos que passam por cima do terreno e aquele poste que se vê do lado direito, que é um brinde...e está dentro do mesmo!

O meu marido está a desvalorizar, diz que não existem evidências nem estudos fundamentados sobre os malefícios de viver em locais com muitas ondas magnéticas e diz que isto é média tensão, que não traz consequências em termos de saúde.
    No entanto, tenho medo. Os meus sogros vivem a escassos metros deste local e nunca tiveram problemas mas...não me queria precipitar na compra e mais tarde vir a perceber que foi um erro.

Qual a vossa opinião?

Obrigada desde já a quem me conseguir elucidar, uma vez que sou uma leiga no assunto.
      Screenshot_20180301-220911.png
  2.  # 2

Olá, dever ser uma linha de 15 ou 30 kV não será grave, acho que a questão maior e se agrada ou não o poste.

Se não se importa com o enfeite.....

Se fossem linhas de alta ou muito alta tensão não hesitava.

Há PTs que ficam lado a lado com outras instalações, como PTs de prédios etc e lá dentro há transformadores e linhas de média e não há relatos de problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joanatfalmeida
  3.  # 3

Verifique em q zona do terreno é q pode construir, pois com tantos cabos a passar por cima, não sei se não poderá ser um problema para a instalação de uma grua de apoio à futura construção... acredito q deva existir normas de segurança para a instalação das gruas onde existam cabos eléctrico.
  4.  # 4

Sobre as questões dos eventuais problemas para a saúde, acho q anda aqui pelo forum um ou outro tópico sobre esse assunto, mas não consegui encontrar...
  5.  # 5

Obrigada a ambos!

Realmente tem alguns cabos na parte da frente do terreno. E tem também na parte de trás.
    Anexo aqui mais uma imagem onde se pode ver o tal poste, através da rua de trás. Realmente não pensei na questão da grua. Já houve outras construções ali, mas trata-se de uma via estreita onde só passa um carro de cada vez. Onde é que podemos obter esse tipo de informação? Na câmara?
    Existe actualmente uma moradia térrea dentro do terreno mas terá que ser demolida
      Screenshot_20180302-063459.png
  6.  # 6

Pois não lhe sei dizer, mas de certeza q daqui a pouco já vem alguém aqui do fórum esclarecer isso... é só aguardar...
  7.  # 7

Eu tenho um poste similar ao fundo do terreno onfe vou construir.
    Aquilo que terá de ver é se o pdm autoriza a construção no terreno.
    Depois na fase de projecto submeterá o mesmo a REN a pedir autorização para poder construir.
    Quanto à grua dependerá sempre do tipo de projecto e casa que estará a construir.
    Relativamente ao poste em si se nao lhe incomodar vê lo lá não terá problema nenhum com isso...
  8.  # 8

E já agora muita atenção a publicação de fotos com as localizações...
  9.  # 9

andcalvario, qual o problema com a localização das fotos? Foi apenas um printscreen do Google Street View. Não me ocorreu que pudesse existir algum inconveniente... :(
    O terreno não é nosso, mas já transmitimos a nossa intenção de o comprar à proprietária e aguardamos reunião com a mesma que se encontra fora do país.
    Relativamente à questão do poste...esteticamente fica tudo menos bonito, mas a acontecer, terá que ser encarado como alguma forma de adorno do jardim!
    Ouvi dizer que os electrodomésticos costumam avariar e que faz mal à saúde, a médio/longo prazo pode provocar cancro, devido ao magnetismo...mas não consigo encontrar informação fidedigna acerca disto e tenho uma filha com 3 anos...morro de medo. Enfim...vamos lá ver o que decidimos fazer, ainda está tudo em fase muito embrionária.
    Obrigada!!
    • r.v
    • 2 março 2018

# 10

Com geito nem uma grua pode colocar para fazer o levantamento da obra
  10.  # 11

Colocado por: r.vCom geito nem uma grua pode colocar para fazer o levantamento da obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joanatfalmeida

Obrigada pelo alerta. Irei averiguar isso também antes de qualquer decisão.
  11.  # 12

Atenção igualmente que existem regras ou seja, distâncias mínimas a que qualquer construção pode ficar desses cabos.
  12.  # 13

A unica questao prende se com o estar a dar a localização caso avance para a compra do terreno onde vai construir a sua casa e talvez nao seja necessário isso.
    Quanto ao resto não conheço ainda causalidade entre postes de media tensao e o que refere. O que esta mais provado é com muito alta e alta tensão...
  13.  # 14

Caso possa construir no terreno e desde que comprove que não há alternativa à implantação pode solicitar o desvio/alteamento da linha...sem custos para si.

Há distancias mínimas de segurança, se não estou em erro 4 MT é a distancia mínima. Essa linha deve estar a uns 16MT do solo, logo ficará com uns 12MT para construção. Se o projeto for de casa térrea não há problema.

Quanto aos fios da parte da frente...São de telecomunicações, devem estar presos a postes de madeira, confirma?
    Concordam com este comentário: Joanatfalmeida
  14.  # 15

Colocado por: turnipCaso possa construir no terreno e desde que comprove que não há alternativa à implantação pode solicitar o desvio/alteamento da linha...sem custos para si.

Há distancias mínimas de segurança, se não estou em erro 4 MT é a distancia mínima. Essa linha deve estar a uns 16MT do solo, logo ficará com uns 12MT para construção. Se o projeto for de casa térrea não há problema.

Quanto aos fios da parte da frente...São de telecomunicações, devem estar presos a postes de madeira, confirma?
    Concordam com este comentário:Joanatfalmeida

Confirmo sim!

Desculpe a resposta tardia, mas não recebo as notificações das respostas!

Os postes na parte da frente são de madeira :)

A casa seria térrea, em L e o terreno é muito grande, pelo que julgo ser possível jogar com as distâncias.

Agradeço a todos a ajuda prestada.

0.0190 seg. NEW