Iniciar sessão ou registar-se
    • jma
    • 17 julho 2009

     # 21

    se a pedra fosse até ao tecto, teria de colocar grelhas laterais para a saída do calor. assim este sai pela parte aberta. Por acaso o meu recuperador está montado muito parecido com esse, revestido a pedra. a diferença é que em baixo, a pedra não vai até ao chão, para permitir a entrada do ar frio da sala, que sairá quente por cima. Importante é a traseira do recuperador ter uma entrada de ar exterior (da rua), para não "chupar" o ar interno da sala!.. e quase todas as opiniões são favoráveis a que o recuperador tenha motores para aumentar a ventilação. Mesmo que o recuperador não tenha esses mtores, julgo que será possível colocar uma espécie de "ventax" tipo casa de banho, na entrada exterior, que aumente a circulação do ar na base do recuperador (o que força a que mais ar quente saia para a sala).
    Se disse por aqui algum disparate, peço desculpa, mas de recuperadores sei muito pouco ;)
  1.  # 22

    ... As grelhas podem estar no topo da caixa... não precisam de ventiladores extra.
    A admissão de ar fersco, do exterior, poderá vir por debaixo da zona sobre-elevada da zona da lareira/ TV...
    • jma
    • 20 julho 2009 editado

     # 23

    caro Pedro,
    eu percebi. estava a dar resposta ao sergyo que sugeriu que as pedras fossem até ao topo. Quanto ao segundo ponto, obviamente que a entrada de ar exterior poderá ser por aí. Eu não disse que o modelo proposto não permitia fazer isso. foram meros "lembretes" para quem vai montar um recuperador e que depois não são corrigiveis. No sitio das lareiras, ou no forum aglobal, aconselham sempre ventilação exterior e de preferencia com vetiladores. A única sugestão que fiz foi que, no seguimento da saída de ar quente pelo topo, também existise uma entrada de ar mais frio, da sala, permitindo que o ar da sala circule mais rapidamente, aquecendo melhor. Mas, o seu modelo está optimo!
  2.  # 24

    Pois.... se a parede não fo ate ao tecto, já não existe necessidade de colocação de grelhas para saída de calor, pois este sai pelo tubo de inox, certo?

    Uma questão, tenho uma lareira em casa e noto que o tubo de inox que está mais junto à lareira este encontra-se um pouco "sujo" tipo queimado do calor. A minha duvida é se isso poderá acontecer no modelo proposto. ou será que como se encontra já uma pouco afastado da lareira diminui o risco de isso acontecer?
    • jma
    • 20 julho 2009

     # 25

    o tubo inox não se encontra afastado da lareira. ele inicia-se no recuperador. A "caixa" em pedra recebe o calor emanado pela estrutura em ferro do recuperador e liberta para a sala por cima, enquanto que o tubo inox encaminha os fumos para o exterior..
    julgo que o tubo estar escuro significa que já "queimou" como deve ser. se estiver como novo parece que ainda não recebeu calor como deve ser. isto é o que eu li dos entendidos!
  3.  # 26

    Para suprimir a alteração da tempera do tubo inox.. terá que adquirir um tubo dupla parede (com isolamento)....
  4.  # 27

    Bom dia.

    Poderá dar uma vista de olhos em http://www.centrodelareiras.com.
    Neste site encontra vários catálogos de várias marcas. Sempre dá para tirar algumas ideias.

    Abraços!
  5.  # 28

    Bom dia,

    Estou a pensar revistir a coluna do recuperador com Dune Coco Tisu 30x30 (imagem em anexo), em termos estéticos acho que resulta, mas será funcional? Que cuidados especiaos devo ter?

    A alternativa mais "clássica" será revestir a Heart of Stone da Cinca.

    Nota: O recuperador será o modelo E da Fogo Montanha
    Obrigado
  6.  # 29

    Boa ideia em sacar este tópico.... Deixem cá postar uma fotos de como ficou...


    Vista a partir Hall de Entrada:

    Coisas da Casa
      IMG_4037.JPG
  7.  # 30

    Outras vistas:


    Coisas da Casa
      IMG_4012.JPG
      IMG_4041.JPG
      IMG_4043.JPG
  8.  # 31

    qual o tamanho da sala? o recuperador de calor irá ter distribuição de ar quente para as restantes divisões?
  9.  # 32

    Colocado por: sergyioqual o tamanho da sala? o recuperador de calor irá ter distribuição de ar quente para as restantes divisões?


    30m2, não terá distribuição par as restantes divisões.

    Mas aqui a questão é se o revestimento referido é aproproado para o efeito (revestimento da coluna do recuperador de calor)
  10.  # 33

    qual o tamanho da sala? o recuperador de calor irá ter distribuição de ar quente para as restantes divisões?


    Olá

    A sala tem aproximadamente 49 m2 e o Hall uns 20m2. É importante a referência do Hall, porque não existe nenhuma porta a separar os espaços como se vê na imagem, logo o calor produzido destina-se aos 70 m2 destas áreas. O recuperador de calo tem 85 cms de largura e ventiladores. Não será efectua distribuição para outras divisões.

    No "teste de calor" que fizemos a toda a estrutura, queimámos 30 kgs de lenha em hora e meia :) Com tudo aberto, para ter o lume no máximo de força!! Libertou imensos fumos e cheiros de tintas e outros materiais. Posteriormente, efectuou-se uma ou correcção/adaptação e construiu-se o chapéu de chaminé.


    Optámos por esta estrutura, porque assim permite encaixar um móvel no restante espaço. A ideia do tudo à mostra, embora giro, não ficava bem, porque não tinha sido pensado para isso e o tubo estava desalinhado, quer fosse com o chapéu, quer fosse com o recuperador. Como gostamos pouco de coisas desalinhadas, resolvemos construir o chapéu até ao tecto. :)


    Coisas da Casa
 
0.0187 seg. NEW