Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Alumínio ou PVC ?

Tenho já alguns orçamentos para ambas as opções.

A nível dos preços não varia muito.

Agora surgem é varias questões a nível de estética, acabamentos...

Com cada empresa que falo, aparecem novas questões...

Do tipo:

Colocar a caixilharia a que nível da parede? por dentro a facear? a meio? e depois como é com a caixa de estores?

E se a caixilharia for a chamada serie oculta? Vimos isso numa empresa que trabalha com Alumínios Sosoares, serie ST Oculta.

Foi a opção que na hora mais gostamos, mas depois surgem outras questões, ao falar com outras empresas, nessa opção da serie oculta, o alumínio que se vê é muito mais largo que se fosse sem ser serie oculta?
    E em termos de acabamentos, das esquadrarias, as esquinas havendo um parede rapada também vão ter alterações?
    E não sendo serie oculta, a parte fixa , tem espessura sempre diferente da porta.

Nos PVC que vimos, agrada-me a ideia de ter o lado de fora das janelas de cor cinza, e o interior de cor branca, o mesmo já não acontece nas opções que vimos em alumínio.

Depois cada empresa que falamos ( 3 empresas, 1 alumínio, 1 pvc, e 1 trabalha com ambas as opções) , coloca questões, problemas diferentes...

Por exemplo quanto a caixa de estores... no caso de uma avaria ser mais pratico assim, ou assim... por a caixilharia a facear por dentro, por a meio.

E como praticamente todas as janelas tem uma parte fixa e uma porta de abrir e vascular, como será a limpeza? na parte que não abre, e numa janela que temos que é toda fixa.

Enfim... cada um novas questões, novas soluções, e a decisão e duvidas tornam-se maiores...
  2.  # 2

tente "desmontar" esse grande problema, em pequenos problemas e de resposta mais simples:

obra nova ou remodelação ? desconfio que nova, tem mais liberdade, mas tem que ter atenção a outros detalhes já muito discutidos por aqui (remates da caixilharia, isolamento térmico etc...)

grandes vãos, com grandes superfícies de vidro ? pvc são sempre perfis mais altos e não suportam tão bem vãos muito grandes..

caixa de estores, tente que o acesso seja do fora - avarias e isolamento térmico - mas tem que ser enquadrado com a restant comstrucao (remates do vão, isolamento, etc..)

limpeza (essa questão que poucos falam, quando tem vãos enormes... ) se tiver acesso por fora a essas janelas, não tem problema, se o acesso for difícil (uma janela de primeiro andar, sem varanda) : deverá pensar bem na solução a aplicar : em ultimo casa, arranja uma escada de alumínio para as limpezas exteriores.... (ou chama os bombeiros)
  3.  # 3

Imagem - exemplo de algumas duvidas...

- A facear pela parede ou a meio da parede.
    - Desnível janela fixa, porta; Ou tudo nivelado
      Janelas algumas duvidas.png
  4.  # 4

Colocado por: nmex2obra nova ou remodelação ? desconfio que nova, tem mais liberdade, mas tem que ter atenção a outros detalhes já muito discutidos por aqui (remates da caixilharia, isolamento térmico etc...)
    Obra nova, moradia de arquitetura moderna, frente com muito vidro

Colocado por: nmex2grandes vãos, com grandes superfícies de vidro ? pvc são sempre perfis mais altos e não suportam tão bem vãos muito grandes..
    Sim, quer dizer, todos os vidros da casa tem de altura 2.30, quanto ao comprimento, tem 3.50, 4.5,...

Colocado por: nmex2caixa de estores, tente que o acesso seja do fora - avarias e isolamento térmico - mas tem que ser enquadrado com a restant comstrucao (remates do vão, isolamento, etc..)
    Também me falaram que o acesso por fora, para isolamento é melhor, dai me terem sugerido por a caixilharia a facear com as paredes, mas quando falamos disto as empresas de caixilharia parece não lhes agradar a ideia no caso de ter uma avaria dizem que é mais complicado resolver...

Colocado por: nmex2limpeza (essa questão que poucos falam, quando tem vãos enormes... ) se tiver acesso por fora a essas janelas, não tem problema, se o acesso for difícil (uma janela de primeiro andar, sem varanda) : deverá pensar bem na solução a aplicar : em ultimo casa, arranja uma escada de alumínio para as limpezas exteriores.... (ou chama os bombeiros)

Todas tem acesso por fora, varanda. Mas é facil limpar um estore quando por dentro tem uma janela fixa?
  5.  # 5

Eu comercializo só alumínio e não PVC portanto a minha opinião pende sempre mais pra o alumínio. No entanto o PVC tem uma grande vantagem que é o preço. Se esse não for o ponto mais importante para si então escolha o alumínio. É mais elegante, tem mais durabilidade, permite muitas mais cores e muito mais bonitas que o PVC. Os perfis são mais finos.
    Você consegue o Bicolor no alumínio. Qualquer perfil de rutura térmica permite o bicolour. E só lacar ou anodizar os perfis antes de cravar.
    As séries da SoSoares são muito boas. Escolheu-o-los como parceiros por isso mesmo. Nunca vendi a ST oculta só a normal no entanto já vi vários cantos e é uma opção muito elegante se bem que penso que seja mais cara que a normal. Se for uma obra nova acho que tem mais liberdade na montagem da caixilharia. No entanto fale com o serralheiro sobre as possibilidades e as vantagens/desvantagens do posicionamento.
    Se precisar de orçamentos para comparar ou ajuda em mais questões não existe em contactar-me.
    O meu Mail é [email protected]
    Nr: 910972695
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosousa
  6.  # 6

Colocado por: Vasco BentoVocê consegue o Bicolor no alumínio. Qualquer perfil de rutura térmica permite o bicolour. E só lacar ou anodizar os perfis antes de cravar.

Lacar ou anodizar ?
    Lacar já ouvi falar, de anodizar não.
    Mas isso é fiável? e a nível de custos, colocar duas cores no alumínio fica muito mais caro?
    • nsf
    • 5 março 2018

# 7

A sandrita levanta aqui questões que também as tenho, como é o caso da limpeza dos estores (por dentro) em vãos com caixilharia fixa.
    A aplicação da caixilharia praticamente alinhada pelas paredes interiores vs o tradicional é outra questão com que me debato neste momento
  7.  # 8

Colocado por: sandrita
    Lacar ou anodizar ?
    Lacar já ouvi falar, de anodizar não.
    Mas isso é fiável? e a nível de custos, colocar duas cores no alumínio fica muito mais caro?

O acetinado Natural e o branco são as cores mais baratas. Depois depende das cores e das anodizacoes pois existem várias. O anodizado é um tratamento químico o laçado é uma tinta em pó. Pessoalmente prefiro o anodizado. Mas fica bem servido em ambos dos tratamentos.
    bicolor é possível em perfis de rutura térmica pois são compostos por dois perfis unidos por uma poliamida.
    A cor mais cara que temos é o madeira. A seguir são os Sablés e os bicolores. O bicolor tem o problema principal de demorar mais tempo na lacagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes, rosousa
  8.  # 9

Colocado por: nsfA sandrita levanta aqui questões que também as tenho, como é o caso da limpeza dos estores (por dentro) em vãos com caixilharia fixa.
    A aplicação da caixilharia praticamente alinhada pelas paredes interiores vs o tradicional é outra questão com que me debato neste momento

Em vez de estores pode colocar portadas. Mas fica mais caro.
    Quanto ao por dentro e por fora eu não sou instalador por isso é melhor perguntar ao serralheiro. Mas penso que em obras novas não haja problema. Mas se vai colocar estores tenha cuidado com a caixa de estore para não haver perdas de isolamento.
    • nsf
    • 6 março 2018

# 10

Colocado por: Vasco BentoEm vez de estores pode colocar portadas. Mas fica mais caro.
    Quanto ao por dentro e por fora eu não sou instalador por isso é melhor perguntar ao serralheiro. Mas penso que em obras novas não haja problema. Mas se vai colocar estores tenha cuidado com a caixa de estore para não haver perdas de isolamento.

Portadas estão fora de questão. Não tinha ideia de que eram mais caras, que para mim é mais um ponto contra, mas esteticamente não gosto.
    Quanto ao alinhamento da caixilharia, o facto de estar a ponderar fazê-lo por dentro tem precisamente a ver com um melhor isolamento térmico e acústico.
    Já agora, o que aconselha relativamente à caixa de estore para melhorar o isolamento. Já tenho as minhas colocadas, mas gostaria de prevenir, se ainda for a tempo.

Peço desculpa sandrita por esta intromissão no seu tópico...
  9.  # 11

Colocado por: nsfPeço desculpa sandrita por esta intromissão no seu tópico...

Esteja a vontade, são duvidas que também tenho ;)
  10.  # 12

.
  11.  # 13

Colocado por: nsf
    Portadas estão fora de questão. Não tinha ideia de que eram mais caras, que para mim é mais um ponto contra, mas esteticamente não gosto.
    Quanto ao alinhamento da caixilharia, o facto de estar a ponderar fazê-lo por dentro tem precisamente a ver com um melhor isolamento térmico e acústico.
    Já agora, o que aconselha relativamente à caixa de estore para melhorar o isolamento. Já tenho as minhas colocadas, mas gostaria de prevenir, se ainda for a tempo.

Peço desculpa sandrita por esta intromissão no seu tópico...

Quanto a caixa de estores dependem muito da instalação que foi feita. Se for correta não devera ter perdas térmica. Coloque a mão perto do estore e veja se tem entradas de ar.
    Alguns serralheiros isolam a caixa com poliuterano como medida extra. Também existem perdas caso sejam estores de fita. Para resolver isto coloque automáticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsf
    • nsf
    • 21 março 2018

# 14

Colocado por: Vasco Bento
    Quanto a caixa de estores dependem muito da instalação que foi feita. Se for correta não devera ter perdas térmica. Coloque a mão perto do estore e veja se tem entradas de ar.
    Alguns serralheiros isolam a caixa com poliuterano como medida extra. Também existem perdas caso sejam estores de fita. Para resolver isto coloque automáticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nsf

Quanto a verificar perdas térmicas ainda não é possível fazê-lo. Está em fase de conclusão a parte de pedreiro. A própria caixa de estores é térmica, tem isolamento no interior e sim, estores de fita estão fora de questão.
  12.  # 15

Quanto a verificar perdas térmicas ainda não é possível fazê-lo. Está em fase de conclusão a parte de pedreiro. A própria caixa de estores é térmica, tem isolamento no interior e sim, estores de fita estão fora de questão.

Vai correr tudo bem :).
    Qual é a caixilharia que vai colocar?
    • nsf
    • 21 março 2018

# 16

Colocado por: Vasco Bento

Vai correr tudo bem :).
    Qual é a caixilharia que vai colocar?

Pois, ainda estou com isso para resolver. Tenho algumas opções em mãos e estou a aguardar mais um orçamento e não sei por qual optar.
    Criei aqui um tópico que acabou por não de grande ajuda. Será que pode partilhar a sua opinião: https://forumdacasa.com/discussion/53907/orcamento-aluminio-qual-a-melhor-opcao/#Item_6
  13.  # 17

Pois, ainda estou com isso para resolver. Tenho algumas opções em mãos e estou a aguardar mais um orçamento e não sei por qual optar.
    Criei aqui um tópico que acabou por não de grande ajuda. Será que pode partilhar a sua opinião:https://forumdacasa.com/discussion/53907/orcamento-aluminio-qual-a-melhor-opcao/#Item_6

Já estive a ler o thread, deixo aqui o meu email. Para não estar a escrever um testamento. Envie-me o seu contacto por email que eu aconcelho-o na melhor das minhas habilidades.

[email protected]

0.0201 seg. NEW