Bom dia, peço agradeço desde já qualquer ajuda que me possam oferecer.
Tenho um quadro ATI Iberosat AT208/16 instalado em minha casa, em que já varias pessoas mexeram quando foram instalando inicialmente a ADSL e satelite, posteriormente fibra ZON, depois fibra MEO e agora Meo Giga. O que se passa é que as fichas RJ45 que ligam o resto da casa nunca estiveram operacionais, até que na ultima instalação o router foi colocado junto ao quadro ATI, como se mostra nas fotos. Tentei passar um cabo RJ45 para tentar que a ethernet ficasse ligada na casa toda, mas não me dá sinal, e não sei se estarei a fazer algo de errado. No meu quadro não tem nenhuma tomada RJ45 inicial, pelo que assumi que poderia ligar em qualquer uma e posteriormente elas fariam ligação entre elas, mas provavelmente estarei a fazer algo de errado, visto não ter sinal nas respetivas tomadas. Coloco em anexo imagens, na espectativa de alguem conseguir entender o que se poderá estar a passar.
Ja agora, o router está a fazer ligação directa com os cabos amarelos para as boxs da meo, e tenho um cabo a fazer ligação directa de ethernet para a sala, mas a velocidade desse ultimo é "fraquita", será do cabo ter uns 5 metros ?
As conexões entre eles servem para ligar 2 máquinas em rede sem ter que passar pelo router, por exemplo ligar uma NAS a uma TV, estando estas em divisões da casa diferentes. Como o larkhe disse, ou usa as saidas do router para ligar a cada ficha ou compra um switch baratinho.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo Robles
Se 7 portas chegarem sim ( uma liga ao router da meo as outras aos perifericos ps, PC xbox tv nas etc etc ) creio que esse já é mas compre um com portas gigabit de modo a poder aproveitar a sua net GIGA
esse switch serve, a ideia é, ligares um cabo do switch ao router e depois todos saiem do switch para as divisoes, nao esquecer que as boxes devem sair directamente do router e nao passar pelo switch.
tens 4 cabos ligados ao router, 2 para as boxes, e os outros 2?
qual a é o cabo que vai para a sala que dizes que têm sinal fraco?
tens de te certificar que o cabo que vai para a sala tem os 4 pares ligados no sitio correcto, deves de ter pares desligados porque provavelmente antes tinhas o router adsl na sala e eles utilizaram o cabo para levar o sinal telefonico.
Eu tenho a minha BOX da MEO, ligada através do SWITCH - tenho uma rede gigabit. ( ADSL) A box está a cerca de 15m de Distancia do SWITCH/ ROUTER( GATEWAY)
sim, tenho a certeza disso, deve-se ligar directo ao router do operador para evitar possiveis problemas com a imagem.
hoje em dia os switches que se vendem ja trazem igmp snopping e as boxes funcionam ligados ao switch mas existem N casos que o pessoal liga a switches antigos e aquilo baralha-se
sei de muitos casos a funcionar através do switch como parece ser o vosso caso, mas construindo de raiz e podendo estruturar as coisas, se fosse eu, tentava fazer assim.