Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

http://artesanato.culturamix.com/materiais/como-fazer-decape

Que técnicas se podem fazer em casa para dar um aspecto rústico aos móveis?

Queria aprender com a experiência de quem já experimentou.
  2.  # 2

deixá-los fora durante uma ano? :)
  3.  # 3

Têm immmmensaaa piada...
  4.  # 4

Colocado por: antonylemosdeixá-los fora durante uma ano? :)

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Parodiantes_de_Lisboa

Podia-se inscrever no Lá Féria...uma carreira a passar-lhe ao lado...
  5.  # 5

Colocado por: Palhavahttp://artesanato.culturamix.com/materiais/como-fazer-decape

Que técnicas se podem fazer em casa para dar um aspecto rústico aos móveis?

Queria aprender com a experiência de quem já experimentou.

Envelhecer em decapê aprende facilmente no YouTube.
    Para envelhecer a madeira de forma mais natural pode utilizar por exemplo uma "mezinha caseira" de vinagre e lã de aço. Num pote de vidro coloque lã de aço e encha de vinagre. Deixe de molho durante 15 a 20 dias e posteriormente é só aplicar o liquido na madeira.
    Outra técnica (mais rápida) é misturar bicabornato de sódio com água no rácio 1 por 1 e aplicar diretamente na madeira virgem.
    Sugiro que deixe a madeira algo áspera para que receba melhor os produtos.
    De seguida pode dar uma aguada feita com anilinas á base de água (as de alcool são mais dificeis de trabalhar para quem não tem experiência) e idealmente deveria terminar as peças ou com goma laca ou com cera virgem de abelha. As aplicaçoes ficam melhores se forem dadas á boneca em vez de trincha ou rolo. Os polimentos igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  6.  # 6

Colocado por: Joao DiasPara envelhecer a madeira de forma mais natural pode utilizar por exemplo uma "mezinha caseira" de vinagre e lã de aço.

Amigo João Dias
    Esta técnica interessa-me, tem algumas imagens do aspeto final disso.
  7.  # 7

Colocado por: zedasilva
    Amigo João Dias
    Esta técnica interessa-me, tem algumas imagens do aspeto final disso.

Pinho depois do vinagre com lã de aço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, Alexluxx
      age-wood9.png
  8.  # 8

Colocado por: Joao Dias"mezinha caseira" de vinagre e lã de aço

Desculpem a minha ignorância mas o q é uma "mezinha caseira"? Uma receita caseira?
  9.  # 9

Colocado por: nunos7
    Desculpem a minha ignorância mas o q é uma "mezinha caseira"? Uma receita caseira?

Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  10.  # 10

Isso pode-se fazer num lambrim de pinho para aplicar num teto?
  11.  # 11

Colocado por: nunos7Isso pode-se fazer num lambrim de pinho para aplicar num teto?

Claro, pode fazer onde quiser.
    Concordam com este comentário: H.L.
  12.  # 12

Eu neste momento tenho o labrim só com o imunizador (cuprinol?!?) dado, caso pretenda dar esse efeito depois como é no caso da manutenção? estava a pensar dar tapa poros + verniz (já o comprei...), mas isso posso depois usar para outros projectos :)
    https://forumdacasa.com/discussion/52445/envernizar-forro/#Item_7
  13.  # 13

Colocado por: PalhavaTêm immmmensaaa piada...
    hehehehe,, ainda bem que percebeu ser uma piada... nem imagino se tivesse levado a sério! ...
  14.  # 14

Colocado por: PalhavaQue técnicas se podem fazer em casa para dar um aspecto rústico aos móveis?

Faça uma festa com muitas crianças num dia de Sábado. Não as controle, deixe-as fazer o que lhes der na real gana. Volte lá 4 horas depois.
  15.  # 15

Olá Palhava,

Tem tintas que fazem esse esfeito. Por exemplo para o decapé:http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Produtos-para-madeira-interior/Tintas-de-Efeitos-para-Moveis/17082163.aspx

Já o fizemos cá em casa, o decapé, usámos uma tinta "chalk" (que faz precisamente lembrar o giz; uma tinta pastosa sem brilho, encontra com facilidade para o efeito nos habituais Leroy, Aki, etc). Fizemo-lo numa cadeira, para fazer conjunto com uma secretária da Companhia do Campo.
    Fez-se pintando a base de castanho, com um branco leitoso e baço por cima do castanho, depois "decapámos" , ou seja, lixando de forma a fazer transparecer o castanho, o decapé. Foi algo muito simples de fazer, e resultou muito bem, a meu ver, coloco a imagem da cadeira.
    null
    A secretária foi comprada já com o aspecto.

A patina faz-se pintando, sem lixamento, ou seja, as manchas "do tempo" são criadas pelos efeitos da tinta apenas (e sem lixar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 16

PS. Desculpem mas não li o tópico todo, portanto não sei se foram dados outros exemplos práticos de como conseguir o efeito que o Palhava quer, para além do meu.
  17.  # 17

Colocado por: CMartinPS. Desculpem mas não li o tópico todo, portanto não sei se foram dados outros exemplos práticos de como conseguir o efeito que o Palhava quer, para além do meu.

Gostaria que a superfície ficasse toda nivelada.
    Sem buracos ou riscos perceptíveis ao tacto.
    Pensei que só colocando um verniz incolor/nivelante no final...mas com a sugestão da CMartin creio que o resultado possa ser conseguido só com as tintas...

0.0167 seg. NEW