Iniciar sessão ou registar-se
    • scar
    • 7 março 2018

     # 1

    Decidi começar a difícil aventura da construção de uma moradia T3.
    Tenho "bebido" muito informação neste fórum. Aprendido algumas coisas e ficando mais esclarecido noutras.
    A moradia será implantado num terreno de 1600m2. Com frente para estrada a Norte e Caminho a Nascente. O terreno tem uma frente depois de passeios de 29m. Mas como tem algum desnível decidi fazer Cave e R/C. Poderia aqui alongar o porquê de algumas das escolhas, mas vou submeter a vossa apreciação.
    Peço que sejam "meigos" e todas as críticas construtivas são bem-vindas.

    PS: Na imagem aparece teoricamente (platibanda e painel sandwich), mas não tenho ainda a decisão final tomada.
      cave.jpg
      planta.jpg
      fachada.jpg
  1.  # 2

    bonita casa, pena ter a entrada principal a norte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scar
  2.  # 3

    No alçado Norte, quer aquela janela para quê.. ainda pro cima duplica uma na parede Poente...
    fica "cócó" e estraga a zona da entrada
    Sugestão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scar
      Capturar.JPG
  3.  # 4

    Aquele corredor da suite... Quase que é preferível deixar uma passagem aberta pela sala... E consegue circular pelos dois lados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scar
  4.  # 5

    Isso ainda escapa, pois na sal ao canta es´ta resolvido.. pode ser para TV, para a lareira... etc.
    O que mais me choca é o crredor de acesso á sala/ cozinha, está muito afunilado tudo nessa zona. a não ser que nãos e vá fazer uso dela...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scar
  5.  # 6

    A profundidade do alpendre da sala é insuficiente.
    Concordam com este comentário: scar, mhpinto
  6.  # 7

    Tire o "tanque" lá de cima
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scar
      casa.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvaTire o "tanque" lá de cima


    Lolol.... Até parece um alçado voltado a Poente!!!
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasAté parece um alçado voltado a Poente!!!

    No Fórum da casa, queremos o melhor para os nossos clientes
    :)
    • scar
    • 7 março 2018

     # 10

    Colocado por: Pedro BarradasNo alçado Norte, quer aquela janela para quê.. ainda pro cima duplica uma na parede Poente...
    fica "cócó" e estraga a zona da entrada
    Sugestão.
      Capturar.JPG


    A janela está "mal" desenhada, é para ser mais rasgada na vertical e para luz natural no escritório. Ao canto para ficar "arrumadinha".

    Colocado por: NTORIONAquele corredor da suite... Quase que é preferível deixar uma passagem aberta pela sala... E consegue circular pelos dois lados.


    Queria separar a zona íntima da zona social.

    Colocado por: Pedro BarradasIsso ainda escapa, pois na sal ao canta es´ta resolvido.. pode ser para TV, para a lareira... etc.
    O que mais me choca é o crredor de acesso á sala/ cozinha, está muito afunilado tudo nessa zona. a não ser que nãos e vá fazer uso dela...


    Foi para evitar a passagem para a sala "só" pela cozinha. Embora acredite que seja a mais usada.

    Colocado por: Pedro BarradasA profundidade do alpendre da sala é insuficiente.


    Também me parece, principalmente se quiser usar para refeições. Mas estou com receio de tirar área a sala.


    Colocado por: zedasilvaTire o "tanque" lá de cima
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
      casa.jpg


    €stou a P€nsar nisso... :)
  9.  # 11

    Colocado por: scarA janela está "mal" desenhada, é para ser mais rasgada na vertical e para luz natural no escritório. Ao canto para ficar "arrumadinha".

    Ok, então se quer manter o envidraçado rasge de cima abaixo. Mas de Norte não vem claridade.. tem uma jnale na parede lateral... não basta essa!!? o compartimetno é tão pequeno.
  10.  # 12

    Penso que dá para colocar uma parede e fazer um hall. Não me parece bem entrar directamente para a sala de jantar.
    Tentei fazer uma mesa de refeições e penso que dá sem ficar muito apertado.
    Colocava a porta na parede do quarto e deixava o corredor aberto.
    Também retirava a janela da lavandaria.

    Edit. Esqueci-me de dizer que também reduziria 50cm na largura dos quartos.
      scar.jpg
  11.  # 13

    O alpendre de serviço à zona social, deverá ter no minimo 3.00m de profundidade.
    • scar
    • 7 março 2018

     # 14

    Colocado por: 21papaleguasPenso que dá para colocar uma parede e fazer um hall. Não me parece bem entrar directamente para a sala de jantar.
    Tentei fazer uma mesa de refeições e penso que dá sem ficar muito apertado.
    Colocava a porta na parede do quarto e deixava o corredor aberto.
    Também retirava a janela da lavandaria.

    Edit. Esqueci-me de dizer que também reduziria 50cm na largura dos quartos.
      scar.jpg


    Essa Porta é uma saída para o jardim! Penso não ser necessário um hall. Zona toda envidraçada. Mas pensei recuá-la para poder aumentar o alpendre. Junto a cozinha é um pequeno escritório. A lavandaria será na cave.

    Os quartos são outra guerra... :)
    • emad
    • 7 março 2018

     # 15

    Aproveitou o desnivel e fez muito bem.
    Gosto.
    Boa sorte.
  12.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasO alpendre de serviço à zona social, deverá ter no minimo 3.00m de profundidade.


    Não posso discordar mais, vocês têm a experiência do vosso trabalho e o vosso conhecimento teórico, respeito. Eu tenho os últimos 8 anos a viver numa casa em que a sala tem 1 vão a sul com 3,5m mais uma janela de canto com 1,5nascente e 1,5m sul, nessas zonas não tenho alpendres, apenas o beirado da casa que deve sair quanto 0,50/60m??... e não tenho problemas de calor dentro de casa. No Verão o sol está alto, não incide diretamente para dentro de casa, nas outras estações em que o sol está baixo é uma excelente fonte de aquecimento da casa, e nada melhor que um belo dia de inverno com o sol a incidir casa dentro.

    No projeto que tenho agora, a pala a sul inicialmente também estava com 3m, e tenho tido essa luta com o arquiteto, para a reduzir, nem sei a quanto está atualmente, mas para mim o ideal era 1m, aceito que vá até 1,5m...

    Agora se é uma zona de refeições exterior, já entendo que queiram os 3m...
  13.  # 17

    Colocado por: NTORIONNão posso discordar mais, vocês têm a experiência do vosso trabalho e o vosso conhecimento teórico, respeito. Eu tenho os últimos 8 anos a viver numa casa em que a sala tem 1 vão a sul com 3,5m mais uma janela de canto com 1,5nascente e 1,5m sul, nessas zonas não tenho alpendres, apenas o beirado da casa que deve sair quanto 0,50/60m??... e não tenho problemas de calor dentro de casa. No Verão o sol está alto, não incide diretamente para dentro de casa, nas outras estações em que o sol está baixo é uma excelente fonte de aquecimento da casa, e nada melhor que um belo dia de inverno com o sol a incidir casa dentro.

    Conclusão, a protecção solar dos envidraçados é tanga !!!
  14.  # 18

    Agradeço o seu comentário Picareta, sei que provavelmente está a ser irónico comigo, mas eu dei o meu comentário sincero sobre o meu caso pessoal. Além disso notem a área interior daquele vão a sul, são mais de 50m2, para o calor se dissipar.
    • NBA
    • 8 março 2018 editado

     # 19

    Colocado por: NTORIONsão mais de 50m2, para o calor se dissipar


    Qualquer fachada a Sul no verão até queima. Encoste a palma da mão na parede/etics a meio do dia.
    Nem com os melhores vidros consegue filtrar o calor a entrar na divisão.
    Não é por acaso que a malta coloca palas, estores, árvores de sombra. Outros teimosos que não põem nada, no fim colocam .................Ar condicionado.
    Mas se pela experiência que tem o que digo está errado, então força aí. Você é que vai viver na sua casa.
    Concordam com este comentário: lmatos
  15.  # 20

    Colocado por: scar

    Essa Porta é uma saída para o jardim! Penso não ser necessário um hall. Zona toda envidraçada. Mas pensei recuá-la para poder aumentar o alpendre. Junto a cozinha é um pequeno escritório. A lavandaria será na cave.

    Os quartos são outra guerra... :)

    Lol
    Acho que só li a parte das críticas construtivas.
    Sendo assim, rode a planta para a direita, com os quartos a Sul, pala sobre o vão dos quartos e fica perfeita!
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
 
0.0226 seg. NEW