Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: AilsEsta em nome do construtor

Nesse caso, ou investe num caderno de encargos correndo o risco de o construtor não o aceitar sem fazer disparar o preço, ou aceita aquilo que lhe propõem e não pensa mais no assunto.
    Concordam com este comentário: Racso77
    • hsi
    • 8 março 2018

# 2

Vai comprar uma casa em que o terreno é do construtor, quem constroi é o construtor, quem decide é o construtor (quase tudo)?
    Se não li mal tem tudo para dar raia.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 3

Não vamos desconfiar de tudo. Basicamente, está a comprar em planta, com as vantagens e desvantagens que isso possa ter.
  3.  # 4

Colocado por: ratodecasaBasicamente, está a comprar em planta

Comprar em planta não é mau, desde que eu tenha plena consciência daquilo que estou a comprar.
    Neste caso tem uma desvantagem, como o DO é o empreiteiro, a fiscalização tb é da responsabilidade dele, ficando o futuro DO sem possibilidade de qualquer intervenção na obra
  4.  # 5

Não adjudicamos a obra em modo chave na mão. Foi por fases, acontece que, ( felizmente), gostamos tanto do empreiteiro que fez a primeira fase, que fomos contratando as seguintes fases com os funcionários que ele sugeriu ( até porque eram eles que tinham o melhor preço). Contudo, nos orçamentos dados, sempre estiveram descritos todos os materiais a utilizar, bem como as marcas dos mesmos. Ou concordamos ou não concordamos e se não concordamos o orçamento é retificado com aquilo que nós pedimos.
    Por acaso tenho um empreiteiro porreiro. Para comprar o recuperador de calor e a bomba de calor, fomos a um sítio onde nos fizeram o desconto como se fosse ele a comprar.
    Seja como for, a construção de uma casa é tão importante que realmente é importante saber para onde vai o nosso dinheiro e em que é que ele é aplicado, por isso procure outro empreiteiro ou fale com o seu arquiteto.
  5.  # 6

Colocado por: Cláudia Sobralpor isso procure outro empreiteiro ou fale com o seu arquiteto.

Não pode.
    O terreno e o projeto são do empreiteiro.
  6.  # 7

Ah ok, desculpe sr zé da silva, é o que dá fazer leitura tranversal.
    Bem, ok, não pode mudar de empreiteiro, mas pode falar com o arquiteto e exigir um mapa de quantidades ou caderno de encargos,correto? Que aliás deveria estar previsto...?
  7.  # 8

Eu não percebo muito dessa parte de plano de encargos. Mas penso que o cliente deveria saber o que está a comprar descriminado. Isso não me parece maneira de trabalhar.
    Por exemplo no alumínio que é a minha área o homem diz que vai meter uns “auxilobatentes” que deve ser um novo tipo de janela que nunca ouvi falar (talvez uma janela que auxilia???) .. ou será oscilo-batentes. Não diz qual a marca do alumínio nem dos acessórios?
    Além diz que vai ser lacado? Mas qual lacado, branco, preto, vermelho, sablé, madeira?
    Eu pelo menos gosto de saber o que estou a comprar e se não quiser saber, ao menos que seja porque não quero e não porque não me dão a informação.
  8.  # 9

Colocado por: Cláudia SobralNão adjudicamos a obra em modo chave na mão. Foi por fases,

Construir por fases no terreno do empreiteiro !!! .... isso vai dar barraca.

Quem é que assume os custos com a construção da obra?
  9.  # 10

Colocado por: Vasco BentoIsso não me parece maneira de trabalhar.

As casas vendem-se na grande maioria das vezes, por aquilo que parecem e nem sempre por aquilo que são.
    O empreiteiro tinha investido poucas centenas de euros numa memória descritiva da casa, e vendia aquilo como se fosse a ultima bolacha do pacote. Assim, até pode ser uma cas muito boa e bem construída mas parece algo feito às 3 pancadas.
    Este pessoal das obras não se lembra que tem que investir para poder lucrar.
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
  10.  # 11

Sr Picareta, eu estou a falar do meu caso. Não estou a sugerir que o criador do tópico faça o mesmo que fiz, porque o terreno era meu. Até porque são situações distintas. Foi um simples comentário.
  11.  # 12

Colocado por: Cláudia SobralSr Picareta, eu estou a falar do meu caso.

Peço desculpa, pensei que você era a autora do tópico.
    Concordam com este comentário: bruno marques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cláudia Sobral
    • hsi
    • 8 março 2018 editado

# 13

Colocado por: Cláudia SobralNão adjudicamos a obra em modo chave na mão. Foi por fases, acontece que, ( felizmente), gostamos tanto do empreiteiro que fez a primeira fase, que fomos contratando as seguintes fases com os funcionários que ele sugeriu ( até porque eram eles que tinham o melhor preço). Contudo, nos orçamentos dados, sempre estiveram descritos todos os materiais a utilizar, bem como as marcas dos mesmos. Ou concordamos ou não concordamos e se não concordamos o orçamento é retificado com aquilo que nós pedimos.
    Por acaso tenho um empreiteiro porreiro. Para comprar o recuperador de calor e a bomba de calor, fomos a um sítio onde nos fizeram o desconto como se fosse ele a comprar.
    Seja como for, a construção de uma casa é tão importante que realmente é importante saber para onde vai o nosso dinheiro e em que é que ele é aplicado, por isso procure outro empreiteiro ou fale com o seu arquiteto.

A minha ideia também é esta neste momento. Adjudicar Pedreiro e trolha e depois especialidades à parte, obviamente dando (se for caso disso) primazia ao empreiteiro.
    No caso do tópico do user, entendo que é algo que ele não pode fazer. Ou tem boas referências e confia no empreiteiro ou vai-se arriscar a muitas dores de cabeça... digo eu.
  12.  # 14

Eu se soubesse o que sei hoje, teria entregue sem pensar duas vezes a obra ao meu empreiteiro de inicio ao fim. Teria poupado algumas dores de cabeça.
    Mas isso é porque ele é um como não há muitos.
    É cumpridor de prazos e honesto, além de ser uma pessoa muito humilde e sensata.
  13.  # 15

Colocado por: zedasilva
    As casas vendem-se na grande maioria das vezes, por aquilo que parecem e nem sempre por aquilo que são.
    O empreiteiro tinha investido poucas centenas de euros numa memória descritiva da casa, e vendia aquilo como se fosse a ultima bolacha do pacote. Assim, até pode ser uma cas muito boa e bem construída mas parece algo feito às 3 pancadas.
    Este pessoal das obras não se lembra que tem que investir para poder lucrar.
    Concordam com este comentário:Vasco Bento

Pois exatamente eu acho que isso é a mentalidade de trabalho que foi incutida há anos atrás.
    No entanto os tempos mudaram, as pessoas têm internet, tem forums, tem acesso à informação e estão cada vez mais exigentes.
    Eu com o fórum tem sido uma experiência interessante. Eu não lidava com clientes finais só com instaladores de caixilharia de alumínio. Uma coisa que aprendi é que o serralheiro (maioria) não da poder de escolha ao cliente, a menos que lhe seja exigido. É com rutura ou sem é de abrir ou correr, o resto escolhem eles o que metem.
    Eu sou contra isso, acho que o cliente tem que fazer uma compra informada, saber o que está a comprar. No entanto em alguns clientes que tentei explicar tudo, desde séries elevatórias as minimalistas, ás diferentes marcas, acessórios, entre outros, deparei-me com a dificuldade de incutir numa pessoa conhecimentos de anos numa área muito específica (nesta caso a minha, mas aplica-se ás outras áreas). Conclusão o cliente acaba por ficar baralhado, não percebeu metade e ainda fica com Mais dúvidas do que as que tinha no início.
    Tem sido uma batalha tentar chegar ao “ponto de equilíbrio” onde passo a informação necessária para uma compra inteligente.
    Mas hei-de chegar lá :)
    Concordam com este comentário: zedasilva, hsi, Jota5
  14.  # 16

Típico caso em que os custos associados à elaboração de um MTq faz com que o cliente ache que não se justifica... Depois em obra o pobre do empreiteiro é que tem que elaborar o mapa, medir quantidades e com jeito após apresentação desde documento gratuitamente, o cliente com base neste pede outros preços e entrega ao vizinho...
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
  15.  # 17

eu conheço um que os elabora, leva ás reuniões mas traz com ele no fim, o potencial cliente se o quiser tem de o pagar.. por isso, alguns já acordaram pra vida.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 18

Colocado por: Cláudia SobralEu se soubesse o que sei hoje, teria entregue sem pensar duas vezes a obra ao meu empreiteiro de inicio ao fim. Teria poupado algumas dores de cabeça.
    Mas isso é porque ele é um como não há muitos.
    É cumpridor de prazos e honesto, além de ser uma pessoa muito humilde e sensata.

Claudia,podeme dizer de donde e o seu empreiteiro,ja que estou a procura? Obrigada
    • Ails
    • 10 março 2018

# 19

Obrigada a todos pelas opiniões dadas :)
  17.  # 20

É de Lijó, Barcelos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5

0.0217 seg. NEW