Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Atualmente na minha casa, após apreciação técnica fui aconselhado a colocar 3 aparelhos de ar condicionado. Um em cada quarto e um na sala por forma a gerar aquecimento para a casa toda. Coloquei-o-os à cerca de 3 anos (Ambos Mitsubishi Inverter).
    Acontece que os custos têm sido elevadíssimos e tem pesado de forma bem acentuada na fatura da luz.

    O que me aconselham a fazer neste momento por forma a baixar o impacto mensal na fatura da luz? Não há mês em que isto não vá para os 220€ / 230€.

    - Devo deixar estar tudo como está ou existem soluções com boa capacidade de rendimento a um custo mais baixo?

    Obrigado e desde já aguardo a vossa ajuda.
    • emad
    • 8 março 2018

     # 2

    Qual a temperatura que coloca os ac?
  2.  # 3

    viva,
    nao sei qual era o valor da sua fatura de luz anterior aos AC, mas se era por ex. 100 euros mensais e nestes meses que trabalha o AC para ter a casa quente gasta 100/120 euros a mais mensalmente e tem a temperatura que deseja ,nao acho muito!
    agora se pagava 60 euros e agora tem 170 euros mais , nao e assim tao economico, MAS nao indicou as temperaturas que pede ao AC, nao indicou o isolamento da casa, isso tudo e que nos vai dizer se e muito ou nao.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 4

    Colocado por: fmatospor forma a gerar aquecimento para a casa toda
    quem consome energia termica é o imovél, os equipamentos limitam-se a tentar repor a energia perdida pelo mesmo, sendo que o AC é dos mais baratos,

    o consumo é obviamente uma relação directa com isolamento termico do imovél ou inexistencia dele e das configurações dos equipamentos, pelo que sem mais elementos tanto pode estar tudo muito bem como nem por isso.

    o que é para si custos elevados?

    como aferiu que os responsáveis eram os ac?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmatos
  4.  # 5

    Bom dia,

    Obrigado desde já.
    O isolamento do imóvel não é o desejável, além de por si só ser muito frio, noto que pelas janelas também não existe o isolamento mais apropriado.

    Como temos um bebé em casa, a temperatura que colocamos está entre os 24 / 25 graus.

    A fatura sem os AC cifra-se nos 170€ +/-, com os AC aumenta sempre uma média de 100€.
  5.  # 6

    100 euros para os AC a pedir essa temperatura de 24 25 ( o que acho uma estupidez) com pouco isolamento , até acho muito pouco, provavelmetne qualquer outro sistema de aqueciemnto nas mesmas condiçoes vai gastar o mesmo ou ate mais.


    A temperatura de conforto das pessoas é 22º, deveria regular no maximo dos maximos os AC para 23ºC
    Concordam com este comentário: jorgealves, Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmatos
    • emad
    • 8 março 2018 editado

     # 7

    Está muito bom. 100€ por mes e com essas temp. Ja a sua factura de luz sem ac, está um bocado elevada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmatos
  6.  # 8

    A fatura cifra-se sempre entre os 170 / 180€.
    Também considero elevado mas sempre encaminhei os danos para o contador trifasico, placa elétrica, forno elétrico, cilindro. Na minha óptica era uma junção de equipamentos a absorver muita energia.

    Quanto aos AC vou tentar baixar a temperatura para tentar amenizar os “estragos”.
  7.  # 9

    Eu com tudo elétrico menos cilindro regra geral gasto menos de 50€ de luz.. O aquecimento é a gaz... Você não terá aí alguma coisa a consumir demasiado?
    •  
      aacc
    • 8 março 2018

     # 10

    Colocado por: fmatosA fatura sem os AC cifra-se nos 170€ +/-, com os AC aumenta sempre uma média de 100€.


    Bem Bom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmatos
  8.  # 11

    Colocado por: fmatosO isolamento do imóvel não é o desejável, além de por si só ser muito frio, noto que pelas janelas também não existe o isolamento mais apropriado.

    Qual é a dúvida?
    Se a casa não consegue conservar a temperatura, nenhum equipamento faz milagres!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmatos
    • fmatos
    • 8 março 2018 editado

     # 12

    Colocado por: manelvcEu com tudo elétrico menos cilindro regra geral gasto menos de 50€ de luz.. O aquecimento é a gaz... Você não terá aí alguma coisa a consumir demasiado?


    Vou ter de chame algum técnico a casa para ver se os consumos estão ajustados aos equipamentos.
    Já são três meses seguidos a pagar +/- 300€ por mês .
  9.  # 13

    não consegue (por si) fazer um estudo preliminar do que tem em casa e pode estar a gastar mais?

    quando refere que paga X de luz electricidade, olhando para a factura, vai ver que lhe é cobrado o consumo, a potência contratada e uma série de taxas e taxinhas.

    taxas e taxinhas, já se sabe, não há volta a dar..

    potência contratada? não terá uma potência demasiado alta para as reais necessidades da casa, pagando mais por algo de que não necessita? pode não poupar muito, mas já vai buscar qualquer coisa

    consumos, vamos lá:

    experimente fazer uma listagem dos grandes (e alguns pequenos) electrodomésticos que tenha em casa e com consumos permanentes/rotineiros - todos deverão ter uma etiqueta algures com a potência, etc... tente listar o que tem em casa

    visite frequentemente o contador da electicidade, registando a hora e leitura, em momentos que saiba que vai iniciar uma alteração de consumo (por exemplo, chega a casa, ligar AC, televisão, começar a cozinhar, etc.. imediatamente antes de todos irem dormir, e antes de todos acordarem , etc..) e vai percebendo os consumos e os picos.

    pode também arranjar um leitor/registo de consumos que lhe facilita um pouco este trabalho.
  10.  # 14

    Eu vou acoselhar aquilo que eu vou por,Lareira con recuperador de calor con aquecedores de agua,ten agua quente i a casa acochegante por menos de 100 euros o mes.
  11.  # 15

    Colocado por: larkhe100 euros para os AC a pedir essa temperatura de 24 25 ( o que acho uma estupidez) com pouco isolamento , até acho muito pouco, provavelmetne qualquer outro sistema de aqueciemnto nas mesmas condiçoes vai gastar o mesmo ou ate mais.


    A temperatura de conforto das pessoas é 22º, deveria regular no maximo dos maximos os AC para 23ºC


    De outro tópico:
    Colocado por: mhpintoAcho que há por aqui muito quem deveria ler isto:

    http://www.dailymail.co.uk/health/article-200520/Hidden-risks-hot-houses.html
    http://www.telegraph.co.uk/news/health/3352407/Too-hot-for-your-own-good.html

    este não é tão assertivo, mas leva a coisa a um nível ainda mais profundo em termos de potenciais efeitos adversos:

    http://www.express.co.uk/life-style/health/730105/Hot-bedroom-could-make-you-ill

    Em resumo: estava na cara que manter uma temperatura dentro de casa excessivamente diferente da temperatura exterior não podia ser saudável. Nunca pensei é que os efeitos pudessem ser tão graves.
    O equilíbrio estará em aquecer (ou arrefecer) a casa apenas o suficiente para nos sentirmos confortáveis nas roupas adequadas à estação. E, lendo mais umas coisas, nomeadamente as recomendações da OMS, isso quer dizer uns 18-20ºC no inverno. Longe, muito longe, de fazer questão em andar sempre de t-shirt em casa.
    • fmatos
    • 8 março 2018 editado

     # 16

    Colocado por: nmex2não consegue (por si) fazer um estudo preliminar do que tem em casa e pode estar a gastar mais?

    quando refere que paga X deluzelectricidade, olhando para a factura, vai ver que lhe é cobrado o consumo, a potência contratada e uma série de taxas e taxinhas.

    taxas e taxinhas, já se sabe, não há volta a dar..

    potência contratada? não terá uma potência demasiado alta para as reais necessidades da casa, pagando mais por algo de que não necessita? pode não poupar muito, mas já vai buscar qualquer coisa

    consumos, vamos lá:

    experimente fazer uma listagem dos grandes (e alguns pequenos) electrodomésticos que tenha em casa e com consumos permanentes/rotineiros - todos deverão ter uma etiqueta algures com a potência, etc... tente listar o que tem em casa

    visite frequentemente o contador da electicidade, registando a hora e leitura, em momentos que saiba que vai iniciar uma alteração de consumo (por exemplo, chega a casa, ligar AC, televisão, começar a cozinhar, etc.. imediatamente antes de todos irem dormir, e antes de todos acordarem , etc..) e vai percebendo os consumos e os picos.

    pode também arranjar um leitor/registo de consumos que lhe facilita um pouco este trabalho.

    Já reparei no quadro elétrico que à noite a velocidade é muito mais elevada.
    Confesso que fui sempre associando ao AC.
  12.  # 17

    Essa temperatura e com AC nem faz bem ao bebé. Eles são rijos :)
    São bem piores as correntes de ar! Até pode ter a casa a 24o ...
    Concordam com este comentário: andcalvario, mhpinto
  13.  # 18

    Concordo o intervalo de temperatura que mais se recomenda é entre os 20 e os 23 graus.
    Por outro lado se usar o equipamento durante a noite há equipamentos que têm modo nocturno no qual programa a temperatura e ele às vezes até se desliga quando garante que a divisão está climatizada...
  14.  # 19

    Tanto pessoal cheio de frio aqui :)
    Eu com 18º dentro de casa, de Inverno chamo-lhe um mimo, para mim chegam 18 para estar confortável.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, mhpinto, lmatos, NTORION, coisasdacasa, LC_83
  15.  # 20

    Colocado por: BricoleiroTanto pessoal cheio de frio aqui :)
    Eu com 18º dentro de casa, de Inverno chamo-lhe um mimo, para mim chegam 18 para estar confortável.

    Isso depende depois sempre das perdas térmicas que a casa tiver. E neste caso parece ter...
 
0.0275 seg. NEW