Iniciar sessão ou registar-se
    • atcae
    • 14 julho 2009 editado

     # 1

    Preciso de ajuda na compreenção da seguinte definição: a fachada (empena frontal) de um prédio é uma parede mestra?
    Tenho uma janela na empena frontal que tem uma espécie de moldura em pedra, o que aconteceu foi que uma das pedras caiu. Já se sabe que as seguradoras não cobrem as partes comuns, neste caso a responsabilidade de resolver a situação pertence ao condominio ou à fracção?

    Obrigado

    Filipe
  1.  # 2

    As fachadas fazem parte das partes comuns dos predios...
  2.  # 3

    Uma parede mestra é uma parede portante ou seja aguenta directamente cargas de lages, o prédio tem que idade? O que caiu foi uma moldura exterior foi isso? Em princípio será o Condominio a arcar com as despesas, mas posso estar enganado alguém lhe há de dizer melhor
  3.  # 4

    É a ideia que eu tenho também, que as fachadas pertencem às partes comuns. O prédio tem 10 anos e o que caiu foi mesmo isso, uma moldura exterior, neste caso apenas uma parte. Penso que se possa dizer de acordo com o Artigo 1421º Código civil que a fachada é uma parte restante que constitui a estrutura do prédio logo parte comum. Obrigado pela vossa ajuda.

    Filipe
  4.  # 5

    Colocado por: atcaeÉ a ideia que eu tenho também, que as fachadas pertencem às partes comuns. O prédio tem 10 anos e o que caiu foi mesmo isso, uma moldura exterior, neste caso apenas uma parte. Penso que se possa dizer de acordo com o Artigo 1421º Código civil que a fachada é uma parte restante que constitui a estrutura do prédio logo parte comum. Obrigado pela vossa ajuda.

    Filipe


    O que é que chama "moldura exterior" ?
  5.  # 6

    são quatro pedras que estão à volta da janela na parte exterior da fachada
  6.  # 7

    ou simplesmente a simular um cunhal
 
0.0121 seg. NEW