Iniciar sessão ou registar-se
    • w.w
    • 31 agosto 2009

# 21

isto antes da Buderus ser absorvida pelo Grupo
    a que pertence actualmente
  1.  # 22

Colocado por: mfcAlguém sabe onde posso ver um esquema de ligação para paineis CF?
    Encontrei este num site (já não me recordo exactamente onde), mas não percebo bem as ligações. A água fria parece entrar no termoacumulador e depois vai para o painel?
    O que é que detecta que o termoacumulador precisa de água mais quente? Temos uma sonda no termoacumulador ligada ao painel?

No sistema CF existe o circuito primário que através da bomba solar vai ao acumulador a água fria nada tem a ver com este sistema, pertence ao circuito secundário ou seja a água fria morre no acumulador e sai água quente para AQS no cimo do acumulador.

A sonda de temperatura sai do painel e vai a uma central que por sua vez dá ordens ao acumulador
    através do Delta T e da central existe uma sonda da bomba circuladora, em traços gerais é assim é óbvio que existe outros pormenores!
    • w.w
    • 1 setembro 2009

# 23

Colocado por: mfcAlguém sabe onde posso ver um esquema de ligação para paineis CF?

se reparar dei-lhe indirectamente duas marcas possíveis
    onde encontra os esquemas que procura!
    a foto em cima nada tem a ver com um sistema de
    circulação forçada. (é uma bomba de calor disfarçada)
    • mfc
    • 2 setembro 2009

# 24

Ok, já encontrei obrigado.
    Em relação a aproveitar o programa do estado para as instalações antes do final do ano é obrigatorio recorrer a uma instituição bancária para fazer a instalação? Ou basta tratar directamente com uma empresa instaladora certificada?
  2.  # 25

Colocado por: mfcOk, já encontrei obrigado.
    Em relação a aproveitar o programa do estado para as instalações antes do final do ano é obrigatorio recorrer a uma instituição bancária para fazer a instalação? Ou basta tratar directamente com uma empresa instaladora certificada?

É sempre necessário recorrer à instituição bancária, contudo poderá mencionar um instalador certificado com CAP não
    necessáriamente uma empresa porque os CAP,s são dados pessoalmente que lhe fará chegar uma proposta uma vex que é necessário fazer um reconhecimento do local e ver condições de instalação, se tiver alguma dúvida contacte-me, possuo o CAP sem menosprezar a concorrência, como é óbvio.

Cumps
    • mfc
    • 2 setembro 2009

# 26

Obrigado pela informação uma vez mais. Em relação às instituições bancárias quais são as que estão incluidas no programa? Eu se avançar seria para pagar em pronto-pagamento não quero qualquer tipo de crédito da parte deles.
    E mesmo após a visita do técnico posso optar por não fazer a instalação certo? Ou a partir do momento em que peço a instalação ao banco fico obrigado a fazê-la?

Uma outra duvida técnica que tenho é a seguinte. Pelo que li os sistemas de CF subsidiados pelo estado têm um acumulador de 300L. Ora eu actualmente tenho 1 cilindro eléctrico de 100L. Mudando para paneis solares é obvio que no Verão vou reduzir os consumos eléctricos agora no Inverno havendo pouco sol vou ter que aquecer 300L através da energia eléctrica o que me fica de certeza mais caro que aquecer os 100L actuais. Isto compensa mesmo? Depois de saber isto fiquei um bocado de pé atrás...
  3.  # 27

Boa noite.

Depois de ler o que aqui se escreveu fiquei confuso. Diz-se mais a cima que não se pode usar um termoacumaldor em conjunto com um equipamento de AQS. Bem, tinha encontrado há uns tempos o manual do termo FAGOR SOLASIS-100 onde é mostrada a forma de o ligar em série com o acumulador do kit solar (imagem).

Estarei a perceber mal? Agradecia um comentário, pois estou a pensar comprar este termo agora e, mais tarde, instalar um kit de AQS ligado em série com termo. Eu sei que o kit da AQS pode ter uma resistência de apoio, tornando o termo desnecessário. Mas desta forma teria duas vantagens:
    - compro o equipamento de forma faseada
    - e quando tiver o AQS fico com maior quantidade de água quente disponível (2 depósitos).

Acham que é uma abordagem que faz sentido?
      screen002 2010-10-04, 02_06_49.png
  4.  # 28

Uma segunda questão. Procuro um termo de 100l mas com controlo exterior do termostato e que seja adequado para o tal apoio solar*. Estes SOLASIS têm o termostato pré-regulado de fábrica para os 70º, o que acho elevado e não permite o ajuste às minhas necessidades. Sugestões?

* Não sei se a FAGOR classifica a gama SOLASIS como sendo para "apoio solar" por uma questão de marketing ou se de facto nem todos os termos são adequados para uso com a AQS (por exemplo, devido à elevada temperatura da água de entrada no termo; ou por o termostato não detectar a temperatura de entrada da água; ou...). Alguma ideia?
  5.  # 29

Bom, parece-me que coloquei a segunda questão um pouco cedo de mais. Acabo de ver o modelo Vulcano PrimeAqua que parece corresponder em todos os pontos. E na página do produto consta que a «gama de termoacumuladores eléctricos PrimeAqua da Vulcano, é compatível com soluções solares, tornando-se uma alternativa de equipamento de apoio eléctrico.»

Se houver por aqui alguém com know-how nesta área que pudesse dar uma dica, seria óptimo.
    • eu
    • 4 outubro 2010

# 30

Qualquer termoacumulador pode servir para apoio solar.
  6.  # 31

"Qualquer termoacumulador pode servir para apoio solar."

Servir serve, mas mal!!

Uma coisa é ter a resistencia no deposito solar, outra é ter outro deposito, outra resistencia, mais tempo de resposta, mais perca de calor, mais consumo electrico.
    • drmj
    • 7 novembro 2012

# 32

bom dia,
    procuro quem me possa aconselhar empresa seria e competente para a manutenção da minha instalação de paneis solares da marca Zantia AQS.
    Quem me instalou o material há um ano não me inspira confiança nenhuma..
  7.  # 33

Colocado por: drmjbom dia,
    procuro quem me possa aconselhar empresa seria e competente para a manutenção da minha instalação de paneis solares da marca Zantia AQS.

ZONA DO país?
    • drmj
    • 7 novembro 2012

# 34

Lisboa campolide
  8.  # 35

Colocado por: drmjbom dia,

Trata-se de um sistema em circulação forçada ou em termossifão?

0.0202 seg. NEW