Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia,

    Uma vez que a familia aumentou consideravelmente no ultimo ano (gemeas), recentemente adquiri uma moradia de 1300m2 na zona de Guimarães, Guardizela com uma area habitavel de 380m2 (2 pisos). A casa tem 20 anos de construção, portanto podem imaginar as caixilharias, isolamento e sistema de aquecimento.

    Como o gás natural ainda não passa na zona, tenho utilizado o sistema de aquecimento que exisitia:
    -Caldeira a gás de botija para aquecimento central e aguas sanitarias do res do chão
    -Esquentador a gas de botija para aguas sanitiarias no 1º piso
    -Radiadores de agua com 20 anos

    Como tenho filhas recem nascidas o sistema de aquecimento tem estado ligado este Inverno dia e noite, pelo que desde Novembro tenho pago 600€ mês . Além do prejuizo financeiro, já perdi a conta a quantas vezes tomava banho e fiquei sem agua quente.
    Tenciono resolver o problema definitivamente e no mercado fico confuso com as diferentes possibilidades. O meu plafond são 10.000€. Recentemente apresentaram-me duas possibilidades:
    -caldeira a pellets Solius AutoPellets 25kw (5.700€)
    -Bomba de calor de alta temperatura Daikin Altherma 16kw (9.861€)

    Aconselham algum sistema de aquecimento central e aguas sanitarias mais economico e com boa performace? Estas opções são boas? Podem indicar instaladores com preços mais acessiveis?

    Obrigado pela ajuda
    Rui
  2.  # 2

    Primeiro pensaria em tratar do isolamento, de uma nova caixilharia.... e talvez de um novo sistema de climatização...
    Concordam com este comentário: loverscout, Belhinho
  3.  # 3

    A caixilharia será mudada no proximo mes, mas continuo perdido relativamente ao aquecimento central e aquecimento aguas sanitarias
  4.  # 4

    Cuidado com a bomba de calor pois parece-me pouca bomba para tanta area.
    • FFAD
    • 9 março 2018

     # 5

    Ar condicionado...
    • emad
    • 9 março 2018 editado

     # 6

    Rodriguez o seu problema nao sao os 600€/mes que gasta de gas. O seu problema é ter comprado uma casa com 380 m2.
    Nao se precipite em gastar os 10000€ para solucionar a questao de substituir o actual sistema que tem de AQS e ACentral.
    Primeiro aconselho-o a ler mais sobre o assunto por aqui no forum.
    Depois espero que tenha comprado a sua casa a muito bom preço. Pelo menos com margem para gastar no futuro cerca de 50k para melhorar caixilharia, isolamento e aquecimento.
    Vamos a contas de merceeiro.
    Caixilharia nova=25k
    Capoto=15k
    BC+radiadores=15k ou ac=10k
    Hoje gasta 600€, mas se fizer este investimento nao vai poupar mais de 300€/mes.
    Pelas minhas contas pode demorar mais de 40 anos a obter retorno do investimento.
    Por isso deve primeiro conhecer bem a sua casa no inverno e no verao. E só depois pensar bem no que deve fazer para melhorar a sua situaçao.
    É claro que a sua esposa como mae "galinha" quer os seus "pintainhos" quentinhos e o rodrigez tem de ter a estufa bem quentinha e isso sai do bolso.
    Para o proximo inverno ja vai ver que gasta menos.
    E daqui a dois anos oa pintainhos ja tem penas e vai começar a aquecer menos e reduz a factura para 400€.
    Pense bem.
    Felicidades para toda a Familia.
    Concordam com este comentário: mandrongo, Belhinho, XR2i, aacc
  5.  # 7

    Bom dia "vizinho"...
    O gás natural está longe de sua casa?
  6.  # 8

    Boa Tarde,
    Sim o orçamento global que recebi anda nos 50k

    O gas natural esta a 100metros, Continuo a precisar de sugestões de aquecimento central e aquecimento de aguas sanitarias. :)
  7.  # 9

    Depois de ter casa isolada da melhor forma eu colocava lareira com recuperador de calor e ar condicionado.
    A lareira pode aquecer o ar e agua se colocar uma caldeira.
    para aquecimento da agua para banhos paineis solares com resistencia electrica sera suficience e economico.
  8.  # 10

    Colocado por: RodriguezzzBoa Tarde,
    Sim o orçamento global que recebi anda nos 50k

    O gas natural esta a 100metros, Continuo a precisar de sugestões de aquecimento central e aquecimento de aguas sanitarias. :)



    Pense numa solução a lenha ou eventualmente a pellets. No médio prazo compensa face ao gás. Tem de ver as diferentes condicionantes.
  9.  # 11

    Correção a area coberta são 220m2. os restantes são um anexo.
    Não faço questão de ter lareira. Qual o melhor sistema para aquecimento central e aquecimento de aguas sanitarias,caldeira pellets ou altherma alta temperatura?
    Recebi este orçamento:
    -caldeira a pellets Solius AutoPellets 25kw (5.700€)
    -Bomba de calor de alta temperatura Daikin Altherma 16kw (9.861€)

    Há no mercado outras opções para orçamento de 10k?
  10.  # 12

    Aquecimento central com fornalha a lenha exterior.
    Conheço quem tenha e aquilo é um absurdo de calor. Isto numa vivenda com 1º andar. Acho que depende muito do preço da lenha, na localidade que falo consegue-se sobro a 70/80 euros a tonelada. E aindahá lenha grátis para quem tem tempo e quer vergar a mola.
    também á o AC, prático, comodo e dá para verão também.
  11.  # 13

    Colocado por: RodriguezzzCorreção a area coberta são 220m2. os restantes são um anexo.
    Não faço questão de ter lareira. Qual o melhor sistema para aquecimento central e aquecimento de aguas sanitarias,caldeira pellets ou altherma alta temperatura?
    Recebi este orçamento:
    -caldeira a pellets Solius AutoPellets 25kw (5.700€)
    -Bomba de calor de alta temperatura Daikin Altherma 16kw (9.861€)

    Há no mercado outras opções para orçamento de 10k?


    Caldeira a lenha de chama invertida. Se tiver espaço para lenha e eventualmente lenha a preço convidativo (terrenos próprios ou de pais/sogros...) pode ser uma boa aposta. De notar que isto não é uma lareira bonita: é um equipamento feioso para ficar na cave ou numa casa de máquinas.
  12.  # 14

    Colocado por: RodriguezzzHá no mercado outras opções para orçamento de 10k?

    Tenha calma.
    Este inverno está no fim e tem uns tempos até ao próximo...
    Pelo que percebo quer aproveitar todo o sistema que tem e mudar a fonte de calor, certo?
    Nesse caso tem algumas hipóteses.
    Caldeira a gás natural está fora de questão. (Não tem gás)
    Depois depende do que pretende. O menor consumo possível? O sistema mais comodo? Etc, etc.
    Então termos de consumos creio que uma boa caldeira a lenha é muito interessante. Mas dá trabalho...
    Uma caldeira a pellets TB vai ter consumos bons e já dá menos trabalho.
    Uma bomba de calor de alta temperatura vai gastar menos do que actualmente mas mais que com as anteriores. Mas não tem trabalho nenhum...
    Depois de escolher o tipo que quer, perca tempo a escolher o equipamento em si.
    As caldeiras não são todas iguais, as bombas TB não...
    Tenha calma e gaste bem o seu dinheiro...
    • ClioII
    • 9 março 2018 editado

     # 15

    Colocado por: Anonimo06082021
    depende...alguns não são assim.


    Sim, eu sei que há modelos desses para sala, esteticamente bonitos. Tenho também a ideia de que, comparativamente aos "feios", são genericamente mais caros e com menos autonomia (menos carga), especialmente tendo em conta que são (ao que parece) 220m^2 mal isolados.

    EDIT: mas nisso o James está em posição de esclarecer melhor.
  13.  # 16

    Colocado por: RodriguezzzBoa Tarde,
    Sim o orçamento global que recebi anda nos 50k

    O gas natural esta a 100metros, Continuo a precisar de sugestões de aquecimento central e aquecimento de aguas sanitarias. :)

    Se tem o GN a 100 metros peça um orçamento á edp distribuição para estender a rede até sua casa. Pelas minhas contas: cerca de 5000 eur para a rede + 1500 eur para uma caldeira já de boa qualidade e tem o seu problema resolvido.
  14.  # 17

    Bem vou colar a esta discussão...

    Adquiri recentemente uma moradia com um pouco mais de 20 anos.. No entanto, tem já uma caixilharia razoável com vidro duplo... tem também na placa superior um "manto" de lã de rocha...
    Os antigos moradores tinham os aquecedores eléctricos que nem sequer me vou dar ao trabalho de ver se funcionam... eheheh
    Tal como o @Rodriguezzz algo terei que fazer até ao próximo inverno.

    Não queria chegar aos 10.000€ de investimento...

    A/C, Gás e Gasóleo - coloquei fora desde o inicio por opção;

    LENHA - tenho alguma grátis (sogros e pais), mas não abundante para passar um inverno mais rigoroso aquecer a minha família. Aqui ponderava entre o recuperador de calor na sala, ou fogão de lenha na cozinha;

    PELLETS - estou ultimamente a ponderar MUITO uma caldeira a pellets...

    BOMBA de CALOR - só se colocasse piso radiante e se fosse para quente/frio.. Logo fora de hipotese também..

    Uma questão, para quem tem caldeira a PELLETS, conseguem dar uma ideia de quanto gastam por mês (ligada 5/6 horas por dia)?! Além dos Pellets como aumenta o gasto na electricidade?!
 
0.0190 seg. NEW