Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgferrcom FISCALIZACAO

Tá explicado!
    Afinal as obras são caras por causa do raio da fiscalização.
    :)))
  2.  # 22

Colocado por: zedasilva
    Tá explicado!
    Afinal as obras são caras por causa do raio da fiscalização.
    :)))
    O problema não é o preço da fiscalização, mas o que o fiscal obriga a corrigir e que em muitos casos devem dar os famosos trabalhos não contemplados no orçamento inicial
  3.  # 23

Colocado por: jorgferro que o fiscal obriga a corrigir e que em muitos casos devem dar os famosos trabalhos não contemplados no orçamento inicial

O fiscal não pode exigir nada que não esteja nos projetos e nos orçamentos.
    Muito DO não sabe que o orçamento sobrepõe-se sempre ao projeto, ou seja, tenho impermeabilizações contempladas no projeto mas o orçamento de uma forma encapotada excluí-as. O fiscal não pode exigir que sejam executadas sem que isso seja considerado trabalho a mais.
    É por isso que é de extrema importância que a fiscalização seja incluída no processo negocial da empreitada. Por vezes basta uma simples palavra para fazer toda a diferença.
  4.  # 24

É comum a maioria dos orçamentos serem algo do género:

“As CONSTRUCÕES XPTO, Lda, com sede na Rua xxx, depois de ter tomado conhecimento do objecto da empreitada da CONSTRUÇÃO DE MORADIA UNIFAMILIAR sita em xx, obriga-se a executar os trabalhos que constituem a empreitada de acordo com os elementos fornecidos, em conformidade com o caderno de encargos e demais condições contratuais.

EXCLUSÕES
    Excluem-se deste orçamento todos os fornecimentos e serviços não descritos, tais como, taxas, vistorias, licenças (ocupação da via), baixadas de água eletricidade e gás.

Aparentemente somos levados a crer que o empreiteiro cumprirá todas as cláusulas do CE. Se atentarem bem, ele apenas cumprirá aquilo que está descrito no orçamento.

É aqui que a fiscalização pode começar a fazer toda a diferença.
  5.  # 25

Boa tarde,

Não disse que 140.000€ era o limite.
    Perguntei se era possível de fazer com esse valor porque foi o valor estimado que me indicaram.

É expetável assumir 170.000€?

Aguardo o vosso feedback,
    Obg
  6.  # 26

Colocado por: agm1984Boa tarde,

Não disse que 140.000€ era o limite.
    Perguntei se era possível de fazer com esse valor porque foi o valor estimado que me indicaram.

É expetável assumir 170.000€?

Aguardo o vosso feedback,
    Obg
    Eu diria que será talvez o mínimo que lhe vai sair mas facilmente vai por ai além....por 170 000 será gama média baixinha
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 12 março 2018

# 27

Colocado por: agm1984É expetável assumir 170.000€?

Direi que sim, desde que a construção seja contida, sem luxos* e não incluindo despesas com projetos e licenciamento.
    Para projetos (arquitetura e engenharia) e licenciamento municipal conte com cerca de €10.000 (mais mil menos mil).

*sem PRH, sem soalhos em madeira maciça, WC de gama média baixa...

0.0119 seg. NEW