Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Situação: caldeira Roca R20 AF a gás natural associada a depósito acumulador para AQS instalada numa moradia com vários anos que um familiar adquiriu em Dezembro último.

    A caldeira acende sem problema e dá prioridade a AQS, começando a aquecer o depósito. Nota-se os tubos de e para o acumulador a ficarem quentes.

    Com a pressão a frio nos 1.2 bar, rapidamente chega aos 3 bar ainda a água mal passou dos 30°C.

    Ao chegar a 3 bar no mostrador eu próprio corto o funcionamento por precaução, apesar da válvula de segurança estar lá e não estar encravada.

    Eu tenho suspeitas do que possa ser, mas queria ouvir-vos primeiro.
  2.  # 2

    Vaso de expansão, com falta de ar ou furado
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 3

    Colocado por: Sergio RodriguesVaso de expansão, com falta de ar ou furado


    Exactamente as duas que eu suspeitava. :)
  4.  # 4

    Mais alguma hipótese?
  5.  # 5

    Colocado por: Sergio RodriguesVaso de expansão, com falta de ar ou furado
    Concordam com este comentário:ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    O que leva um vaso de expansão a ter falta da pressão de ar correcta? Válvula de enchimento danificada?
  6.  # 6

    Membrana rota...
  7.  # 7

    Colocado por: ClioII

    O que leva um vaso de expansão a ter falta da pressão de ar correcta? Válvula de enchimento danificada?
    é a mesma razão de os pneus de vez em quando ficam com pressão mais baixa e é preciso repor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 8

    Colocado por: Sergio Rodriguesé a mesma razão de os pneus de vez em quando ficam com pressão mais baixa e é preciso repor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    E como é a válvula de enchimento? É compatível com válvulas de enchimento de bicicletas/motas? Posso usar um compressor doméstico com manómetro de pressão? Calculo que primeiro tenha de esvaziar a água...
    •  
      larkhe
    • 12 março 2018 editado

     # 9

    Em principio sim tem válvula de carro , pode usar o domestico , penso que não precise de retirar a agua , somente retirar a pressão.

    Se estiver rota vai sair agua pela válvula de enchimento do ar .

    Não tenho a certeza é da pressao de ar que deve colocar mas penso que a volta de 1,5bar de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 10

    Colocado por: larkhe

    Não tenho a certeza é da pressao de ar que deve colocar mas penso que a volta de 1,5bar de ar.


    Por norma está escrito no vaso de expansão a pressão de pré carga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 11

    Colocado por: larkheEm principio sim tem válvula de carro , pode usar o domestico , penso que não precise de retirar a agua , somente retirar a pressão.

    Se estiver rota vai sair agua pela válvula de enchimento do ar .

    Não tenho a certeza é da pressao de ar que deve colocar mas penso que a volta de 1,5bar de ar.
    tem k retirar a pressão do circuito de aquecimento e deixar aberto ao repor a pressão no vaso, caso contrário dá asneira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  11.  # 12

    Novos desenvolvimentos:

    Só hoje pude voltar a este assunto.

    Acedi ao vaso de expansão e premi a válvula do ar.
    Não saiu nem uma gota de água, mas também não saiu nem um sopro de ar.

    Retirei toda a pressão do circuito hidráulico. Com um compressorzito de automóvel dei pressão no valor vaso de expansão e ao mesmo tempo ia tirando água do circuito de aquecimento. Meti cerca de 1 bar de ar, e depois 1 bar também no hidráulico.

    Liguei a caldeira que começou pelas AQS do termoacumulador. Foi até aos 55°C e a pressão não passou 1.3 bar (assim a olhometro, demasiado baixa).

    Depois a caldeira comutou automaticamente para aquecimento central. A temperatura foi subindo até 65°C mas a pressão DESCEU para 1.0 bar. Apesar de até introduzir um pouco mais de água, a tendência da pressão era para ir descendo lentamente.

    Eu tenho uma ideia do que deve estar defeituoso, mas gostava de vos ouvir primeiro.
    •  
      omega
    • 19 março 2018

     # 13

    devia encher com azoto, embora o ar atmosferico seja cerca de 70% azoto, e serve na mesma
  12.  # 14

    Convém repor a pressão a frio
  13.  # 15

    Colocado por: Sergio RodriguesConvém repor a pressão a frio


    E estava a frio. :)
  14.  # 16

    Colocado por: omegadevia encher com azoto, embora o ar atmosferico seja cerca de 70% azoto, e serve na mesma


    Eu estava a fazer o diagnóstico à caldeira, por sorte tinha um pequeno compressor. Uma garrafa de azoto comprimido não é a típica ferramenta que um amador carrega no automóvel... :)
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio RodriguesConvém repor a pressão a frio


    A pequeníssima quantidade de água que coloquei já com a caldeira em funcionamento foi para ver se a pressão subia acima de 1.0bar. E subiu, apesar de ter baixado um pouco a temperatura. Mas a pressão continuava a descer com o aumento da temperatura, o que é sintoma que alguma coisa não está bem.
  16.  # 18

    Recapitulando:

    Pressiono a válvula de enchimento de ar do vaso de expansão e não sai água mesmo com 2 bar no manómetro:
    - O vaso não está roto;
    - O vaso tinha perdido todo o ar.

    Dou carga ao vaso e depois dou carga ao circuito hidráulico (1 bar em cada).

    Ponho a caldeira em funcionamento. O termoacumulador é aquecido até 55ºC sem problema e a pressão sobe até 1.3bar.

    A caldeira comuta para aquecimento central e a temperatura vai subindo mas, paradoxalmente, a pressão desce para 1.0bar!

    O que eu desconfio:

    - Válvula de enchimento de ar no vaso danificada ou desapertada. A válvula não retém eficazmente o ar dentro do vaso, deixando-o mesmo escapar todo quando a pressão do lado hidráulico sobe.

    Faz sentido?
  17.  # 19

    Caríssimos,

    Colocado por: ClioII
    - Válvula de enchimento de ar no vaso danificada ou desapertada. A válvula não retém eficazmente o ar dentro do vaso, deixando-o mesmo escapar todo quando a pressão do lado hidráulico sobe.


    Isto faz sentido?
    • ClioII
    • 20 março 2018 editado

     # 20

    É assim tão estapafúrdia a ideia? :)
 
0.0182 seg. NEW